Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

terça-feira, 13 de maio de 2014

Dia dos enfermeiros

Pessoal,

Hoje o dia começou maravilhoso! Café da manhã de dia das mães na escola! Difícil foi vir trabalhar....

E ontem foi dia  da enfermeira e do enfermeiro. O que dizer? Só que não seríamos nada sem esses incríveis profissionais! Parabéns a todos os meus colegas e amigos enfermeiros e enfermeiras que tornam o dia a dia mais fácil. Resolvem todos os problemas e dedicam tanto carinho as nossas pacientes.

E muitas são mães também, tem jornada múltipla como eu, como muitas de nós. Tem plantões longos. Não é uma vida fácil.

Aprendo muito com vocês! Obrigada!

Abraços


segunda-feira, 12 de maio de 2014

Infecção de Urina de Repetição

Pessoal, 

Depois de uma ótimo dia das mães é hora de voltar ao trabalho nesta segunda -feira com cara de outono. Muitas mulheres tem infecções de urina repetidamente. Dizem que não bebem muita água, que não dá tempo de fazer xixi sempre que dá vontade na correria. Enfim, é um problema comum e que pode ser sério. Resolvi escrever sobre isso...

Tem algumas coisinhas que aumentam o risco de desenvolver uma infecção de urina:
-Ter relações sexuais com frequência ( mais isso é bom, viu? Só precisa tomar alguns cuidados)
-Ter diabetes
-Ter tido outra infecção de urina nos últimos 12 mese
- Usar espermicida como método anticoncepcional
-Estar grávida
. A melhor maneira de confirmar uma infecção é fazer uma cultura de urina, então se tiver sintomas de ardor, dor para urinar, com mudanças nas características da urina, procure sua ginecologista. Muitas vezes, a infecção de urina pode vir junto ou se confundir com corrimentos e outras infecções genitais, por isso é muito importante avaliação ginecológica completa. 
Se uma cultura de urina é realizada e é negativa para a infecção, outras causas de dor, ardor devem ser consideradas. No entanto, algumas infecções de urina são causadas por pequenas quantidades de bactérias que não podem ser detectadas em uma cultura de urina normal. Portanto, em alguns casos, pode ser que sua médica a trate com antibióticos mesmo com exame negativo, desde que sua história clínica seja conclusiva da infecção.
Se você continuar a desenvolver infecções da bexiga, pode ser necessários mais exames. Em busca de anormalidades dos rins, canais da urina.
Os testes para estas condições podem incluir uma tomografia computadorizada (TC), ultra-som, ou cistoscopia (olhar para dentro da bexiga com um instrumento de câmera).

Prevenção 
Mudanças de método anticoncepcional  - As mulheres que desenvolvem infecções urinárias frequentes e usam espermicidas, particularmente aquelas que também usam um diafragma, devem mudar o método.
Produtos Cranberry  - Tomar suco de cranberry ou comprimidos de cranberry tem sido promovido como uma forma de ajudar a prevenir infecções urinárias frequentes. No entanto, isso não foi comprovado em estudos clínicos ainda completamente. Mas é gostoso e pode ser uma opção. 
Beber mais líquido e urinar após a relação sexual  - Embora os estudos não comprovaram que beber mais líquidos ou urinar logo após a relação sexual pode prevenir a infecção, alguns profissionais de saúde recomendam estas medidas, uma vez que não são prejudiciais. Beber mais líquido pode ajudar a lavar as bactérias que entram na bexiga. Eu recomendo!!! E também não segurar por muito tempo o xixi, hein?
Mulheres na pós-menopausa  - mulheres na pós-menopausa que desenvolvem infecções urinárias recorrentes podem se beneficiar do uso de estrogênio vaginal.É uma terapia hormonal, portanto deve ser feita com critério, sob prescrição médica. 
Antibióticos  - Um tratamento antibiótico preventivo  a longo prazo pode ser recomendada se você desenvolver repetidamente infecções da bexiga e não responderam a outras medidas preventivas. 

Então, procure sua ginecologista o quanto antes!!!

Boa semana!!!
Abraços

domingo, 11 de maio de 2014

Feliz dia das Mães- Programa Papo de mãe

Pessoal, o dia das mães está mais que especial.

