Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Tem coisa que é melhor saber antes de precisar

Oi pessoal,

As últimas semanas tem sido bastante agitadas, Pedrinho comendo papinhas no almoço e jantar, muita novidade, a cada 3 dias em média introduzo um novo alimento e sexta-feira foi dia de aspargo!

Passei o dia na Clínica Gergin e quando estava há 2 quarteirões de casa a Maria, babá do Pedro liga e pergunta se eu já estava chegando, disse que sim, achei um pouco estranho, porque eu havia falado com minha mãe, que também estava com o Pedro, há poucos minutos. Ao chegar em casa, não sei de quem era a pior cara...Olhei para o Pedro e ele estava praticamente desfalecido. Minha mãe contou que ele acordou vomitando do cochilo e já havia vomitado duas vezes.

Naquele momento passaram mil coisas pela minha cabeça de médica NÃO pediatra que sou e mãe de primeira viagem.

Resolvi dar o peito, já que o lanchinho estava atrasado 30 min, ele pareceu aceitar, meio sonolento e ainda pálido, mas minutos após  2  grandes vômitos em jato. Que cena horrível! Que medo!

Liguei para o pediatra e para o pai e a resposta foi: "corre pro PS!"

Só que " Corre pro PS!" em São Paulo, sexta -feira às 17h, não é tão simples assim para quem não tem um helicóptero!

E nesse momento percebi que tem coisa que é melhor saber antes de precisar:


Qual PS? Nessas horas a gente precisa de algo bom e rápido, então resolvi levar para o São Luiz Itaim, tinha impressão que lá não tinha PS infantil, mas marido e pediatra apoiaram a decisão e pra lá fui com um bebê mal... 30 min depois, confirmei minha suspeita, nada de PS pediátrico e agora?? Pedi o carro pro manobrista que disse que demoraria porque já tinha ido pra garagem e teria que dar a volta no quarteirão.

 Quando o carro chegou, resolvi atravessar a cidade e ir para o Einstein, onde sabia que poderia ser atendida e onde o nosso pediatra trabalha, mais 40 min...até que foi rápido...fui falando para minha mãe prestar atenção se o Pedro se mantinha respirando já que depois de 10 min já não conseguia mantê-lo acordado.

Ao chegar, entrei pela entrada mais longe do PS sem querer, já não conseguia raciocinar, corri com o Pedro no colo sem nem olhar muito pra ele, quando cheguei para a enfermeira da triagem disse meio gritando" meu filho está passando mal, está quase desmaiado!!", foi quando olhei pra ele e o pequeno sorria pra mim com as bochechas mais rosadas do mundo!

Ufa! Nesse momento quem quase desmaiou fui eu... de alívio, lágrimas escorreram pelos rostos das três: eu, Maria - a super babá que nem hesitou quando perguntei se ela podia ir junto pro hospital, mesmo atrasando seu horário e a Vó Maria Altair. Mesmo assim, passamos por consulta e o Pedro estava ótimo, ficou a hipótese de intoxicação pelo aspargo.

Mas a lição mais importante que tirei disso tudo foi que é preciso descobrir quais hospitais em São Paulo têm PS infantil que o nosso convênio ofereça cobertura ou se você não tem convênio, onde é o PS infantil público mais próximo. Porque na hora do desespero não sobra tempo pra pensar nessas coisas, é preciso ter isso a mão, assim como o documento do bebê e a carteirinha do convênio dele.

E quanto ao aspargo...não vai entrar no cardápio de novo tão cedo, né?

Obrigada as Marias da minha vida!

Abraços

8 comentários:

  1. Oiee,

    Hoje tb passei um susto, não igual ao seu mas, relacionado á saúde...
    Estes são sempre os piores, né? Qdo ;e com o filho da gente dá uma sensação de impotencia enormeee!! E um medooo!!
    Como eu sempre fui muito neurótica, antes mesmo de o meu 1 bb nascer ja sabia onde era tudo, o Hosp Sta Catarina tb tem ps pediátrico, excelente!
    Sempre corri pra lá qdo precisei!!
    Ainda bem q foi só um susto, né?

    Bjos!

    Loreta #amigacomenta

    @bagagemdemae
    www.bagagemdemae.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esses sustos são desesperadores não?

    Mas concordo com vc, temos que saber para onde correr em caso de emergência.

    Como sempre fui precavida (digo trágica e desesperada!) na primeira consulta do Davi eu já perguntei a ela qual melhor hospital deveria correr nesses casos. Ela me sugeriu o Samaritano, que tem um excelente PS pediátrico e o Sabará, que é um hospital só pediátrico. Então são essas minhas 2 opções.

    Mas tb não fica muito perto de casa , uns 15 min de carro à noite/madrugada, de dia não tenho nem idéia! Então tenho outras opções mais perto pois meu filho é muito alérgico e ele já teve uma crise de edema de glote…vc imagina meu desespero…então vou em um hospital menos renomeado só para esses casos extremos.

    E qdo viajo a 1a coisa que faço é verificar todos os hospitais que meu plano cobre e qual a distância que ficam do hotel, pois vai que precise, não precisa procurar na hora do desespero!

    Bjos

    Elaina Furlan #amigacomenta
    http://www.vidademae.net/

    ResponderExcluir
  3. Aspargo???????? Nem eu como!! O Antonio não recusa nada, mas a Cecília só gosta de falar que gosta de cenoinha!!!!
    Ainda bem que ele ficou bem!!!
    bju
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  4. Mãe é fogo, né? Eu lendo e apavorada com td. Só descansei qndo cheguei na parte das bochechas rosadas :)
    Mas isso dos saber onde lenvar o bb é importante mesmo, parece que na hora do susto não conseguimos pensar direito.

    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  5. PUTZ!!!
    Olha que vc é médica! mas nessas horas como vc falou a gente esquece de tudo, quer apenas q nosso filho sorria fique bem...
    E nada de aspargo (nem sei o que é isso) na dieta!!
    Saúde pro pequeno, e espero que já tenha achado todas as informações sobre hospitais por ai!
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. Pois é, meninas, na verdade, acho que essa falha na minha organização aconteceu justamente por eu ser médica e meu marido também. Vivemos dentro dos hospitais, o pediatra do Pedro é também nosso amigo pessoal, então era como se essas informações já fizessem parte, mas não faziam e descobri da pior maneira...por sorte, tudo acabou muito bem!Obrigada pelo carinho!Abraços

    ResponderExcluir
  7. Eu digo "Casa de ferreiro espeto de pau "!

    Beijos
    Lorena

    ResponderExcluir
  8. sustos assim acontecem. mas é bom que a gente aprende. não sei onde vc mora mas o são luiz do itaim é jóia tb. já trabalhei lá. sou enfermeira e tb tenho uma filhinha que já me deu vários sustos rs .
    Daiane www.fadadosbrincos.com.br

    ResponderExcluir