Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

terça-feira, 9 de novembro de 2010

A importância da alimentação no período gestacional

Estou passando por um momento um pouco delicado de minha gravidez. Algumas contrações fora de hora e a descoberta de diabetes gestacional estão me fazendo diminuir meu ritmo de vida e também manter uma dieta bem regrada, já que os exercícios físicos que sempre pratiquei tiveram de ser suspensos por conta do repouso.

Por isso, aproveitando a oportunidade, resolvi postar um texto escrito por minha amiga querida e nutricionista Débora Rosa, que vem me ajudando enormemente neste período.

Tenho certeza que irão gostar! Logo, logo escreverei um pouco mais sobre diabetes, atividade física na gestação e sobre essa questão tão difícil, mas muitas vezes necessária, do repouso, como parte do tratamento para algumas situações.


A importância da alimentação no período gestacional

É sabido que alimentação saudável durante o período gestacional é fundamental para uma gravidez bem-sucedida e tranquila. Alimentando-se de forma correta, a futura mamãe terá ganho de peso adequado às recomendações obstétricas e prevenirá deficiências de vitaminas e nutrientes que, potencialmente, prejudicam o desenvolvimento do bebê, além de favorecer o retorno ao peso habitual no pós-parto.

A alimentação da gestante deverá seguir as recomendações da pirâmide dos alimentos, salientando-se a importância do acréscimo de algumas porções para suprir as necessidades aumentadas de nutrientes importantes para a formação e desenvolvimento do bebê e, ainda, garantir o estado nutricional da gestante.

As necessidades protéico-calóricas devem ser adaptadas após minuciosa avaliação nutricional da gestante, tendo em vista fatores como idade, peso pré-gestacional, paridade, ganho de peso em outras gestações, atividade física praticada e atividade laboral, entre outros.

É fato que as recomendações em relação a alguns nutrientes também aumentam durante a gravidez, pois fazem parte da formação e do crescimento do bebê, principalmente cálcio, fósforo, vitamina D, vitaminas do complexo B (em especial, B1 e B12), ácido fólico, zinco e ferro.

Alguns alimentos merecem atenção especial nesse período. Entre eles estão as frutas frescas, leite, queijos, carnes, verduras, cereais integrais e oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas...). São alimentos absolutamente essenciais na dieta da gestante, já que fornecem boas doses de vitaminas, minerais e fibras.

Algumas verduras, como o espinafre, são excelentes fontes de ferro e ácido fólico, que é um nutriente indispensável para a formação do sistema nervoso fetal. Frutas cítricas oferecem grandes quantidades de vitamina C, favorecendo o aumento da absorção de ferro. É indispensável que se coma ao menos quatro porções diárias desse grupo de alimentos, de preferência crus e, sempre que possível, com casca.

Salmão, bacalhau, truta, camarão, mexilhões, ostras – conhecidos como pescados – são uma saborosa e saudável opção ao tradicional franguinho grelhado, especialmente no verão, quando compõem pratos leves e saudáveis.

Vale lembrar que cada gestante possui uma necessidade nutricional, e o estado nutricional pré-gestacional da mulher pode interferir no processo normal da gestação. Gestantes que apresentam uma reserva inadequada de nutrientes, aliada a uma ingestão dietética insuficiente, poderão ter comprometimento do crescimento fetal e, consequentemente, do peso do bebê ao nascer.

A alimentação equilibrada ainda é a melhor forma de preservar o estado nutricional da mãe e do bebê. Além de prevenir carências e excessos nutricionais, garantem a manutenção das reservas maternas para boa recuperação no período após o parto e durante o aleitamento. Converse com seu obstetra ou consulte uma nutricionista para uma gravidez saudável e tranquila.

Débora Rosa de Oliveira - CRN3 15.777
ENE – Equipe de Nutrição Especializada
http://www.ene.bio.br/

2 comentários:

  1. Os ajustes na sua alimentação farão toda a diferença, amiga. Sem dúvida !!
    Guenta ai que tá acabando.... rs
    Beijos.

    Vou passar o endereço do site novo, ok:
    www.espacoene.com.br
    ou
    www.twitter.com/espacoene

    ResponderExcluir
  2. Débora, ainda não tinha visitado seu novo site! Adorei. Parabéns! Várias receitas gostosas, qualquer dia desses irei me arriscar!Beijo
    Bárbara

    ResponderExcluir