Primeiro porque ano passado, estávamos com o Pedro hospitalizado nesta data. E hoje, mesmo com a saudade da minha avó querida que nos deixou há exatos 3 meses, estou na companhia das minhas duas mães ( mãe e madrinha) e do meu maior tesouro em um calmo domingo em família.




Daqui a pouco assistirem às 15:30 na TV Brasil o Programa Papo de Mãe, em que falamos sobre diários durante a gestação, com a companhia especial da minha amiga e paciente Juliana e seu lindo Miguel que eu tenho orgulho de ter ajudado a trazer ao mundo. E este blog, que tanto adoro, é o meu diário!!!
Parabéns a todas as mães!!



sexta-feira, 9 de maio de 2014

Viajar sem filhos

Pessoal,

Esse tema está bem forte em minha vida este ano. No carnaval, pela primeira vez viajamos por 3 dias e meio sozinhos. Conto o "meio" porque cada minuto faz diferença na minha conta de mãe eternamente culpada. E ainda terei umaviagem a trabalho nos próximos meses.

Escolhi escrever sobre isso no post de dias das mães porque o dia é DAS MÃES e seremos melhores mães quanto mais felizes estivermos, certo?

No dia a dia  eu e o Fábio, meu marido, não temos o hábito de deixá-lo para dormir na casa de avós de rotina, simplesmente porque já passamos tanto tempo no trabalho que aos finais de semana queremos grudar nele. A programação é completa: parques, shows, sempre buscamos opções diferentes, além de restaurantes, fazer comida em casa todo mundo junto ou simplesmente nos curtir lendo ou brincando no "quarto do meio", como é conhecido o quarto de brincadeiras. Viajar, quando dá, é sempre ótimo. Juntar os amiguinhos do prédio, da escola...enfim, ficar junto é o que importa, o como é detalhe.

Mas é claro que a relação do casal fica em segundo plano, nem lembro a última vez que fomos ao cinema. Não temos uma regrinha como muitos tem de sair a cada 15 dias religiosamente ou semanalmente, mas acho que deveríamos sair mais só nós.

Converso muito com minhas pacientes e amigas sobre isso. Tem histórias de todo tipo, das que viajam muito sem os filhos, das que nunca viajaram, das que saem toda semana, das que nunca saíram sem os filhos e os meios termos. A única coisa que todas falam é que independente de como façam, se sentem culpadas em algum momento!! E que os maridos sempre gerenciam numa boa a saudade, alguns cobram mesmo mais tempo, mais companhia, por melhores pais que sejam. Fazem isso porque nos amam e sentem faltam, assim como nós, do namoro.

E é com eles que passaremos, ou ao menos, pretendemos passar o resto de nossas vidas, certo? Os filhos são do mundo. Irão para o mundo. Acredito que temos que construir uma relação forte e intensa com eles para que voltem sempre, que tenham em nossa casa, em nosso colo o porto seguro deles. Mas nosso parceiro de jornada verdadeiro é o nosso marido. Os filhos serão parte dessa jornada, talvez a parte mais importante, mas descobrirão o próprio caminho e encontrarão o próprio parceiro para construir. É difícil assimilar isso tudo, já que sentimos algo tão visceral por esses pequenos, né?

Eu tenho essa dificuldade diariamente, acreditem.

Como médica de mulheres me preocupo com essa coisa de minhas pacientes estarem sempre mais preocupadas com os outros do que consigo. Sempre cuidando primeiro dos filhos, da casa, do marido, do trabalho, dos pets, dos pais e só depois procurando tempo para se prevenir, se exercitar, se alimentar. E nem vou falar em se divertir. Às vezes, gostaria de prescrever em receituário médico algo do tipo:
Uso externo:
 1. Diversão 2 x por semana por 1 hora, uso contínuo!!!

Bom final de semana pra vocês e para as mamães um Domingo das Mães mais que especial!!!

Parabéns para nós!




quarta-feira, 7 de maio de 2014

Dirigir durante a Gestação

Pessoal, 

Domingo estarei no programa Auto Esporte falando sobre cuidados que a grávida tem que tomar para dirirgir durante a gestação, em um programa especial de dia das mães. Aliás, estarei também no programa Papo de mãe, também especial de dia das mães que passará á tarde.

Depois posto os vídeos para quem não conseguir assistir.

