Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Isoimunização na gravidez

 Olá pessoal,

Desculpem a demora, Pedrinho anda tomando todo o meu tempo...estamos nos divertindo muito! Altas gargalhadas!Peito a cada 3 horas! 

Mas vamos a um assunto sério...incompatibilidade de sangue entre mãe e bebê.

Recebi uma pergunta de uma gestante e acho que a dúvida dela pode ser a de outras pessoas, então resolvi escrever sobre esse assunto.

Quando a mãe tem o sangue tipo “Rh negativo” é preciso ir atrás para saber se o pai da criança é Rh positivo, caso não haja como saber, consideramos como se fosse para conduzir o caso.

A prevenção com a “vacina” (imunoglobulina anti Rh) deve ser aplicada para evitar a doença eritroblastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido que acontece quando uma mãe Rh- que já tenha tido contato com sangue Rh+ em parto, aborto anterior ou sangramento durante a gravidez, por exemplo, vai dar à luz uma criança com Rh+. 

Essa doença é bastante grave, em resumo, o organismo da mãe cria anticorpos contra as células do sangue do feto podendo causar até a morte dele.

Então afinal quando deve ser prescrita a vacina??

Sempre após o parto quando a mãe for Rh-, se o bebê for Rh + para prevenir a doença na próxima gestação.  A maioria das maternidades já faz a tipagem sanguínea dos recém nascidos de rotina e disponibiliza a medicação se for necessário.

Uma primeira dose da vacina pode ser feita durante a gravidez quando a mulher estiver com 28 a 34 semanas de gravidez. Essa dose durante a gestação reduz a chance da mãe produzir esses anticorpos contra o bebê de 2 para 0,1%. Eu mesma, sou Rh- e meu marido Rh+ e com 28 semanas eu tomei vacina e repeti a dose no pós parto, já que foi confirmado que o Pedro é Rh + como o pai.

Quando a mulher sofre um aborto espontâneo ou induzido também deve ser vacinada. Ainda há controvérsias quando o aborto acontece com menos de 12 semanas de gestação, mas a partir de 3 meses, sempre devemos vacinar, a 
não ser quando o marido for também Rh -.

E quando a mulher está grávida, sofreu um aborto no passado ou gestação nas trompas e não foi vacinada?

Já na primeira consulta de pré-natal é solicitado exame da tipagem sanguínea e se for Rh -, solicitamos um exame chamado coombs indireto, que vai servir para controlar se a gestante está ou não produzindo os anticorpos contra o bebê.

Esse exame deve ser feito periodicamente durante os 9 meses (eu costumo solicitar uma vez por mês,mas isso fica a critério de cada médico e da disponibilidade de fazer o exame) e a qualquer sinal de alteração, exames mais específicos para verificar se o bebê está bem devem ser realizados.

O mais importante como sempre é fazer um pré-natal bem feito e esclarecer suas dúvidas com sua obstetra, só assim doenças como essa podem ser evitadas ou ao menos controladas.







2 comentários:

  1. Muito bom texto, conheço algumas mães Rh- que não tem essas informações.

    Bjos

    Elaina #amigacomenta
    http://www.vidademae.net/

    ResponderExcluir
  2. Olá Barbara, sou Rh- e só descobri após o nascimento da minha segunda filha, que apresentou eritroblastose fetal no momento do parto. Ela nasceu sem sequelas. Gostaríamos muito de ter mais um filho e tenho receio, já que agora sei do problema. Na sua matéria, vc diz que é possível ir controlando os níves dos Ac da mãe. Vc acredita que a vacina possa ser usada durante a gravidez para ajudar no controle dos anticorpos e manter o coombs indireto sob controle? Ou apenas a cordocentese poderá ajudar o feto? Abraços, Priscilla

    ResponderExcluir