Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

domingo, 6 de março de 2011

Quarentena

Atendendo ao pedido da Sâmia, seguidora fiel do blog, seguem algumas orientações sobre essa fase.

Assuntos que precisam ser aventados quando o assunto é quarentena pós- parto:

Alimentação da mãe: o aleitamento nos deixa mortas de fome e sede, mas é importante pensar bem nos alimentos e bebidas que vai ingerir durante esse período para produzir um leite rico em nutrientes, evitar as cólicas do bebê e também ter energia para agüentar todo o trabalho. É preciso ter uma alimentação saudável e variada. Evitar alimentos como chocolates, café e refrigerantes. Também há algumas evidências que leite e derivados, além de produtos com trigo possam aumentar as cólicas. O ideal é ter orientação de uma nutricionista também nessa etapa.

Sexualidade: a prolactina, hormônio do leite, tem como um dos efeitos colaterais, a diminuição da libido, junte a isso a privação de sono e algumas dores nas mamas e também na cicatriz do parto. Fica difícil sentir algum tesão com tudo isso, não é? O ideal é esperar o sangramento acabar para começar a pensar em retomar essa atividade. Isso costuma acontecer após 30 a 40 dias.  Nessa fase, já estamos um pouco mais adaptadas a rotina e é importante pensar um pouco mais no maridão que, em geral, é deixado bem de lado até então.

Atividade física: teoricamente após 15 a 20 dias o corpo já se recuperou do parto, mas o parto não é um procedimento como outros, envolve todos os cuidados com o bebê. Então acho interessante aguardar 1 mês e meio a dois para recomeçar. E sempre recomeçar aos poucos, respeitando seus limites.

Menstruação: Depois que o sangramento pós- parto acabar, nem sempre a menstruação voltará ao normal no mês seguinte, principalmente para aquelas que estiverem amamentando, porque a prolactina também ajuda no bloqueio da menstruação.

Método anticoncepcional: mas não se iluda, a prolactina alta não é método anticoncepcional. Antes de iniciar sua vida sexual, converse com sua médica sobre o melhor método anticoncepcional para essa fase.

E falando especificamente das dúvidas da futura mamãe Sâmia:

  1. Lavar os cabelos está liberadíssimo, mas você vai ver que isso vai ser um luxo que você não vai se dar todos os dias.
  2. Quanto a pegar friagem, a última coisa que precisamos nessa fase é ficar doente. Então cuidados como se manter agasalhada se estiver frio, tentar dormir o máximo que puder e ter uma alimentação saudável é primordial.
  3. Sopinhas podem fazer parte do cardápio, mas não como único alimento.

Um comentário:

  1. Obrigada pelo post, gostei muito! Com certeza vai ajudar muitas mamães de primeira viagem que ficam sendo bombardeadas com informações que, nem sempre, tem muita qualidade.

    ResponderExcluir