Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

sábado, 25 de junho de 2011

Vacinação da mulher:antes, durante e após a gravidez

Olá pessoal,


Depois de um longo período sem escrever, volto com um assunto que considero muito importante e que acaba sendo deixado de lado por muitas mulheres: a própria vacinação. Ou por medo de agulha ou por achar que aquelas doenças não irão acontecer com a gente, a verdade é que tem muita mulher(inclusive eu!) com a própria imunização fora de ordem.

Depois que viramos adultas deixamos de nos preocupar com isso, né? No máximo uma campanha de rubéola e gripe porque falam que pode prejudicar o bebê ou febre amarela quando se vai viajar.

Aí vem a gravidez e como a maioria das futuras mamães só começa o pré-natal já grávida, acaba que durante a gestação só se faz o reforço da antitetânica e a dose da gripe.

Então o lindo bebê nasce e vira prioridade absoluta!Só pensamos no pequeno ou na pequena e em suas vacinas ...que são muitas!Nas reações que podem ter e esquecemos que...

 Cuidar da nossa saúde é parte essencial do cuidado dos nossos filhos.
É a maior prova de amor!

Quando muito a puérpera, como é chamada a recém mãe, volta à obstetra para ver se ficou tudo bem em relação ao parto e para conversar sobre anticoncepcional. Muitas vezes até o exame de Papanicolau é deixado de lado e fica atrasado.

Mas a vacinação da mãe nessa fase, se não foi feita antes, é muito importante não só para proteger-se, mas também para proteger o pequeno durante principalmente o primeiro ano de vida. A mãe é a pessoa que mais fica com o bebê e, portanto é a principal fonte de uma possível doença.

As doenças que podem ser evitadas através da imunização são muitas.

Então a mulher que pretende engravidar e a que teve bebê deve receber as seguintes vacinas: (de acordo com o consenso de elaborado pela Associação Brasileira de Imunização juntamente com a FEBRASGO – Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.)

1.       Tríplice viral- que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.
É contraindicada durante a gestação.
2.       Hepatite A e B – existem vacinas separadas para cada uma e também uma que combina as duas proteções. A gestante que ainda não tiver sido imunizada deve tomar apenas contra hepatite B durante a gestação.
3.       Tríplice bacteriana - contra difteria, tétano e coqueluche para todas as mulheres. A gestante que não estiver com esquema vacinal completo deverá ser vacinada apenas contra tétano e difteria durante a gestação.
4.       Varicela (catapora): todas as mulheres, inclusive as que tiveram bebês. Mas é contraindicada durante a gestação.
5.       Gripe: todas as mulheres devem tomar uma vez por ano.
6.       Meningite C: mulheres antes da gravidez ou depois que tiverem bebê. Para gestantes pode ser considerada em situações especiais pela obstetra.
7.       HPV: antes ou depois da gravidez. Contraindicada durante a gestação.  

  Como viram, há algumas vacinas que não devem ser aplicadas durante a gestação e como depois com o bebê, tudo fica mais difícil, o ideal é se programar e manter a carteirinha de vacinação sempre em dia para o caso de engravidar sem planejamento. Além do que são muitas picadas, já que algumas devem ser aplicadas em duas ou 3 doses com intervalo entre elas.

Então procure sua ginecologista, leve sua carteirinha para que ela possa ver o que precisa ser feito e boa vacinação pra todo mundo!

Eu vou aproveitar a vacinação de 5 meses do Pedro essa semana e começar a atualizar as minhas!

Abraços



Nenhum comentário:

Postar um comentário