Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Tatuagem e gravidez

Pessoal,

Essa semana um colega enfermeiro, de quem gosto muito, me procurou para tirar uma dúvida por conta de uma amiga dele que está grávida. E por coincidência, uma paciente gestante super querida e que já tem diversas tatuagens, me perguntou se já podia fazer uma para sua bebê. A resposta para mim parecia óbvia:

"Como assim fazer tatoo durante a gestação?!"

 Mas no mesmo segundo percebi a relevância, porque hoje cada vez mais mulheres fazem tatuagens, algumas lindas! Muitas querem homenagear os filhos, eternizar relacionamentos, enfim, o motivo é sempre nobre, até se for por pura diversão. Mas é preciso falar sobre isso.

Já escrevi aqui sobre as diversas mudanças pelas quais passamos durante a gestação. É um furacão! Tudo acontece muito rápido, por dentro e por fora. Desde a pele esticar e estar mais pigmentada, até mudanças no funcionamento do pulmão e coração. Todos os órgãos do nosso corpo mudam para que possamos estar grávidas.

E depois do parto, é preciso que tudo volte ao que era antes. E esse processo de retorno também acontece muito rápido. Mas, é claro, que ficam algumas lembrancinhas do tempo de grávida. Alguma flacidez, alguns quilinhos que não querem ir embora tão fácil, entre outras.

Durante a gestação também é importante lembrar que nossa imunidade, a defesa do nosso organismo, está mais baixa. Isso acontece para que não se volte contra o bebê que se forma dentro do nosso útero. Acaba que ficamos mais sujeitas a contrair doenças.

Sem contar que nossas emoções ficam a flor da pele, por conta do turbilhão hormonal, tome cuidado com decisões por impulso!

 Quando o tema é tatuagem não se deve fazer durante a gravidez e nem no período de "resguardo", que é quando o organismo ainda está se recuperando da gestação. Há maior risco de infecção da pele, que pode ser prejudicial ao bebê também se for grave. Além de a pele não estar em um momento definitivo, portanto o resultado depois da gestação pode ficar diferente do esperado.

Se você estiver grávida e com vontade de fazer uma tatuagem, aproveite a gravidez para escolher o desenho com calma e também pesquisar locais, profissionais. E daí, depois de pelo menos 40 dias do parto, aí sim, é hora de pôr em prática, se ainda for essa a sua vontade!

E o Pedrinho?  Cada dia mais lindo e sapeca!!!

Abraços e boa semana!!