Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

terça-feira, 6 de maio de 2014

Cisto de ovário

Pessoal, 
Este feriado estivemos no Complexo do Rio Quente. Tivemos alguns problemas com a prestação de serviço no hotel e também nos parques. Mas o importante foi ver o quanto o Pedro se divertiu e depois de ter estado tão doente, foi incrível vê-lo correndo, mergulhando e brincando sem se cansar para respirar. 

E hoje, na semana do dia das mães,  escolhi um assunto que é talvez um dos mais frequentes no consultório e que em alguns casos pode atrapalhar a fertilidade e para as que já são mães pode atrapalhar a qualidade de vida por conta de dor e até cirurgia, tirando tempo precioso dos filhotes.  E falando em tempo com filhotes, olhem que graça, a concentração do Pedrinho observando essa ave no mini zoo que há dentro do Hot Parque.

 Cistos de ovário

Os cistos ovarianos são sacos cheios de líquido que se desenvolvem dentro ou sobre o ovário . Eles podem acontecer em mulheres de qualquer idade, inclusive crianças, mas é muito raro. Algumas mulheres com cistos ovarianos têm dor pélvica ou sensação de pressão , enquanto outras não têm nenhum sintoma. Também há as mulheres que vão apresentar como sintoma períodos menstruais irregulares. Em casos graves eles podem se romper e será necessária cirurgia de urgência.

Felizmente, a maioria dos cistos ovarianos não necessitam de cirurgia e não são um câncer.  O tamanho é variável: de menos de um centímetro a mais de 10 centímetros.

Eu mesma tive um cisto anos antes de decidir engravidar e felizmente se resolveu sem tratamento cirúrgico. 

CAUSAS
É preciso levar em consideração se a mulher ainda está na fase reprodutiva da vida ou se já passou da menopausa. 

Mulheres na fase reprodutiva da vida
-Ovulação - cisto ovariano "funcional" desenvolve-se quando um folículo (óvulo) cresce, mas não se rompe para liberar o ovo. Esses cistos geralmente desaparecem sem tratamento. Devem apenas ser acompanhados.

-Cistos dermóides - também conhecidos como teratomas e são um dos tipos mais comuns de cistos encontrados em mulheres entre 20 anos e 40 anos. Um cisto dermóide é composto por células germinativas do ovário e podem conter dentes , cabelo e gordura . A maioria deles são benignos, mas raramente , eles podem ser cancerígenos.

-Síndrome dos ovários policísticos (SOP) - As mulheres com SOP podem ter muitos pequenos cistos . Esses cistos não precisam ser removidos, mas as mulheres com SOP podem precisar de tratamento para outros problemas de SOP , como períodos menstruais irregulares . O que pode gerar inclusive dificuldade para engravidar.

-Endometriose - Mulheres com endometriose podem desenvolver um tipo de cisto de ovário chamado de endometrioma, ou cisto de chocolate. Muitos desses casos deverão ser tratados com cirurgia e também com medicações para bloquear a menstruação.

- Câncer - O câncer é uma causa relativamente incomum de cistos ovarianos em mulheres. Devemos ficar mais atentas quando a são cistos em mulheres que já passaram da menopausa. 
Embora o câncer de ovário não seja a causa mais comum de cistos ovarianos , muitas mulheres que são diagnosticadas com um cisto ficam preocupadas com um possível câncer.

O câncer de ovário é mais provável em mulheres que têm:

- A predisposição genética para o câncer de ovário (por exemplo , história familiar de câncer de ovário ou outros tumores )
- A história prévia de câncer de mama ou câncer gastrointestinal.

Citei aqui apenas alguns tipos de cistos, porém, existem diversos outros e os tratamentos são muito variáveis e devem ser individualizados, levando em consideração diversos fatores pessoais. Portanto a consulta médica é indispensável.

Os cistos ovarianos nem sempre necessitam de tratamento. Em mulheres na pré-menopausa, os cistos ovarianos, muitas vezes resolvem por conta própria dentro de um a dois meses, sem tratamento. Em mulheres na pós-menopausa , cistos ovarianos são menos propensos a se resolver e muitas vezes precisam ser operados .

O mais importante é manter visitas regulares a sua ginecologista e se estiver com dor, irregularidade da menstrual ou crescimento da barriga, procure sua médica a qualquer momento para uma investigação. 

Abraços

Um comentário:

  1. Olá, sou Nice, tenho 26 anos. Tenho SOP, e recentemente descobri um cisto no ovário de 14cm e 1044 de volume. Com a barriga muito grande e os questionamentos das pessoas sobre gravidez, minha autoestima foi lá para baixo. Enfim, agora estou com os últimos trâmites para cirurgia, meu marido está me dando muito apoio, estamos com muito medo de eu acabar perdendo os ovários e não consegui engravidar, pois esse é o nosso maior desejo. Obrigada pelo blog, adorei a leitura. Volto para contar o restante da minha história. Até mais!!!

    ResponderExcluir