Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

sábado, 28 de janeiro de 2012

Vacina contra herpes

Pessoal, semana passada o herpes vírus estava a minha volta. Explico: Primeiro, estava estudando e acabei encontrando esse artigo na revista New England Journal of Medicine que deu origem ao meu último post lá do Portal Minha Vida, sobre uma vacina que está em teste ainda, mas parece promissora.

Segue o link:
http://www.minhavida.com.br/saude/materias/14599-avancos-da-vacina-contra-herpes-nao-excluem-uso-de-camisinha

 Depois, durante a semana atendi três mulheres com lesões causadas por esse vírus, ou seja, ele está por aí!! E não pensem que só atinge mulheres com múltiplos parceiros ou mais humildes ou seja lá que cara pensam que tem mulheres com qualquer que seja a DST, todas nós estamos sujeitas!! E hoje, com a prática cada vez mais frequente (ou mais comentada?) de sexo oral, o vírus herpes tipo 1 que é tipicamente causador de lesões na boca, vem causando feridas nos genitais também.

Cura não há até o momento, apenas controle, então enquanto não temos ainda a vacina o melhor é prevenir usando preservativos em toda relação. Seja ela vaginal, anal ou oral. E se notar qualquer lesão, por menor que seja, na boca ou nos genitais do parceiro ou parceira, evite ter relações e oriente a procurar seu médico(a).

Tudo isso vale para gestantes também, inclusive, mulheres grávidas, por estarem naturalmente com a resistência mais baixa, se entrarem em contato com o vírus, terão mais chances de apresentarem lesões.

É isso aí!

Abraços e bom fim de semana!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Atividade física com o bebê

O Pedro completa um aninho dia 22, como passa rápido!! Está ótimo e eu na correria para a festinha dele que só comecei a organizar semana passada, depois que tive certeza que ele estava bem, depois de uma temporada de diarréia. 

E com um ano dos nossos filhos, muitas de nós já nos cobramos estar com o corpo de antes, ou pelo menos já ter perdido grande parte do peso adquirido durante a gestação. 

Já falamos aqui que não há receita mágica, o bom e velho mantra de "dieta balanceada associada a atividade física" continua valendo.  

Muitas mães alegam não ter tempo para atividade física, entendo que é realmente complicado, independente se a pessoa trabalha fora ou não, porque quem fica em casa também não pára! Então que tal agregar exercícios físicos às atividades do bebê ou da criança já maiorzinha?

Os passeios de carrinho podem ser as suas caminhadas diárias, os bebês adoram!! É só colocar uma roupa de ginástica e escolher o percurso, que pode ser na rua perto de casa mesmo. Tente caminhar com ritmo mais acelerado do que um passeio comum, sempre de manhã cedo ou final de tarde. O ideal são 30 - 40 min diários. Não esqueça de se hidratar e se proteger do sol.

Outra atividade é a natação. Nas aulas de natação para bebês um dos pais devem entrar junto e não pense que só o bebê gasta energia, viu? São aproximadamente 40 min, com bebê nos braços andando para lá e para cá dentro da piscina. Dá para queimar algumas calorias também.

Também dá para pedalar com o bebê naquelas cadeirinhas. Mas é preciso ter todo o equipamento de segurança para você e para o bebê e o ideal é usar ciclovias de parques ou ciclofaixas, se houver.

No mais, brincar muuuito! Que faz bem não só para o corpo mas para a mente e principalmente para o coração!!

Abraços


terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Aplicativos para gestantes e mães

Olá Pessoal,

Tudo bem? Estou bem...cansada! O Pedro piorou da diarréia no fds e ainda começou a ter febre, o pediatra dele de férias ( merecidas!!!), acabei passando o domingo no PS, mas agora ele já está melhorzinho...sem febre, mas está magrelinho que só.

Em meio a essa confusão toda, mergulhei no mundo dos aplicativos de celular ( tenho um Samsung Galaxy SII), para tentar facilitar minha vida.

Resolvi compartilhar com vocês, porque acho que pode ser útil. Ainda não conheço muitos, quem tiver sugestões, serão super aceitas!! A única certeza é que realmente facilitam muuuito a rotina de quem tem bebês, trabalha, gerencia empregados e tantas outras funções....

Vamos lá, o que estou usando no momento:
1.  "Controle Financeiro". Sempre fui super forçadamente organizada com meus gastos, fazia planilhas do excel, com todos os gastos e entradas, mas com bebê pequeno, no último ano ficava difícil chegar em casa à noite e atualizar isso. Testei alguns apps dessa categoria, esse foi o que achei menos pior. Digo isso, porque não é ótimo, faltam funções, não tem calculadora, não salva se paramos no meio do lançamento. Mas tem senha de acesso, é gratuito e fácil de mexer. Então ao sair do mercado, da farmacia ou da cafeteria, já lanço o gasto e vou acompanhando.

2. "ibaby": é a agenda das atividades do bebê. Na verdade, tenho uma agenda física, daquelas de papel, lembram? Para que a babá possa anotar tudo que ele come, horários das atividades, xixi, cocô, febre. Mas quando estou na rua com ele, anoto no aplicativo, assim não escapa nada! principalmente útil nos primeiros meses que ficamos super cansadas e quando o bebê fica doente. Algumas pessoas, até o pediatra, acha meio neurose, mas eu acho que facilita bem!

