Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Ser neta, ser filha, ser mãe...

Olá Pessoal,


Hoje estou com o coração apertadinho! Nada com o Pedrinho, este está ótimo!!!Enorme! Com um monte de dentes nascendo...


Minha avó materna, Dona Ana, tem 95 anos e é portadora de Mal de Alzheimer, a doença já está avançada e nos últimos 10 dias ela piorou de maneira gritante. E aí, hoje tirei a manhã para visitá-la e receber a nova cuidadora, já que sou eu quem gerencia essas funcionárias. Tive um choque, não ía lá há uns 15 dias e a encontrei apática, sem qualquer reação...fiquei conversando com ela mesmo sem qualquer resposta, lembrando de tantos momentos bacanas que passei com ela, ou só em sua casa com primos e tios, passei seu batom ( ela sempre foi muito vaidosa), arrumei seus cabelinhos brancos, troquei sua blusa do pijama por um casaquinho...e fiquei ali contando histórias de mãos dadas com ela. Não sei se essas atitudes fizeram mais bem a ela ou a mim...Só depois do meio dia ela abriu os olhinhos e até ganhei um sorriso


E isso me fez refletir e por isso o post, que antes de sermos mães dos Pedros, Julias, Marias Eduardas, Joaquins...somos filhas e muitas, como eu, ainda tem o privilegio de serem netas. Muitas vezes, na correria da nossa maternidade, esquecemos disso e deixamos de lado essas incríveis relações familiares, que acredito serem tão importantes quanto as com os filhotes. Mais que isso, dar a oportunidade aos nossos filhos de conviver, brincar e aprender com seus avós e bisavós é maravilhoso!


A Dona Ana teve 6 filhos e criou mais 2, sempre foi uma gerreira, cuidou do meu avô Juquinha que viveu 8 anos com sequelas de múltiplos derrames cerebrais, sem deixar que ele tivesse nenhuma escara (feridas por ficar muito na mesma posição). E hoje é ela que precisa de cuidados, mais que cuidados, que poderiam ser dados por qualquer profissional da área, ela precisa e merece todo o carinho que puder receber dos filhos, netos e bisnetos...E graças a Deus, ela tem o mérito de ter construído uma família linda e pode contar com cuidados diários de duas das suas filhas (minha mãe e minha madrinha) e semanalmente ou sempre que precisa dos demais familiares que vivem em São Paulo.


Essa estrutura me conforta, porque envelhecer não é o problema, o difícil é envelhecer só...e isso a Dona Nanã não está!!

2 comentários:

  1. Me emocionou demais, isso tudo é verdade. Nos consolamos com as notícias e agradecemos a Deus porque por causa dessas notícias psicologicamente e no coração estamos bem próximos.
    Beijos Magnólia

    ResponderExcluir
  2. Esse post me fez lembrar minha avó, que tb cuidou de mim para minha mãe trabalhar..nossa, ela tá tão velhinha, lembro como era agitada na minha infância, brincava comigo, assistíamos tv..
    Lindo ver que sua avó tem esse amor de sua família, parabéns! Elas merecem o melhor nesta idade.
    Bjs!

    ResponderExcluir