Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Alojamento conjunto

Pessoal,

Estava aqui lendo sobre o assunto, revendo alguns conceitos e achei que o assunto seria interessante para discutir por aqui...

Todo mundo sabe o que Alojamento Conjunto??

Esse é o modelo recomendado no mundo todo hoje, como o melhor para a mãe e seu bebê durante a internação após o parto.

Neste modelo, amplamente aplicado nas melhores maternidades de nosso país, tanto públicas quanto particulares, a proposta é que a mãe fique desde o parto com o recém nascido até a alta ( desde que esteja tudo bem com ambos, é claro!).

Por que isso é bom?!

Primeiro porque o que a gente mais quer depois de parir é pegar nosso baby, certo? E isso faz um bem enorme para todo mundo!!
As taxas de adesão ao ALEITAMENTO MATERNO são 2x maiores em maternidades que praticam o alojamento conjunto, de acordo com alguns estudos.



Nessa foto, nós ainda na sala de parto, juntos!! E assim ficamos até a alta!

Também é ótimo para que a mãe perca os medos, tire dúvidas e aprenda a cuidar do bebê ainda no hospital onde tem a quem perguntar durante 24h. Isso torna os primeiros dias em casa menos angustiantes, gera diminuição no número de idas ao PS/ligações para os médicos para esclarecer dúvidas muitas vezes simples, mas que fazem toda a diferença na hora H e nos deixam aflitas enquanto não sabemos o que fazer, como qual é maneira correta de dar banho ou limpar os genitais dos pequenos, etc...é claro, que mesmo sem alojamento conjunto, as enfermeiras já explicavam,porém acabavam fazendo o trabalho, no alojamento conjunto, as mães tem oportunidade de vivenciar tudo o tempo todo, é um intensivão da maternidade!

E isso cria um vínculo incrível entre mãe e bebê!!! Sabe-se que quanto antes esse vínculo é criado, mais forte será. E isso diminui também riscos de rejeitar o bebê, depressão pós parto....

Mas não vamos esquecer do pai, quando ele  existe   é presente, daí fica melhor ainda, já que ele é obrigada a colocar a mão na massa, afinal a esposa acabou de dar à luz e está cansada!! E para o homem, que não carregou 9 meses o bebê no ventre ligado viceralmente a ele, é a oportunidade de criar laços eternos e de treinamento intensivo também, afinal esperamos que ajudem quando chegarmos em casa, né?

Então naquelas visitas à maternidade que toda grávida deveria fazer durante a gestação, para conhecer o lugar onde irá ter bebê, pergunte se lá se faz alojamento conjunto de verdade...

Grande abraço

E bom fim de semana


2 comentários: