Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Sobrevivendo ao primeiro mês do bebê

O Pedro já completou um mês e as coisas agora começam a ficar um pouco menos conturbadas. Ele já fica acordado sem chorar por um tempo e dorme alguns períodos mais longos.

O primeiro mês é realmente muito difícil. A impressão é que não vai acabar nunca e que não vamos sobreviver ao cansaço, a privação de sono, a dor das mamas. Impressão de que nunca mais vamos lavar os cabelos como se deve, fazer as unhas ou querer sair para passear. Mas passa! E depois que passa, parece que a gente já nem se lembra das coisas ruins e fica a saudade do bebezinho bem pequeno que já está ficando cada dia mais bochechudo e cheio de dobrinhas.  E remorso por não ter tirado todas as fotos que gostaria porque não tinha nenhuma força extra.

E para sobreviver de maneira menos traumática ao primeiro mês, acho que algumas ações, do ponto de vista prático, podem ser tomadas ainda na gestação. Durante os 30 dias eu não tinha forças para quase nada e a prioridade é dar de mamar, mas para tanto é preciso estar bem alimentada e bem hidratada. Porém não dá pra esquecer que acabamos de passar por um parto, que sendo normal ou cesárea requer cuidados especiais. Sem contar que além de mães somos donas de casa e precisamos pensar na roupa para lavar, comida a fazer e casa para arrumar.

Em meu caso, tenho muita ajuda o que torna tudo bem mais fácil. Minha mãe e pai, sogra e sogro, marido, amigas e funcionária doméstica estão aqui todos os dias. Mas a maioria das mulheres não pode contar com toda essa equipe e tem que se virar!

Minha sugestão é fazer um cálculo do que vai consumir nos 30 dias de comida, material de limpeza e tudo o mais de supermercado e já fazer uma compra grande, ainda grávida. Se você não terá quem cozinhe para você, já deixe pequenas porções feitas e congeladas de comida também. O aleitamento materno dá muita fome e sede então incluir na lista comidas e bebidas nutritivas e de fácil preparo é importante para as fomes fora de hora.

As frutas e legumes precisam ser frescas, não tem jeito, eu tenho uma quitanda perto de casa que entrega, foi super providencial! De repente você também tem uma!

Coisas de farmácia e perfumaria também já podem ser estocadas. Durante os 30 dias a mulher ainda fica com sangramento, já falei sobre isso em outro post, então precisamos de muuuitos absorventes normais e noturnos e/ou internos se preferir. Além de absorventes de seios. Nos primeiros 20 dias, como meus mamilos estavam machucados utilizei apenas as conchinhas que evitam o contato dos mamilos com a roupa  e agora que não dói mais, já dá pra usar os absorventes. Depois do parto, ainda por 1 a 3 meses devemos continuar com as vitaminas,então já deixe a mão.

Roupas! É bem verdade que praticamente não tiramos a camisola no primeiro mês, é um horror! Então é bom comprar várias camisolas ou outras roupas com boa abertura na frente para facilitar o aleitamento, além de muitos sutiãs próprios para amamentação e calcinhas pós- parto. Eu trocava várias vezes ao dia, pois o leite muitas vezes vaza da conchinha ou mesmo do absorvente de seios.

Ah e claro, converse com sua manicure, cabeleireira, massagista para saber se poderão lhe atender em casa se você precisar. Se não, já busque alternativas.

 Mesmo com todos os estoques feitos, sempre que tiver oportunidade dê uma saidinha rápida para ir à padaria ou a banca de jornal, só para tirar o foco um pouco do bebê por um tempinho. Isso ajuda a seguir em frente!

E deixe o orgulho de lado dizendo sim a qualquer pessoa que lhe oferecer real ajuda. Deixe que as visitas tirem a mesa, lavem a louça, coloquem a sua roupa na máquina. Cada minuto descansado vai ajudar na produção do leite e te dar forças para passar por essa primeira fase.

 Espero que esse pouquinho de experiência dessa mãe de primeira viagem seja útil!

Abraços

Até mais


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Tabagismo e gravidez

Pessoal,

Por conta do nascimento do Pedro, acabei esquecendo deste artigo que escrevi para seção de saúde da revista Caras que saiu na edição do dia 24/01.

Espero que gostem!

Segue o link:

http://www.caras.com.br/edicoes/899/textos/28250/

Alimentação durante a gestação

Minha amiga e nutricionista de mão cheia, Débora Rosa,  acaba de colaborar com essa matéria sobre alimentação durante a gestação. Graças as orientações dela, eu e Pedro nos mantivemos saudáveis mesmo com o diabetes durante a gravidez.

As informações são super pertinentes, com uma linguagem super acessível.

Vale a pena conferir!

