Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Métodos anticoncepcionais

Pessoal,

Quando a obstetra ou qualquer mulher engravida, depois do parto é preciso se proteger para que não aconteça uma nova gestação pelo menos no primeiro ano, quando os riscos de complicações seriam muito maiores.

E independente disso, qualquer mulher tem o direito de escolher quando quer engravidar e se quer engravidar. Hoje temos a disposição muitas opções de métodos anticoncepcionais.

Estive no Programa Consulta ao Doutor da RIT TV falando exatamente sobre esse tema.

Espero que seja útil!
Lembrando que todo anticoncepcional é um medicamento e deve ser tomado sob orientação e prescrição médica.

https://www.youtube.com/watch?v=cZsg7pVXn9Y


Abraços

Bárbara Murayama

Cólica menstrual e endometriose

Pessoal, em um dos últimos posts escrevi sobre TPM e o quanto isso atrapalha a vida de nós mulheres, em especial as mães e outra situação desagradável que tira nosso sossego são as cólicas menstruais.

Qual é a mãe que consegue brincar confortavelmente com seus filhos, trabalhar, fazer qualquer coisa, quando está com dor? E quando essas cólicas menstruais não melhoram com medicações comuns e principalmente são progressivas, é preciso ficar atenta, pois pode ser sintoma de endometriose.

A maioria das mulheres tem cólicas menstruais e não tem endometriose. Mas nem por isso não merecem atenção e tratamento.

Falei sobre esses temas em alguns programas, para quem quiser ver, seguem os links:

Programa Mulheres 

https://www.youtube.com/watch?v=dGpEQDAV3co

Programa A cara do Povo

http://www.andreamatarazzo.com.br/a-cara-do-povo/a-ginecologista-barbara-murayama-falou-sobre-endometriose-no-programa-a-cara-do-povo

Abraços

Bárbara Murayama

Grávida Moderna Salto alto pode? Monitor de batimentos do bebê pode?

Pessoal, não dá para negar que os tempos mudaram.

Eu nasci não existia nem celular. Hoje o Pedro se incomoda que a televisão de casa não é touch screen. Eles já nascem acostumados com a própria imagem em tempo real nas selfies que fazemos o dia todo com eles.

 A tecnologia dos celulares com todos os seus aplicativos não parece ter fim. (tenho um post antigo sobre aplicativos para getantes que já deve estar ultrapassado...hehehe...mas segue link
http://barbaramurayama.blogspot.com.br/2012/01/aplicativos-para-gestantes-e-maes.html).
Até monitorar os batimentos cardíacos dos bebês ainda na barriga estão querendo.

Mas isso se recomenda?
É saudável?
Falei para a Revista Crescer sobre o tema. Deem uma olhada!

http://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Vida-de-gravida/noticia/2014/02/aparelho-permite-que-gravida-monitore-o-bebe-pelo-celular.html


Além disso, a modernidade das grávidas vai além do fato de serem antenadas em aplicativos e tecnologias em geral, precisamos estar lindas sempre! Cada dia mais vemos marcas de roupas especializadas em gestantes, mas tem um acessório que ginecologistas não gostam muito.  SALTO ALTO!

Vejam o que falei para a Crescer sobre o tema:

http://colunas.revistacrescer.globo.com/natura/2014/02/13/salto-alto-na-gravidez/

Abraços

Bárbara Murayama

TPM - Tensão Pré menstrual

Pessoal, quem tem sabe como esses desagradáveis sintomas podem nos atrapalhar na rotina diária. Quando temos filhos então, isso fica ainda pior. Os coitados podem acabar recebendo broncas desnecessárias por conta do mal humor da mãe. Além de brigas com marido e até prejuízo no trabalho.

Hoje em dia, com tantas formas de tratamento à disposição, não há mais porque ficar sofrendo todo mês.

Procure sua ginecologista e tire suas dúvidas.

Abaixo o link de uma matéria sobre o TPM para a qual colaborei.

http://www.disneybabble.com.br/br/rede-babble/sa%C3%BAde-e-bem-estar/tpm-como-amenizar-os-efeitos-dos-dias-mais-terr%C3%ADveis-do-m%C3%AAs

Abraços

Bárbara Murayama


Essure e histeroscopia

Pessoal, todos já sabem que uma das minhas áreas de grande interesse é a histeroscopia. Minha pós graduação envolve o tema, sou preceptora de histeroscopia para pós graduandos nessa área na Unifesp e outros cursos.

