Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

É carnaval...dicas para mulherada curtir sem ficar doente!

 Olá Pessoal, 


O carnaval chegou!!

Acho que nunca contei aqui, mas foi em um carnaval, neste da foto, que decidimos que queríamos engravidar! Então, tenho um carinho especial pelo Carnaval de 2010! Depois da folia em Salvador, voltamos e dois meses depois eu estava grávida, esperando o Pedro! Na foto uma das minhas melhores amigas e os nossos maridos. Ela é uma das madrinhas do Pedro, mas mora em NY, nos vemos menos do que gostaríamos...ai que saudades!

  E esta semana já atendi muitas mulheres com problemas relacionados a folia pré-carnaval dos "Bloquinhos" que aconteceram todo o final de semana passado por aqui, então resolvi escrever algumas sugestões para curtir o carnaval sem trazer de lembrança algum problema de saúde. Adoro carnaval desde criança... herdei essa paixão da minha mãe, carnaval não tem idade! Quem gosta, gosta e pronto! Com filho pequeno, aproveitamos bloquinhos, clube ou apenas para curtir ao máximo os dias de folga com ele na praia ou piscina, afinal, quem tem filho pequeno sabe que é sempre uma folia!

E até por gostar tanto dessa época, gosto de orientar minhas pacientes para que possam curtir a folia sem ficarem doentes!! 
Infecção de urina, corrimentos variados e algumas doenças sexualmente transmissíveis são os problemas mais comuns de quem abusa, além de gente querendo dar um jeito para a menstruação não descer no meio da bagunça o que pode se transformar em irregularidade menstrual e até gestação indesejada. Entre outros...
Tem também as grávidas que estão querendo mostrar a barriga na avenida! Mas precisam tomar alguns cuidados especiais!

Roupas frescas, bem arejadas para todo mundo! Evitar tecidos sintéticos! A grávida costuma sentir mais calor por efeitos hormonais, então não esquecer prendedores de cabelo, aproveite para enfeitar muito!! Sapatos devem ser sem saltos fino e firmes ao pé, já que a gestante tem mais risco de cair, porque há mudança do eixo de equilíbrio durante a gravidez. 
Se a folia for ao ar livre, todas devem se proteger do sol: protetor solar, chapéus, bonés, óculos de sol e até sombrinhas de frevo estão valendo! As grávidas podem ter algum mal estar por conta do calor, então é bom evitar aglomerações e ter sempre um plano para uma saída emergencial. 



A gestante precisa descansar sempre que sentir vontade, na medida do possível. E descansar com as pernas elevadas. Evitar ficar muito tempo em pé. Usar calcinhas apropriadas que ajudam na sustentação, pode ser bacana. 
O descanso  é essencial para as grávidas, mas todas as mulheres devem descansar para repor as energias e manter a resistência do organismo. Quando não dormimos uma boa noite de sono e não nos alimentamos bem, nossa imunidade cai e viramos alvo fácil para doenças! Então se a farra for noturna descanse um pouco mais de dia. 
Alimentação ideal: Essa dica também vale para todas, mas as gestantes precisam ficar ainda mais atentas!
 Comer a cada 3 horas com alimentos variados e frescos. Ingerir muitas frutas, saladas, mas sem deixar de ingerir carboidratos - preferindo alimentos de farinhas integrais e também proteínas, preferindo as carnes magras. Deve-se evitar frituras e alimentos crus fora de casa. Vale coisas fáceis de carregar como frutas secas, barrinhas de cereal e/ou de proteínas, frutas como maças por exemplo.

Além de muita água, água de coco, sucos naturais e picolés. Limonadas, e outros sucos de frutas ácidas, são ideais para grávidas que estejam sofrendo com os enjoos. E claro, para as futuras mamães, não consumir bebidas alcoólicas. Nem uma cervejinha! Não há dose segura para o bebê!
Para as grávidas, o ideal é curtir a folia em locais que tenham uma estrutura boa. Mulher grávida precisa sentar de vez em quando, precisa ir ao banheiro muitas vezes e pode se sentir mal com muito calor e aglomeração.
Então, pular Carnaval em clubes parece uma boa opção. Caso opte por Carnaval de rua, a gestante deve se certificar que haverá locais como restaurantes e bares para usar de base para ficar à vontade. Camarotes também podem ser uma boa pedida.
É importante levar a carteirinha de pré-natal, verificar com seu obstetra se tudo bem cair na folia, cartão do plano de saúde (se tiver), usar meias elásticas, de acordo com a orientação médica. E verificar onde fica o posto médico mais próximo em caso de necessidade. Se estiver em outra cidade é importante também saber onde fica o hospital mais próximo.

Para a mulherada que não está grávida, tentar seguir esses cuidados básicos de descanso e alimentação é sempre bom! Para o carnaval de rua, se possível andar com um pacote de lencinho de papel descartável( não é lencinho umidecido, ok?) para usar nos banheiros públicos que frequentemente não tem papel. Não segurar o xixi muito tempo e beber muita água, ainda mais se estiver ingerindo bebidas alcoólicas. Mas sem excessos, ok?
Se for ter relações sexuais, usar camisinha!! Ande com a sua na bolsa, use! não é vergonha usar camisinha! DST não tem cara, qualquer um pode ter!!! Lembrem-se também que sexo oral e sexo anal transmitem doenças igualmente!!!E precisam de preservativo! 

Evitem ficar com roupa molhada muito tempo, isso aumenta a chance de corrimentos por fungos! 

E quem está para menstruar e quer evitar, tente conversar com sua ginecologista para ver se é possível fazer algo assim em cima da hora e se não há contraindicação! Não tome medicação, nem imende cartelas de pílula sem orientação médica, isso pode gerar problemas. 

Desejo a todos um lindo carnaval de folia ou de descanso!!! Aproveitem muito, mas com responsabilidade!







Nenhum comentário:

Postar um comentário