Mas vou aporveitar e detalhar as dicas sobre a direção durante os 9 meses:

-Usar cinto sempre, preferencialmente o de três pontos. Se colocado adequadamente não machuca o bebê e sim o protege, ok?E reduz em até 50% o risco de machucados mais sérios.

Se uma gestante sofre um acidente de carro tem mais risco de o bebê nascer com baixo peso e de entrar em trabalho de parto prematuro.
A princípio não é proibido dirirgir durante a gestação. Mas o melhor é já conversar com sua médica desde o início do pré-natal para saber qual a opinião e recomendações dele sobre esse assunto.

 Afastar o banco para trás até o limite em que ela continua alcançando os pedais, manter a barriga o mais longe possível do volante. 
Se for passageira, fazer o mesmo para se afastar do painel.

Se o carro tiver volante regulável, elevar o máximo para tirar da frente da barriga. 
Em algumas situações é melhor não dirigir:

1. No terceiro trimestre de gravidez, já que nesta fase a barriga estará muito próxima do volante mesmo com o recuo máximo do banco;

2. Após longo período de jejum. Assim, sempre que precisar comparecer ao laboratório para coleta de exames que exijam período longo sem comer, por exemplo, a grávida deve ser passageira. E a não ser nesses casos, nunca sair para dirirgir sem ter feito uma refeição. E levar lanchinhos!!

3. Quando estiver muito calor, pois qualquer grávida já tem tendência à queda de pressão e mal estar e isso se agrava com o calor excessivo;

4. Se os pés estiverem muito inchados impossibilitando o uso de sapatos fixos aos pés para dirigir;

5. Quando houver intercorrências, como enjôos, vômitos, câimbras e/ou ameaça de aborto;

6. Se estiver com algum problema de saúde como pressão alta, diabetes, etc.

Evitar longas distâncias, se estiver tomando remédios que deem sono.

Ah, e grávidas respondem legalmente igual quem não está grávida, hein? Cuidado redobrado!!



Levar sempre em local de fácil acesso o seu cartão de gestante, que tem todas as informações sobre sua gestação. 
Espero ter ajudado.
Abraços


.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Higiene íntima e momento tiete da Ingrid Guimarães

Pessoal,

Pedrinho voltou para escola essa semana depois de mais de 10 dias sem ir por a conta da doença. A gripe que virou internação pela crise de asma o afastou das suas atividades. E esta semana estamos com uma hóspede, é a Angelina, uma bonequinha que as crianças da classe dele cuidam e cada semana um dos amiguinhos leva para casa. É tão fofo!! Ele me lembra de dar leite, trocar fralda, ler história. Ontem a Angelina foi para casa da Vovó Tatá. Almoçou, brincou, tocou instrumentos. É bem bacana esse interesse em cuidar de outro ser sendo despertado desde cedo.

E hoje estive em um evento de lançamento de um produto novo de higiene íntima.  Fui convidada como especialista para esclarecer dúvidas sobre o que pode e o que não pode fazer na hora da higiene. Quando conheci a Ingrid Guimarães, deixei de lado a Bárbara médica e tietei mesmo a garota propaganda da marca. Ela é linda, engraçadíssima e super simpática. Já era fã, fiquei mais!


 Mas voltando ao tema, é incrível como todo mundo tem muitas dúvidas sobre esse como fazer a higiene íntima, inclusive nós ginecologistas. Cada dia surgem novos produtos, as necessidades são diferentes com essa vida corrida. E por isso a FEBRASGO, que é a federação brasileira das associações de ginecologia e obstetrícia desenvolveu um guia de higiene íntima para nós ginecos, já que na literatura médica ainda não há consenso sobre um monte de coisas.

Aqui algumas das perguntas que surgiram lá transformei em dicas:

-Não devemos lavar em excesso, mas também é preciso lavar cuidadosamente cada dobrinha da região íntima.
-Usar preferencialmente produtos desenvolvidos para região íntima. Evitar produtos muito perfumados, coloridos, isso inclui inclusive papel higiênico colorido e perfumado, viu?
 - Sempre fazer xixi após as relações sexuais e preferencialmente tomar um banho.
- Não deixar calcinha secando no banheiro. Até podemos lavar no banho, mas depois é muito importante levar para área de serviço. De preferência para secar ao sol.

Foi uma manhã diferente e muito agradável.