Segue o link:

 http://alimentacao.terra.com.br/noticias/para-sua-idade-9/carda-pio-nove-meses-79

Abraços

Até mais

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Usar ou não a chupeta??

Quando o assunto é criação do nosso filho, acredito que não haja muito certo e errado, desde que feito com amor. Vale o que acreditamos ser o melhor para o nosso bebê, certo?

Eu fui criada sem chupetas, então nunca pretendi colocar chupeta em meu filho, para mim, é natural não usar esse artifício. Mas como o Pedro chora bastante, muitas pessoas perguntam quando eu vou colocar a chupeta...então resolvi estudar para relembrar um pouco do que aprendi na faculdade sobre as vantagens e desvantagens da chupeta.

Os estudos científicos que encontrei falam do prejuízo para o aleitamento materno e aumento dos riscos do bebê ter mais otites. Só isso já me convenceu!! O aleitamento está ficando cada dia menos difícil para mim e para o Pedro, então não quero nada que possa atrapalhar isso.

Também podem acontecer diversos problemas dentários e até aumento do risco de infecções na boquinha do bebê.

É claro que há anos as pessoas usam chupeta e todos sobrevivem sem grandes problemas. Não quero aqui fazer campanha contra chupeta. Apenas resolvi escrever para que as mães e pais, que optarem por não usar, tenham argumentos confiáveis para dar aos que questionarem.

Acho importante também conversar com o pediatra  e saber qual a opinião dele.

E se em algum momento mudar de idéia, ok!Muitas vezes temos que ir na base do acerto e erro.

Até mais...

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Recuperação pós- parto, cuidados de higiene da mãe



Hoje já faz 21 dias que o Pedro nasceu e estamos indo bem!

É claro que muitas dificuldades surgiram como a falta de sono reparador e o aleitamento materno que requer muita dedicação para dar certo. Mas, em geral, tudo vai ficando melhor a cada dia.
Neste primeiro mês temos a tendência de só nos preocuparmos com o bem estar do pequenino, mas não podemos esquecer-nos de nos cuidar, afinal somos a sua fonte de alimento e se não estivermos bem ele também não poderá ficar.

Passamos por um parto, normal ou cesariana, é um procedimento que pede alguns cuidados pós. Se o parto foi normal, em geral, mesmo que não tenha sido feito a episiotomia (aquele corte na vagina para ampliar o espaço de passagem do bebê), a mulher acaba recebendo alguns pontos, ou ao menos fica com a região sensível e é preciso cuidar da limpeza com água e sabão a cada banho e ida ao banheiro para não infeccionar. Até porque ficamos com a loquiação (o sangramento pós- parto) por aproximadamente um mês, o que nos faz ficar longo período usando absorventes. Os absorventes acabam deixando a região abafada...mais um motivo para cuidados redobrados com a higiene local. Sempre me perguntam se é permitido uso de absorventes internos nessa fase – a resposta é sim, mas sempre se lembrando do tempo máximo de uso de 4 horas de cada unidade.

Se o parto foi cesárea os cuidados com o corte não mudam, é necessário apenas lavagem com água e sabão em casa. A depender dos fios de sutura utilizados pelo obstetra, nem é preciso tirar os pontos. É normal sair um pouco de secreção pela cicatriz, mas se a região apresentar vermelhidão, aumento da dor, saída de pus é preciso procurar o médico...a cicatriz pode ter infeccionado.

As mamas também requerem cuidados de higiene, mas nada de especial, água e sabão durante o banho são suficientes. Não é preciso lavar as mamas a cada mamada.

Esses são os cuidados básicos, cada médico poderá adicionar outros cuidados a depender do caso.

E não esqueça que além do retorno com o pediatra, a mãe também deve voltar ao consultório da obstetra. O tempo depende de cada médico. Eu costumo pedir um retorno em uma semana para ver a cicatriz e a recuperação em geral e depois com aproximadamente 40 dias do parto, nessa ocasião aproveito para discutir um método anticoncepcional.




sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Dia 4/02/2011- 16h - começa a sessão choro do dia (também tem a da madrugada), em geral duração de 2:30h, às vezes mais, quase nunca menos.

