Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Tabagismo e gravidez

Pessoal,

Por conta do nascimento do Pedro, acabei esquecendo deste artigo que escrevi para seção de saúde da revista Caras que saiu na edição do dia 24/01.

Espero que gostem!

Segue o link:

http://www.caras.com.br/edicoes/899/textos/28250/

6 comentários:

  1. Olá Dra Bárbara, td bem?
    Acabei de conhecer o seu blog e estou adorando as informações.
    Sou dentista, tenho 31 anos e estou grávida de 2 meses. Tenho tantas dúvidas!!! Estou toda atrapalhada com tudo e fico preocupada achando q tudo pode interferir na formação do bebê...
    No momento, meu maior problema está sendo acne! Sempre cuidei da minha pele com ácidos, cremes, etc... Suspendi tudo e a coisa complicou. Estou parecendo um chokito, principalmente na região do queixo, com lesões inflamadas... Um terror! Sei que a saúde do meu bebê é muito mais importante do q minha pele, mas é tão chato ficar "feia" no momento mais feliz da minha vida. Minha GO disse q posso usar secativos com ácido salicilico, mas qd fui comprar, ví na bula q não era recomendado p gestantes. Comprei um sabonete a base desse ácido + enxofre (Salder S), será que pode fazer algum mal? estou usando 2x por dia e sinto q está melhorando, mas me preocupa.

    Ufa... Tenho milhares de outras dúvidas, mas farei depois para não te sobrecarregar já q vc tem o Pedro e deve estar mais enrolada do q eu rsrsrsrs.

    Obrigada pelo blog!!!

    Beijos,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  2. Vanessa,

    Fico feliz que esteja gostando do blog.
    Parabéns pela gestação! É seu primeiro filho?
    Seja bem vinda a esse mundo da maternidade!

    Quanto a tratamentos durante a gestação, o ideal é evitar ao máximo medicações durante os primeiros 3 meses, quando necessário, sempre sob orientação médica. E em caso de acne, procurar um médico dermatologista, que é o especialista em pele, para acompanhamento em conjunto com a sua obstetra durante o pré-natal.

    Em relação a medicamentos, não posso orientá-la a usar ou não sem avaliação durante consulta.

    Espero ter colaborado!

    Envie suas dúvidas sempre que quiser, tentarei ajudá-la na medida do possível, dentro das limitações éticas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá, Dra. Bárbara, tb sou dentista e gostaria de saber se podemos continuar tirando rx dos nossos pacientes normalmente durante a gestação?? Abçs, Karen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Karen. Obrigada pela visita.

      Todo e qualquer exame com radiação deve ser evitado, se possível, durante a gravidez. Se for indispensável, deve se proteger o abdome com equipamento apropriado. Sempre que possível evitar o primeiro trimestre. Em caso de dúvidas, não hesite em ligar para o obstetra da sua paciente.
      Boa sorte!

      Abraços
      Bárbara Murayama

      Excluir
  4. Olá! Tambem sou dentista e estou gravida, mas minha preocupacao é se eu posso executar exames de rx. Trabalho em um local onde a sala de rx é fechada, com as paredes revestidas por chumbo e com um visor na porta. Disparamos o raio do lado de fora dessa sala. Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla, obrigada pela visita e parabéns pela gestação.
      O ideal é que a gestante proteja o abdome para se expor a radiação quando o risco benefício valer a pena. Teoricamente você está protegida, mas todo cuidado é pouco quando o assunto é gestação. O ideal, em minha opinião, seria que você pudesse trocar de função com algum colega durante o período da gravidez, já que não há estudos suficientes que demonstrem a quantidade segura. Mas converse com sua obstetra e veja qual é a opinião dela.

      Boa hora!

      Abraços

      Excluir