Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Por um futuro melhor

Sempre ouço as pessoas dizendo que querem um mundo melhor para seus filhos. Quem não quer? Mas o que cada um de nós está fazendo por isso, afinal?

Educação é e sempre será a palavra chave para essa questão, em minha opinião. Educação em todos os sentidos, educação dos livros, da escola, mas também aquela dita de "berço"e essa deve começar aí mesmo, no berço!

Eu e o Fábio buscamos desde que o Pedro era um bebezinho - agora ele é um bebezão- introduzir alguns conceitos nos quais acreditamos com atitudes simples, por meio de brincadeiras. Hoje, com 1 ano e 5 meses ele já entende algumas coisas, outras faz apenas porque é divertido. Não importa! Estamos tentando formar um cidadão a cada dia, devargarzinho.

JOGAR LIXO NO LIXO

 Sempre que estamos caminhando na rua e produzimos algum lixo, falamos "isso é caca e devemos jogar na caca (lata de lixo)", daí desde que ele ainda era de colo, íamos até a lata, jogávamos e terminávamos com uma salva de palmas. Hoje ele não pode ver um lixo no chão, de qualquer pessoa, pega e fala " caca" e sai em busca de um cesto. Fica segurando aquele lixinho até achar onde jogar para ver a farra da salva de palmas. As pessoas ao redor devem achar que somos pirados por bater palmas em frente as latas de lixo da rua!

ATRAVESSAR A RUA NA FAIXA DE PEDESTRES

Sempre que possível passeamos com ele no carrinho, agora, muitas vezes a pé mesmo, para evitar usar carro. E andamos mais, se for necessário, para achar uma faixa de pedestres. E ele logo diz: " vede" - leia-se verde, por conta dos faróis de pedestres. Pena que isso ainda é artigo de luxo nas esquinas de São Paulo.

CUIDAR E RESPEITAR PLANTAS E ANIMAIS

 Todos os dias quando me vê à tarde, ele já pega o regador dele e faz um barulhinho de água querendo dizer: hora de regar as plantas. Por enquanto, imagino que ele gosta porque é a oportunidade do dia de brincar com água, mas mesmo assim, regamos as plantas da varanda e falo da importância de cuidar delas. Também recolhemos as folhinhas secas dos vasos, daí ele fica jogando-as para cima na maior alegria e brincamos de "chuvinha de folha seca"!!Adoro!!
Quanto aos animais temos gatos em casa, na minha mãe tem dois cachorros e sempre deixo que conviva com qualquer animal que apareça. Quero que ele aprenda a gostar, cuidar sem machucá-los. Às vezes, ele aponta para o rabo da nossa gatinha e diz: "abo, não" - do tipo: no rabo não posso pegar.  hehehe

PALAVRINHAS MÁGICAS

O Pedro já fala um monte de coisas. Mas ainda é aquela fase que só os pais, avós entendem o que diz. Mas mesmo assim, desde sempre ensinamos a dizer por favor, obrigado, desculpa, oi, tchau. E aí sai: avô - para por favor; gado - para obrigado e tantas outras pérolas!

E assim vamos, tentando fazer o nosso melhor buscando que ele seja membro ativo da construção de um mundo melhor.


Se vai dar certo ou se estamos no caminho correto? Não faço a menor idéia!! Mas o importante é tentar fazer nossa parte da melhor maneira possível, sempre!Aprendendo a cada dia com bons exemplos que vemos por aí, porque o mundo está CHEIO  de gente bacana, querendo fazer o bem!

Bom final de semana!!



sexta-feira, 22 de junho de 2012

A decisão de ter ou não o segundo filho


 O Pedro é filho único e com certeza muuuito provavelmente assim ficará.

E essa é uma decisão muito consciente que tomamos muito antes do Pedro ser gerado e que se confirma a cada dia.

Mas cada casal deve tomar a sua e não é nada fácil, porque é uma delícia cada sorriso, cada conquista deles, faz as noites em claro valerem a pena...mas são tantos os fatores a serem levados em consideração, né?

Acima o link de uma matéria para qual colaborei...espero que curtam!

Abraços e ótimo fim de semana!

sábado, 16 de junho de 2012

Drogas e gravidez

Oi pessoal,

Estou aqui na sala de espera da aula de natação do pequeno, porque hoje é dia do papai entrar na água com ele, e então resolvi aproveitar para escrever sobre uma situação, infelizmente, mais comum do que gostaríamos...Drogas durante a gestação.

Ontem estava em uma das maternidades em que trabalho e havia uma gestante prestes a dar a luz, já mãe de outra criança, usuária de cocaína diariamente e fumante de 1 maço ao dia.

Eu estava acompanhando alguns alunos de medicina e depois de cuidarmos da paciente um deles veio até mim e disse:

"Professora, tem horas que precisamos ter muita força interior para manter a ética, né?"