Coloco no bebê conforto que o pediatra disse que bebês gostam de balançar. E começo a balançar, ele diminui por alguns minutos e logo recomeça. Aí começa a saga: pega no colo, balança mais um pouco, olha fralda, oferece o peito e o Pedro aos gritos. Resolvo dar o banho, afinal o marido só chegará tarde, não dei enquanto as vovós estavam aqui hoje mais cedo...vou encarar sozinha, encho a banheiro com a mão livre e a outra segurando o bebê, que ainda grita. Não vou ser repetitiva, fica o registro que ele não parou de gritar até o final da história, ok? Vou ao trocador e tiro a roupinha toda, encosto pele com ele, imagino que ele vai acalmar no aconchego da mãe, ele acalma um pouco e neste momento... um jato de cocô!!Parecia com as águas encantadas do lago do Ibirapuera! Foi para todos os lados! O berço,  a cômoda---lógico que a gaveta das toalhas estava aberta...
Até a cama da babá virou alvo...babá que ainda não tenho pra me ajudar a limpar toda essa bagunça...e a empregada que já foi embora e só volta segunda. Minha camisola (ainda não consegui tirar a camisola...dizem que lá pelo aniversário de um mês a gente consegue), sutiã e até a calcinha estava com os pedacinhos amarelos impregnantes e saudáveis que o pediatra tanto gosta de ressaltar!
Corri pra pia e fui começar a limpá-lo, dei o banho rapidinho, enxuguei na unica toalha limpa que restou, pois já havia levado para o banheiro(ufa!) e o vesti...Ah, ele continua gritando....então coloquei-o no bebê conforto de novo, corri na lavanderia e peguei material para a faxina e um CD de mantras pra  me ajudar...Fui começar a limpar, mas como demorei o tempo do banho, todos os pedacinhos amarelos impregnantes e saudáveis, já haviam secado e não desgrudavam do berço e da cômoda branca, sem contar as frestas do berço que o pano não alcança! Os fabricantes de berços deviam fazer berços totalmente desmontáveis para essas ocasiões, acho que vamos achar pedacinhos amarelos impregnantes  e saudáveis por muitos anos pelo quarto!

Ao final da faxina, que foi feita com uma mão enquanto a outra era usada para continuar balançando o bebê conforto sem sucesso para acalmar o bebê, peguei -o no colo e coloquei para mamar, sentada na poltrona, com a calcinha e o sutiã com áreas amarelinhas.... que afinal já haviam se passado 3 horas...hora da mamada de novo.

Agora ele está lá dormindo no bercinho, como um anjo e eu feliz da vida, que sempre dava para ser pior, podia ter acontecido no show de choro das 3 da manhã!

Moral da história:
- nunca dê banho estando sozinha em casa
- só tire a fralda em frente a banheira
- procure um berço desmontavel e se possível auto-limpante
- tenha sempre um CD de mantras por perto
- e ria muito da sua própria "desgraça"

Hoje sem dicas obstetricas, que acredito que essas de mãe de primeira viagem tem muito valor também.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Notícias do Pedro

Pessoal

Desculpem a demora em dar notícias! Mas como as que já são mães devem saber, os primeiros dias não são nada fáceis.

O Pedro nasceu dia 22, de parto cesárea porque não houve nem sinal de trabalho de parto e ele já mostrava alguns sinais de possível sofrimento dentro da barriga. O parto foi tranquilo, ele nasceu ótimo, realmente não havia mais líquido algum dentro do útero, então escolhemos a hora certa! Acredito que seja o mais importante e para isso precisamos confiar em nosso (a) obstetra.

Nasceu às 16:58h, com 3405g e 50,5cm. Logo após a assistência do pediatra, já colocamos o Pedro no peito, não mamou logo de cara, mas é muito bom que ele tenha sentido já o cheiro da mamãezinha dele, isso lhe deu conforto depois do "trauma" que é o parto. Imaginem, o bebê está lá quentinho, aconchegado, no escurinho, recebendo tudo que precisa pelo cordão umbilical...de repente o tiram de lá, cortam esse cordão, começam a secá-lo, aspirar as secreções, examinar-- não deve ser a melhor experiência da vida, não é?

Depois ele ficou comigo praticamente o tempo todo, o aleitamento materno foi bastante difícil nos primeiros dias porque ele não sabia pegar direito e ainda havia pouca quantidade de colostro, aquele primeiro leitinho mais claro, que é muito importante para o bebê. Meus mamilos ficaram bem machucados. Mas com a ajuda da enfermeira Regina e da fonoaudiologa Dani, consegui e agora estamos indo bem!!Tenho muito leite então agora estou tendo que tirar leito com uma bombinha nos intervalos das mamadas para que o bico fique molinho e ele consiga pegar, esse leite eu armazeno na geladeira, por no máximo 12 h e quando estou muito cansada, o maridão usa esse leitinho para eu descansar um pouco.

Para ajudar também tenho feito compressa frias nas mamas entre as mamadas, isso ajuda a melhorar o desconforto.

O aleitamento materno não é nada fácil, dói bastante durante a mamada no começo, dói nos intervalos que a mama fica bem cheia e pesada, é cansativo porque o bebê fica totalmente dependente de você, mas é muito gratificante vê-lo ganhando peso e saudavel graças a esses pequenos sacrifícios!

Obrigada pelo carinho de todos! Assim que conseguir volto a escrever mais um pouquinho!