Abraços




 

Cisto de ovário

Pessoal, 
Este feriado estivemos no Complexo do Rio Quente. Tivemos alguns problemas com a prestação de serviço no hotel e também nos parques. Mas o importante foi ver o quanto o Pedro se divertiu e depois de ter estado tão doente, foi incrível vê-lo correndo, mergulhando e brincando sem se cansar para respirar. 

E hoje, na semana do dia das mães,  escolhi um assunto que é talvez um dos mais frequentes no consultório e que em alguns casos pode atrapalhar a fertilidade e para as que já são mães pode atrapalhar a qualidade de vida por conta de dor e até cirurgia, tirando tempo precioso dos filhotes.  E falando em tempo com filhotes, olhem que graça, a concentração do Pedrinho observando essa ave no mini zoo que há dentro do Hot Parque.

 Cistos de ovário

Os cistos ovarianos são sacos cheios de líquido que se desenvolvem dentro ou sobre o ovário . Eles podem acontecer em mulheres de qualquer idade, inclusive crianças, mas é muito raro. Algumas mulheres com cistos ovarianos têm dor pélvica ou sensação de pressão , enquanto outras não têm nenhum sintoma. Também há as mulheres que vão apresentar como sintoma períodos menstruais irregulares. Em casos graves eles podem se romper e será necessária cirurgia de urgência.

Felizmente, a maioria dos cistos ovarianos não necessitam de cirurgia e não são um câncer.  O tamanho é variável: de menos de um centímetro a mais de 10 centímetros.

Eu mesma tive um cisto anos antes de decidir engravidar e felizmente se resolveu sem tratamento cirúrgico. 

CAUSAS
É preciso levar em consideração se a mulher ainda está na fase reprodutiva da vida ou se já passou da menopausa. 

Mulheres na fase reprodutiva da vida
-Ovulação - cisto ovariano "funcional" desenvolve-se quando um folículo (óvulo) cresce, mas não se rompe para liberar o ovo. Esses cistos geralmente desaparecem sem tratamento. Devem apenas ser acompanhados.

-Cistos dermóides - também conhecidos como teratomas e são um dos tipos mais comuns de cistos encontrados em mulheres entre 20 anos e 40 anos. Um cisto dermóide é composto por células germinativas do ovário e podem conter dentes , cabelo e gordura . A maioria deles são benignos, mas raramente , eles podem ser cancerígenos.

-Síndrome dos ovários policísticos (SOP) - As mulheres com SOP podem ter muitos pequenos cistos . Esses cistos não precisam ser removidos, mas as mulheres com SOP podem precisar de tratamento para outros problemas de SOP , como períodos menstruais irregulares . O que pode gerar inclusive dificuldade para engravidar.

-Endometriose - Mulheres com endometriose podem desenvolver um tipo de cisto de ovário chamado de endometrioma, ou cisto de chocolate. Muitos desses casos deverão ser tratados com cirurgia e também com medicações para bloquear a menstruação.

- Câncer - O câncer é uma causa relativamente incomum de cistos ovarianos em mulheres. Devemos ficar mais atentas quando a são cistos em mulheres que já passaram da menopausa. 
Embora o câncer de ovário não seja a causa mais comum de cistos ovarianos , muitas mulheres que são diagnosticadas com um cisto ficam preocupadas com um possível câncer.

O câncer de ovário é mais provável em mulheres que têm:

- A predisposição genética para o câncer de ovário (por exemplo , história familiar de câncer de ovário ou outros tumores )
- A história prévia de câncer de mama ou câncer gastrointestinal.

Citei aqui apenas alguns tipos de cistos, porém, existem diversos outros e os tratamentos são muito variáveis e devem ser individualizados, levando em consideração diversos fatores pessoais. Portanto a consulta médica é indispensável.

Os cistos ovarianos nem sempre necessitam de tratamento. Em mulheres na pré-menopausa, os cistos ovarianos, muitas vezes resolvem por conta própria dentro de um a dois meses, sem tratamento. Em mulheres na pós-menopausa , cistos ovarianos são menos propensos a se resolver e muitas vezes precisam ser operados .

O mais importante é manter visitas regulares a sua ginecologista e se estiver com dor, irregularidade da menstrual ou crescimento da barriga, procure sua médica a qualquer momento para uma investigação. 

Abraços