3. "baby book". é um aplicativo que imita aquele livro do bebê tradicional. Não acho que substitua-o, porque acho super bacana escrever com letra de mão, colar fotos, pedacinho de cabelo e tal, mas é bacana montar esse também para mostrar para aqueles colegas de trabalho ou parentes que encontra de vez em quando.

4. "Galinha pintadinha". Tive que me render!!O Pedro pega a capa do DVD e pede para colocar. Uma vez por dia é a cota e no celular tenho só a versão gratuita para emergências em lugares públicos.

5. "minha gravidez", tem a descrição semana a semana das alterações que acontecem na gestação com video em inglês. Nada substitui o pré-natal. Mas quando estamos grávidas, só pensamos nisso, então é divertido, ter informações para depois tirar dúvidas na consulta de pré-natal e checar dados com sua médica.

6. "Shazam": esse não tem nada a ver com maternidade. Mas adoro música e com bebê pequeno, não tenho tempo mais de ficar fuçando na internet músicas que gosto. Com esse aplicativo, só aponto para o rádio e ele descobre a música. Tudo de bom!! Depois é só baixá-las!

Estes são os meus apps do momento. Quais são os de vocês?

domingo, 8 de janeiro de 2012

Altas taxas de cesárea no Brasil

Pessoal,

Acaba de ser publicado um artigo no site francês chamado Aujourd'hui le Bresil, um texto sobre altas taxas de cesáreas em nosso pais.

Fui entrevistada pela autora do texto, Anne Dorothee Slovic, sobre a minha opinião sobre esse assunto.

Acredito que seja multifatorial e não seja possível generalizar, cada região, cada hospital, tem uma realidade que deve ser levada em consideração. Mas é fato, as taxas são assustadoras e é preciso que passemos a dar mais atenção a esse assunto, ao que parece e que se prova por esse artigo, lá fora, estão de olho no que acontece por aqui!

Segue o link:
http://bresil.aujourdhuilemonde.com/une-epidemie-de-cesariennes-dans-les-hopitaux-publics-bresiliens

Obrigada Anne pela confiança

Abraços e boa semana!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Importância do exame de Papanicolau

Olá Pessoal,

Feliz 2012!!! Que este ano que começa seja de muita saúde para todas as nossas famílias!! Muita gravidez para quem está tentando! Muita tranquilidade para quem tiver começando na maternidade!


 Mas como os bebês são sensíveis e vulneráveis, né? Pedrinho anda tendo diarréias, mês passado teve uma e outra esse mês, não ganhou peso e ficou super assado, que dó! O pediatra já descartou verminoses, agora tirou a lactose do complemento, mas manteve o leito...vamos ver....

Mas a mamãe aqui, mesmo com o coração bem apertadinho de ter que deixá-lo, saiu para trabalhar ontem o dia todo. Não tem jeito, a gente tem que se desdobrar!

E um caso me chamou a atenção. Um pai entra para consulta no PS com a filha, contando que estavam vindo direto da rodoviária, vindos do interior da Bahia, para tentar resolver o problema de saúde da filha, que não pôde ser resolvido por lá. Um médico de lá enviou um relatório explicando o caso e dizendo que não tinha mais recursos para conduzi-lo em seu posto de saúde. Ao ver os exames que eles traziam, constatei que se tratava de um pré-câncer de colo do útero, como resultado de um exame de Papanicolau. Até aí, ok, fez o preventivo, diagnosticaram essa lesão pré-maligna, encaminharam para tratamento em um grande centro.

Mas o exame era de 2009!!

 Quando questionei isso, eles disseram que tentaram realizar o exame de colposcopia, solicitado para dar continuidade a investigação, pelo SUS, mas que estavam até hoje aguardando serem chamados, que deram a opção de fazerem particular, mas não tinham condições financeiras.Então, voltaram ao médico do postinho que explicou os riscos de ser um câncer e de haver urgência. O pai, desesperado, conseguiu dinheiro que não tinha para as passagens dele e da filha e veio para São Paulo.

Essa é a saúde pública no nosso país.

Essa moça talvez tenha um final feliz, agora que foi encaminhada e receberá um bom tratamento, mas não graças a mim nem ao sistema de saúde do nosso país, tudo graças a esse PAI, exemplo de amor por essa filha.

Hoje o câncer de colo do útero ainda está no topo da lista dos câncer que mais matam mulheres no nosso país. Mesmo sendo um câncer que tem cura e tem prevenção!!Uso de preservativo para evitar o HPV, que é o causador e exame de Papanicolau todo ano (inclusive na gravidez!!), podem salvar vidas!! Mas mais do que só fazer o preventivo, nosso sistema de saúde tem que dar assistência às pacientes cujos exames vêm alterados, senão ficam como essa moça, que fez o exame, mas não teve acolhimento depois.

Quanto a mim, só agradeço por ter conhecido esse grande homem e ter tido a chance de ajudar um pouquinho e por ter em minha vida dois grandes pais que, tenho certeza, fariam o mesmo por mim (Seu Hirotaka, meu paizinho querido) e pelo Pedrinho ( meu maridão).

Abraços e por favor, torçam pro Pedrinho ficar bom logo!!!