Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Desabafo de uma ginecologista

Pessoal, 

Amo minha profissão. Mas sempre tive dificuldade em lidar com a morte ou casos de câncer sem me envolver pessoalmente, talvez por isso eu tenha escolhido uma especialidade que envolve o início da vida e mesmo dentro da minha subespecialidade em ginecologia, meu grande foco está em doenças benignas como pólipos e a endometriose. 

Mas quando  se faz consultório e se lidera uma equipe de Ginecologia de um grande hospital é preciso lidar com essas situações frequentemente. Faço isso com todo amor que tenho no coração,  porque se eu me descobrisse com câncer hoje, acho que mais do que um médico extremamente técnico ( isso seria o básico! É nossa obrigação como médicos oferecer as melhores práticas!), eu gostaria que a equipe médica me tratasse como gente, gente digna, sabe? Que me acolhessem, me olhassem no olho, talvez me abraçassem se eu estivesse sozinha...porque eu estaria com medo, porque sou mãe e meu filho ainda precisa muito de mim, porque sou esposa, porque sou filha e não é justo filhos irem antes dos pais, porque tenho ainda muitos sonhos, porque estou ainda na casa dos 30 e tantos e essa idade não é idade de se ter câncer, aliás nunca deveria ser hora de ter câncer.  

Então, hoje estou aqui só para desabafar... para confessar que mesmo sendo médica, entendendo um monte sobre doenças e tal, sou igual a todo mundo e fico com raiva do Universo quando isso acontece e acontece muito mais do que gostaríamos. Hoje estou triste por conta de duas desses mulheres. Uma com câncer de mama e outra com  câncer de colo do útero, mulheres na casa dos 30, dessas como eu, filhas, talvez mães, com sonhos e uma vida inteira pela frente. 

De acordo com o site do Inca, as estimativas de novos casos em 2106 no Brasil para colo de útero são 16.340 e de mama 57.960. Muito triste, né? 

Muitos desses serão tratados e curados graças aos avanços da medicina e a tantos ótimos profissionais pelo Brasil!! Torço por cada uma, hoje especialmente por essas minhas duas queridas! 

Desculpem já começar o ano com assunto triste, mas início de ano é tempo de renovação, de colocar a casa em ordem. Por isso, só queria aproveitar para pedir que você faça seu preventivo, não deixe de colher seu exame de Papanicolau uma vez ao ano, ok?

E se já tiver 40 anos ou mais faça a mamografia. Casos de câncer de mama antes dessa idade são infrequentes. Se você for a consulta de rotina anualmente e fizer o auto-exame todo mês já estará fazendo sua parte!! 

Grande abraço!

Bárbara A. Murayama



Um comentário:

  1. Parabéns por ser uma medica tão humana =**** Sinto falta de médicos assim ultimamente. Que em 2016 Deus lhe encha de muitas bençãos e que lhe dê forças para fazer o seu melhor sempre.

    Bjs

    ResponderExcluir