O Pedro quase nasceu fora de hora por conta dessa minha paixão. Quem acompanha o blog desde o início deve lembrar de que quando eu estava grávida fui fazer um aperfeiçoamento sobre o Essure - laqueadura histeroscópica na Espanha e tive uma ameaça de trabalho de parto prematuro por conta de tanto trabalho e andanças, maior sufoco! Mas ao final tudo deu certo! Pedro nasceu super brasileiro e o curso um sucesso!

Então, gosto muito de falar sobre esses temas e aqui algumas das últimas matérias que fiz sobre o isso.

Espero que gostem:

http://www.ciamaterna.com.br/saude/essure-anticoncepcional-permanente

http://dietaja.uol.com.br/o-que-e-histeroscopia/

Abraços

Bárbara Murayama

Posição ideal para o bebê nascer

Pessoal, hoje é dia de atualização virtual!!!

Depois de uns 2 meses sem escrever por conta de muito trabalho, hoje resolvi colocar o blog em dia entre uma consulta e outra aqui do consultório. Estive muito ocupada com projetos super bacanas para o Atendimento da mulher no Hospital 9 de Julho,onde sou uma das coordenadoras da equipe da Ginecologia:
- Retorno do PS de Ginecologia que funciona de segunda à sexta das 10 às 22h.

- Organização de Grupos de especialistas para melhor atendimento a todas as necessidades da mulher nas diversas áreas de ginecologia como endometriose, mioma, HPV, câncer, planejamento familiar, infertilidade, incontinência urinária.
E outros que logo passo para contar!

Mas voltado ao título do post...escrevi em minha coluna do Portal Minha Vida sobre o tema, que sempre gera dúvidas e discussões sempre.

Espero que gostem:


http://www.minhavida.com.br/familia/materias/17284-qual-a-posicao-ideal-para-o-bebe-nascer

Abraços

Bárbara Murayama

Higiene íntima feminina - O que pode e o que não pode?

Pessoal, o Pedro já está bem melhor. Ainda não pôde voltar a escola. Mas já estou trabalhando normalmente e muito!!Pegando o gancho do último post sobre nos cuidarmos. Não podemos esquecer também da higiene íntima.

Dados do IBGE dizem que 1 em cada 3 lares são sustentados por mulheres, que passam fora de casa em média 12 h por dia, com roupas pouco confortáveis e com poucas condições de realizar adequada higiene íntima. Mesmo quem não trabalha fora e passa o dia correndo para lá e pra cá por conta de filhos e casa, muitas vezes também não consegue se cuidar como devia, né?

Hoje existem muitos produtos no mercado e a verdade é que não há consenso na literatura médica de como deve ser exatamente a higiene dos genitais. Quantas vezes deve ser lavado, como e com que produtos. Então, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia criou um guia para nos ginecologistas para nos guiar. Mas apesar de tudo, deve imperar o bom senso. Avalio as características pessoais e a rotina de cada mulher na hora de escolher produtos.
Aqui dois links de entrevistas em que falo sobre esse assunto.


http://www.oestesom.com.br/portal/mulheres/sabonete-intimo-e-essencial-para-a-saude-vaginal-ou-faz-mal

http://www.radioandaiafm.com.br/index/entretenimento/id-28308/cuidados_com_a_roupa_intima__lavar_no_chuveiro_ou_na_maquinae_63

Espero que seja útil!!

Abraços

Bárbara Murayama

terça-feira, 22 de abril de 2014

Filho internado, cuidados que a mãe tem que ter

Pessoal,

Feliz Páscoa atrasada!Nossa Páscoa não foi das melhores, o Pedro foi internado na quinta- feira à noite por conta de broncoespasmo, precisou de oxigênio. Como é horrível ver o nosso maior tesouro sem conseguir respirar! Foram 5 dias de sufoco. Sem dormir direito, comendo mal, com o estresse nas alturas. Mas sempre tentando alegrá-lo, sorrindo quando a vontade era chorar e ás vezes chorando e contando a ele que estava triste porque o amo e queria vê-lo bem.



 Ele precisa de mim e do pai, não só durante a internação, mas depois em casa. Então, na verdade, quando nossos filhos ficam doentes precisamos nos cuidar!!Sei que é difícil, morreríamos por eles, mas se ficarmos doentes, só criaremos outro problema, talvez maior ainda.

Portanto, mesmo dessa vez eu não tendo conseguido seguir essas minhas orientações a risca, as darei para que vocês, quando os pequenos ficarem doentes, não caiam na mesma armadilha que eu:

- Se alimentar bem. O velho ditado: " saco vazio não pára em pé" é super válido. Quando filho fica doente, nos preocupamos tanto com que comam um pouco que esquecemos de comer. Acabamos ficando só no lanchinho e em geral, só com porcarias. É preciso tentar manter a rotina de 3 refeições e lanches intermediários saudáveis, além de hidratação. Até porque, criança segue exemplo, se vê os pais comendo e se hidratando, talvez fique mais fácil que ele também o faça melhor.

