Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

segunda-feira, 18 de março de 2013

Manual da gestante 2013

Pessoal,

Eu contribui para o Manual da Gestante 2013, uma publicação super de bom gosto e séria . Mas só agora consegui vê-lo pronto. Na verdade, algumas das minhas pacientes viram e me avisaram. Culpa dessa correria maluca!!

Então resolvi mostrá-lo aqui, porque afinal é um assunto que adoro:  AMAMENTAÇÃO!

Sempre me interessei. Desde os tempos da faculdade, já gostava de orientar as mães como conseguir a boa pega e aprender com as mais experientes dicas que só a vivência do dia a dia traz. Mas foi amamentando o Pedro que descobri o real valor de tudo que conhecia através de outras mulheres. A dor nos primeiros dias, a angústia de ver seu filho com fome e não conseguir colocá-lo para mamar e a dor de colocá-lo mesmo com o bico todo rachado, porque a gente aprende que é possível amar mais a um filho do que a si mesma. O prazer intenso de tê-lo junto ao corpo e depois, até hoje e por toda a vida...ver a saúde de ferro dele, graças em grande parte a toda resistência que adquiriu naquele tempo.

Sem contar os momentos cômicos de amamentar por aí. Sempre dizia ( antes de ser mãe) que jamais amamentaria em público, jamais mostraria meu corpo. Mas em algum momento, sem mesmo perceber, já era totalmente natural. Qualquer lugar era lugar! Comprei algumas capas de amamentação, que até mostrei por aqui, mas não tanto por mim, mas em respeito ao resto da humanidade...hehehe

Então, aqui está, com todo o meu carinho....          


quinta-feira, 14 de março de 2013

Revista Bianchini

Pessoal,

Estou muito feliz hoje por dois motivo. O primeiro é que o Pedro está indo super tranquilo para escola. Agora a pouco estava me ensinando as músicas que aprendeu por lá essa semana - uma graça!! E segundo porque este blog que trato com tanto carinho já há quase 3 anos recebeu uma recomendação em uma revista super bacana este mês. A alegria não é pela divulgação pura e simples, mas pelo reconhecimento de que faço algo que realmente pode fazer a diferença para algumas pessoas. Principalmente para mim, pois tenham certeza que eu sou a mulher que mais aprende, cresce e se desenvolve com as experiências trocadas por aqui, viu?



Obrigada a todos que acompanham, que enviam elogios, dicas, críticas, dúvidas....escrevo pensando no Pedro e em cada um que lê, esteja onde estiver!

E obrigada a Revista Bianchini pelo prestígio.

Segue a página:


Abraços!



terça-feira, 12 de março de 2013

Candídiase - "coça coça que coça"

Pessoal,

Quem tem filho pequeno provavelmente já ouviu o Júlio do Cocoricó usar essa frase em um dos episódios da série sobre piolhos... "Coça coça que coça!" e é com o mesmo desespero que as mulheres com candidíase, em geral, chegam ao consultório.  Só quem já teve um episódio de candidíase sabe o quão desagradável é.

Cá estou eu na escolinha do Pedro, passando mais uma tarde escondida na salinha de vidro, no processo de adaptação. E como ele está mais solto hoje, aproveito para escrever sobre um assunto que nos meses de verão aflige tantas mulheres. E até mais as gestantes, que ficam com a resistência frágil e, portanto mais susceptíveis a infecções.

Muitas vezes, se torna tão recorrente na mulher, que traz além da coceira e outros sintomas físicos desagradáveis, também um problema social, prejudicando a qualidade de vida da paciente, podendo até afetar seus relacionamentos amorosos.

Então, faz parte do tratamento primeiramente orientar muito bem a paciente sobre o que é o problema, o que causa e quais as consequências. Tranquilizá-la acredito ser uma das partes mais importantes, muitas chegam já tendo realizado infinitos tratamentos, estão cansadas de não ver resultados.

Não há milagre, mas quando a mulher entende o processo de tratamento, o tempo que isso pode demorar, as causas e consequências dessa doença, fica mais fácil conseguir que ela siga as orientações e faça as mudanças de hábito necessárias. Além de usar as medicações prescritas, que em alguns casos podem ser passadas por até 6 meses consecutivos.

Quanto ao Pedro? Meu bebê está crescendo, correndo pela escola, fazendo amigos, criando seus próprios vínculos. A mim cabe apenas observar, orientar e amar... 
amar muito sempre.

Abraços




sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia da Mulher - Site Chris Flores

Pessoal, hoje é mesmo um dia especial.

Uma colaboração minha para o site da Chris Flores em comemoração ao nosso dia.

Segue o link!
Espero que gostem...

http://chrisflores.net/saude/3/materia/2801/dia-da-mulher.html

Feliz dia das Mulheres!!!

Abraços

DIA DA MULHER




Feliz dia da mulher


Olá pessoal,

Essas duas últimas semanas valeram meu "parabéns" pelo nosso dia de hoje. Pedrinho ficou doente - exantema súbito (febre alta 5 dias e depois dois dias todo 'pipocado'), então não pude trabalhar semana passada. Essa semana ele começou a adaptação na escolinha, estou me virando em mil para dar conta de tudo - como todas nós fazemos diariamente, diga-se de passagem, mas me saindo bem- também como todas nós, certo?
 Muito graças a compreensão e colaboração de colegas, amigos, avós, marido....

Mas hoje passei para desejar a todas nós, um feliz dia, que seja especial! Aproveitando para quem não sabe ou quem quer relembrar, resolvi lembrar um pouco da história dessa data:

O dia internacional da mulher é uma data super importante, quando foi criada em 1910 e oficializada pela ONU em 1975, o objetivo não era apenas comemorar. Na maior parte do mundo são realizadas conferências, debates e reuniões para discutir o papel da mulher na sociedade de hoje. Tudo para diminuir o preconceito e a desvalorização da mulher em todos os âmbitos. Mesmo com todo ganho que conquistamos até hoje, nós ainda sofremos, em muitos locais, com salários mais baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito já se conquistou, mas ainda há um longo caminho e a luta é diária.

No campo da saúde, os direitos da mulher cresceram, no Brasil adquirimos o direito a licença maternidade de 6 meses, por exemplo, que ainda é facultativa. Mas já é uma grande vitória.

Nesta data, precisamos lembrar-nos dos cuidados de rotina das mulheres.
A mulher tem direito a fazer seus exames preventivos anualmente e mais vezes por ano se necessário.

Até os 40 anos, o principal exame é o Papanicolau, que previne contra o câncer de colo do útero.

Após os 40, soma-se ao Papanicolau a mamografia que faz parte da prevenção do câncer de mama.

A mulher hoje que trabalha, cuida de casa e ainda dos filhos, além muitas vezes de ajudar a cuidar de outros parentes, tem o direito de cuidar de si, indo a ginecologista com regularidade. Recebendo atendimento pré-natal quando estiver grávida, assistência ao parto e ao aleitamento materno.

Têm direito a receber orientações sobre sua saúde, a esclarecer suas dúvidas sobre sua menstruação, sua vida sexual, seus exames, suas medicações, inclusive anticoncepcionais. 

E por isso, uso esse espaço para levar informações sobre o que posso, porque acredito nesse direito das mulheres. Parabéns pelo nosso dia!