Ele se referia ao fato de como é difícil ser imparcial e não julgar as pessoas pelos seus atos, nesse caso, não sair simplesmente culpando a mãe pelo mal que ela possivelmente está fazendo aquele bebê que ainda nem tinha nascido e ao outro que ela já tem em casa, por ser usuária de drogas. Bebês de mães usuárias de cocaína e fumantes, em geral, tem dificuldade de ganhar peso na barriga entre tantas outras complicações que podem apresentar.

Então abrimos uma ótima discussão sobre isso, disse que como profissionais de saúde, nosso papel  não é julgar e sim buscar entender a situação social de nossas pacientes para, junto com equipe multiprofissional (psicológos, assistentes sociais, etc) dar assistência a essa mulher, que com certeza tem uma história e provavelmente não deve ser nenhum conto de fadas.

Como obstetra meu papel não é apenas realizar um pré-ntal ou parto, mas é cuidar dessa mãe e desse bebê durante todo o período que eu tiver oportunidade, seja 9 meses ou apenas algumas horas, como nesse caso.

Infelizmente muitas mulheres estão dependentes de todo tipo de drogas hoje e engravidam como todas as outras, nas piores situações possíveis, muitas sofrem violência de toda natureza.

Essas mulheres merecem nossa atenção, apoio, cuidado, conforto e a melhor assistência médica que pudermos oferecer. Se consigo fazer com  que ela "só hoje" não use drogas, já é uma vitória, porque amanhã já é outro dia...e com certeza haverá mais trabalho a ser feito.

Bom fim de semana a todos


sexta-feira, 8 de junho de 2012

Alojamento conjunto

Pessoal,

Estava aqui lendo sobre o assunto, revendo alguns conceitos e achei que o assunto seria interessante para discutir por aqui...

Todo mundo sabe o que Alojamento Conjunto??

Esse é o modelo recomendado no mundo todo hoje, como o melhor para a mãe e seu bebê durante a internação após o parto.

Neste modelo, amplamente aplicado nas melhores maternidades de nosso país, tanto públicas quanto particulares, a proposta é que a mãe fique desde o parto com o recém nascido até a alta ( desde que esteja tudo bem com ambos, é claro!).

Por que isso é bom?!

Primeiro porque o que a gente mais quer depois de parir é pegar nosso baby, certo? E isso faz um bem enorme para todo mundo!!
As taxas de adesão ao ALEITAMENTO MATERNO são 2x maiores em maternidades que praticam o alojamento conjunto, de acordo com alguns estudos.



Nessa foto, nós ainda na sala de parto, juntos!! E assim ficamos até a alta!

Também é ótimo para que a mãe perca os medos, tire dúvidas e aprenda a cuidar do bebê ainda no hospital onde tem a quem perguntar durante 24h. Isso torna os primeiros dias em casa menos angustiantes, gera diminuição no número de idas ao PS/ligações para os médicos para esclarecer dúvidas muitas vezes simples, mas que fazem toda a diferença na hora H e nos deixam aflitas enquanto não sabemos o que fazer, como qual é maneira correta de dar banho ou limpar os genitais dos pequenos, etc...é claro, que mesmo sem alojamento conjunto, as enfermeiras já explicavam,porém acabavam fazendo o trabalho, no alojamento conjunto, as mães tem oportunidade de vivenciar tudo o tempo todo, é um intensivão da maternidade!

E isso cria um vínculo incrível entre mãe e bebê!!! Sabe-se que quanto antes esse vínculo é criado, mais forte será. E isso diminui também riscos de rejeitar o bebê, depressão pós parto....

Mas não vamos esquecer do pai, quando ele  existe   é presente, daí fica melhor ainda, já que ele é obrigada a colocar a mão na massa, afinal a esposa acabou de dar à luz e está cansada!! E para o homem, que não carregou 9 meses o bebê no ventre ligado viceralmente a ele, é a oportunidade de criar laços eternos e de treinamento intensivo também, afinal esperamos que ajudem quando chegarmos em casa, né?

Então naquelas visitas à maternidade que toda grávida deveria fazer durante a gestação, para conhecer o lugar onde irá ter bebê, pergunte se lá se faz alojamento conjunto de verdade...

Grande abraço

E bom fim de semana


sexta-feira, 1 de junho de 2012

Vacina da Gripe para Gestantes

Olá Pessoal,

Andei sumida!! Pedro doente, passou 8 dias com febre, já está melhorando, mas agora eu doente... Hoje só dei uma passada rápida para lembrar que é o último dia da prorrogação da campanha da vacinação contra Gripe e as gestantes devem ser vacinadas!

Conversem com seus obstetras se tiverem dúvidas, mas não deixem de se vacinar, não deixa de ser uma prova de amor ao bebê, né?

Beijos e volto quando as coisas se acertarem por aqui!

Abraços

Bárbara Murayama