Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

domingo, 11 de março de 2012

Pizza sem glúten

Pessoal, já comentei aqui que sou portadora de doença celíaca, aquela doença em que a pessoa não pode NUNCA MAIS comer nada que contenha glúten. O glúten está em tudo feito com trigo, malte e cevada.

Descobri essa doença dois meses antes de engravidar do Pedro por causa de uma tosse crônica que não ía embora. E como não tinha outros sintomas, não segui muito a dieta, até que em agosto do ano passado tive uma crise super forte de dor, foram 4 meses de dores intensas. E então passei a seguir a risca a dieta. Desde essa época não como mais nada com farinha de trigo...ou seja, MUUUITA COISA!!

Acabei descobrindo um mundo de produtos sem glúten em prateleiras de lojas de produtos naturais e cada dia mais nos grandes mercados também é possível achar macarrão sem glúten, entre outros produtos. Mas tirando os macarrões, os demais produtos, como pães e massas para pizza deixam bastante a desejar. E só dá para comer essas coisas feitas em casa, os restaurantes paulistanos não estão preparados para nos receber. Tirando o Outback e o America que tem cardápios explicando o que se pode e o que não se pode comer, nos demais restaurantes passa-se apuros, principalmente por conta de contaminação. Ex: uma batata frita ( que não tem glúten) feita no mesmo óleo da coxinha (que tem glúten) não pode ser comida por um celíaco. Sentiu o drama?

E o pior dessa doença é que ela, em geral, começa na infância. Imagine que dó, seu filho não poder comer nada em festinhas infantis? Imagine o dia-a-dia dessas crianças. Para mim é chatíssimo, mas sou adulta, né?

Mas ontem tive uma alegria enorme, descobri uma pizzaria que faz pizza sem glúten!!

No site deles não está descrito, mas ligando lá, falei com o Fernando, um rapaz super simpático que explicou que é só ligar até às 18h para que eles possam preparar a massa especial.

Fomos até lá e depois de 7 meses ( o que para uma paulistana, é uma eternidade), comi uma pizza deliciosa!!Nenhuma diferença da massa com farinha de trigo. Sem contar que o ambiente é super aconchegante.

Quem criou a receita foi o dono do local, um senhor muito gentil, que explicou que eles limpam o forno antes de assar a pizza especial para evitar contaminação.

Então, para quem é celíaco, tem filhos celíacos ou conhece alguém, fica a dica:
 Apenas para deixar claro, não estou ganhando nada divulgando o estabelecimento, apenas fui ao lugar e realmente gostei. Sem contar que, até o momento, foi a unica pizzaria com pizza sem glúten que ouvi falar aqui em São Paulo.

Boa semana a todos!