Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Moderação nas festas de fim de ano

As festas de fim de ano estão chegando. Nós, grávidas, devemos tomar alguns cuidados nessa época para não termos problemas depois. A começar com os preparativos.

Todas nós queremos e precisamos fazer muitas comprinhas, e para tanto muitas caminhadas em shoppings e lojas de rua são necessárias. É importante manter-se bem hidratada (tenha sempre uma garrafinha de água à mão) e alimentada. Não descuide dos lanchinhos a cada três horas, sempre com alimentos leves e saudáveis.

Com o calor – que nós sentimos dobrado! –, a pressão arterial da gestante, que já costuma ser mais baixa, normalmente, pode ficar ainda mais baixa e provocar mal estar e até desmaio. Então, vá às compras com roupas leves e sapatos baixos e confortáveis. E não esqueça de passar muito protetor solar!

O ideal é não sair sozinha, pois, se algum imprevisto acontecer, você tem a quem recorrer! E, quando chegar em casa, repouse um pouco: por as pernas para cima evita o inchaço delas. Se possível, aproveite e tire um bom cochilo.




Comprinhas feitas, casa arrumada, chegou a ceia de natal e Réveillon! Dezenas de quitutes, delícias que só passam pela nossa frente nessa época do ano... Mas atenção! Mesmo que sua gestação esteja transcorrendo sem problemas, não abuse nem coma por dois! Por outro lado, não vamos passar vontade, né? Que tal, então, comer pequenas porções? Acho que essa é uma boa dica para não deixar passar nenhum prato gostoso.

Bebidas alcoólicas, porém, estão mesmo fora de cogitação. Não há dose segura para o bebê. Por isso, este ano, meus brindes serão com água ou suco! Acho que vou conversar com a Débora, minha amiga nutricionista, e ver se ela nos dá umas dicas de coquetéis sem álcool. Assim fica mais divertido e seguro!

Com todos esses cuidados, é só esperar o nosso presente do Papai Noel chegar. Que, este ano, não poderia ser mais especial!

2 comentários:

  1. Olá!! Gostaria de agradecer por sua participação em meu blog e aproveitar para parabenizá-la. Penso em ter filhos somente daqui há alguns anos mas já vou me mantendo preparada por aqui!!
    Grande beijo,
    Polly.

    ResponderExcluir
  2. Que honra ser consultada para sugerir um pouquinho de diversão, segurança e doses de saúde para as futuras mamães aqui nesse espaço!!

    Seguem abaixo algumas sugestões de coquetel sem álcool e smoothie (bebida mais espessa, ideal para o verão, de baixa caloria, rica em nutrientes feita a base de fruta, gelo, açúcar ou adoçante com ou sem iogurte para aumentar a cremosidade).

    *----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*

    1-)Smoothie de manga

    1 unidade(s) de manga em cubos grandes
    1 unidade(s) de banana
    1/2 copo(s) de iogurte natural ou frozen Activia
    1 copo(s) de suco de laranja
    6 pedra(s) de gelo

    Preparo:
    Misture o suco de laranja, o iogurte e a banana até que misturado bem. Em seguida adicione os cubos de gelo e a manga. E misture até que fique homogênea. Sirva bem gelado.
    Não é necessário acrescentar açúcar.

    2-) Smoothie de morango

    ½ xícara (chá) de morangos congelados
    ½ xícara (chá) de gelo triturado
    1 colher (sopa) de mel
    1 copo de iogurte natural ou frozen Activia
    ½ xícara (chá) de suco de laranja

    Preparo:
    Coloque o morango no congelador por cerca de 2 horas. Coloque em um liquidificador todos os ingredientes, começando pelo suco de laranja, depois pelo iogurte, gelo e morangos. Bata em velocidade máxima. Se necessário, desligue algumas vezes o liquidificador e mexa bem o líquido com uma colher.
    Sirva bem gelado!

    3-)Suco de uva especial
    1 copo de suca de uva orgânico
    1 copo de água de coco
    1 fatia de abacaxi picada
    Gelo
    Açúcar ou adoçante, se necessário

    Preparo:
    Liquidificar todos os ingredientes, exceto o suco de uva. Acrescente-o por último e apenas envolva o suco de uva com uma colher à mistura. Não liquifique novamente.
    Sirva gelado.

    4-) Coquetel sazonal

    1 colher de sopa de framboesa
    1 colher de sopa de mirtilo
    1 colher de sopa de amora
    4 unidades de morango
    Água
    Gelo
    Açúcar ou adoçante, se necessário

    Preparo:
    Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir gelado.

    5-) Coquetel energético:

    1 sachê de polpa de açaí
    6 a 8 caroços de uva verde
    1/2 manga Tommy
    Água de coco
    Gelo
    Açúcar ou adoçante, se necessário.

    Liquidificar primeiramente a polpa congelada de açaí com agua de coco. Depois de obter um suco acrescente os demais ingredientes e por ultimo acrescente o gelo e o açúcar. Prove antes de adoçar.
    Sirva gelado e mais espesso que um suco tradicional.

    *----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*-----*

    As frutas além de fornecer boas doses de vitaminas e minerais, são leves, de fácil digestão e ainda oferecem boas doses de frutose (açúcar da fruta) que auxiliam na manutenção e reposição da glicose sanguínea, prevenindo hipoglicemias e episódios de fome fora de hora.
    Essas bebidas são super indicadas para os brindes de final de ano, mas também para os intervalos entre as refeições para compor os lanchinhos intermediários.
    As misturas são infinitas e a sua criatividade é o limite. Acho pouco provável uma mistura nova não dar certo, afinal serão somadas apenas frutas e não existe fruta ruim.

    Ah, e não deixe de provar o coquetel sem açúcar. É bem provável que, dependendo da mistrua, não seja necessária a adição de nenhum adoçante!

    Boas festas!!

    ResponderExcluir