-Dormir bem. É claro, que com filho doente, seja em casa ou no hospital, falar isso é quase uma piada. Primeiro porque ficamos preocupadas mesmo e muitas vezes não queremos tirar os olhos deles a noite toda. E segundo, que em muitas ocasiões serão necessárias medicações durante a noite.

Porém, precisamos descansar para ter pique e também porque a defesa do nosso organismo se fortalece durante o sono profundo e para isso precisamos confiar e delegar tarefas. A pessoa ideal para isso é o pai. Reveze as noites com ele, ele vai se sentir útil e com certeza não há pessoa melhor para a função do que ele. Se essa não for uma opção por qualquer motivo, quem sabe você tenha uma avó ou a madrinha do seu filho que possa ajudar em algum período do dia ou da noite para você descansar. Quem tem babá, também pode pedir a ela, mas quanto mais tempo a criança puder ficar com os familiares melhor, né?

- Gerenciar estresse e dores no corpo. A preocupação é inevitável, não só com o pequeno doente, mas também com os outros filhos (para quem tem), com o emprego( para quem tem) , com a casa, enfim, motivo não falta. Além do que, se estiver no hospital, o corpo fica em frangalhos por dormir em poltronas ou sofás. Eu pratico Ioga, então tento tirar alguns minutos do dia para fazer um bom alongamento, alguns exercícios de respiração e meditação. Isso não atrapalha a rotina dele e me fortalece.

Quanto ao trabalho, não tem jeito, é preciso ser sincera, falar a verdade para equipe e contar com a ajuda e compreensão de colegas de trabalho, chefes e no meu caso também as pacientes. Ver o que é possível fazer na sua função, Alguns dias talvez tenha que faltar, talvez possa trabalhar de casa, ou ir meio período, enfim, conversando as pessoas se acertam. O importante é mostrar interesse pela sua empresa, pelos seus clientes e equipe sempre, daí quando algo de ruim acontece é mais fácil conseguir a compreensão de todos.

- Lavar as mãos/ álcool gel sempre antes e depois de ficar com o pimpolho. Isso é proteção para ambos.

ALEGRIA, BRINCAR, CARINHO são parte fundamental do tratamento!

Aproveite o tempo que está com ele para curtirem juntos, se ele ainda precisa ficar um pouco de repouso, não precisa ficar só vendo tv ou brincando com eletrônicos como ipad. Aproveite para fazer brincadeiras como:
- ler livros. Alguns que o Pedro adora: Toda coleção da Penélope - eles tem abas para puxar que fazem o maior sucesso! Também o do Grúfalo, Lino....
- Álbuns de figurinha. Para os que gostam de futebol, agora está na época do Álbum da Copa do mundo. O Pedro gosta também de um dos Monstros S.A e dos Aviões.
-Teatro de fantoches. Se ele não estiver muito doente, já pode ser um dos personagens, a depender da idade, ou apenas assistir a performance dos adultos. com certeza vai aplaudir!!
-Jogos e quebra-cabeças: para os maiores é uma ótima opção. para os menores ainda são poucas as opões. O Pedro, que está com 3 anos, consegue se concentrar um pouco no Quebra-gelo e Pula pirata.
- Artes: aqui vale tudo, de massinha de modelar, passando por pintura com guaxe, colagens com recortes de revistas. Faça um mural na parede de casa mesmo, como exposição colando com fita adesiva. Ele ficará muito orgulhoso. E não estraga a pintura de casa.
- Faz de conta: vale fazer comidinhas, se não tiver brinquedos de cozinha, pegue umas panelas velhas e umas colheres de pau. canecas plásticas. Qualquer coisa, o importante é brincar junto. Também médico, as meninas cuidam das bonecas os meninos de algum super herói ou bicho de pelúcia. E o tratamento, em geral, é o mesmo que ele está recebendo, aqui em casa, todos já receberam inalação, puff de aerolin e remédio na seringa!

Todas essas brincadeiras podem ser feitas com a criança na cama e cada uma por pouco tempo, eles cansam fácil quando estão doentinhos, não adianta insistir quando não estiverem afim. São só opções para variar a TV. Mas a qualquer sinal de cansaço, é preciso parar e repousar. Na dúvida, converse com seu pediatra e veja o que é possível fazer.

E agora é torcer para ninguém mais ficar doente neste inverno!!

Abraços