Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Rabanada sim, exagero não!

Olá Pessoal,


Amanhã já é Natal!!Esse ano voou, esse talvez tenha sido o ano mais intenso da minha vida até hoje. O Pedro veio como meu maior tesouro, mas algumas situações muito tristes como o assassinato dos meus tios em um assalto, a descoberta da doença celíaca na minha vida e o avanço da doença demencial da vovó tornaram 2011 um ano que vai sem deixar saudades...


Mas como aqui é um espaço para  a saúde! Seja com boas novidades sobre o Pedrinho, seja com dicas para uma gravidez saudável, resolvi escrever sobre um assunto que nenhuma mulher gosta muito...a balança!!!


Muitas mulheres acabam aproveitando a gravidez para descuidar dos cuidados com alimentação, ainda mais nessa época do ano, com tantas delícias à mesa. Mas isso é um grande erro. Porque o ganho excessivo de peso durante os nove meses pode ter influência negativa para o bebê e também para a mamãe, durante a gestação e para o resto da vida dos dois.



Há boas evidências de que o peso pré-gestacional materno e  o ganho de peso na gestação são fatores importantes na determinação do peso de nascimento do baby.Por sua vez, o peso ao nascer tem um grande impacto nas taxas de mortalidade neonatal, e também parece afetar a saúde dos nossos pimpolhos ao longo da vida, incluindo seu peso adulto.

 Como exemplo, baixo peso ao nascer, pode influenciar os riscos futuros da criança de desenvolver diabetes, hipertensão e doença cardiovascular.

Ganho excessivo de peso materno durante a gravidez também pode ser um precursor da obesidade da mamãe depois da gestação, além de diversos problemas ao longo dos 9 meses, como a préeclampsia, diabetes gestacional e com isso maiores riscos como trabalho de parto prematuro, entre outros.

Gente, não é pra me xingar! 
Sei que devem estar pensando ao ler esse post:
" Não tinha dia pior pra escrever sobre isso?!Bem na véspera da ceia de Natal?!"
Mas a idéia é exatamente lembrar as futuras mamães que devem pegar leve! Lembrem-se de mim  e desse post quando pensarem em comer a segunda rabanada e sejam fortes resistindo as tentações!hehehe  
Quem não tem restrições alimentares, pode comer de tudo, mas com cautela!A regra de comer a cada 3 horas continua valendo, então não deixe de ingerir frutas, sucos durante todo o dia.

Ah, e claro! Nada de bebidas alcoolicas, né?
Queria também aproveitar para agradecer cada uma de vocês que acompanha o blog e que me escreve e-mails e comentários com dúvidas, dicas ou simplesmente elogios! Quem me conhece sabe o carinho que tenho por esse espaço. A vocês meu muito obrigada!! 
Desejo a vocês e suas famílias um excelente Natal! Muitas realizações para 2012, com gestações saudáveis para quem está tentando engravidar! Com mais tempo para ficar com os pequenos para quem já tem filhos! 




E continuamos nos vendo por aqui...

Grande abraço




3 comentários:

  1. Sempre é bom lembrar que grávida não pode tudo,rsrsrs...
    Post muito bom...
    Bjs,feliz ano novo!!!
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  2. Oi Barbará.
    Adorei o post. Na gravidez temos todas as desculpas, né? Comer por 2, desejos, mas depois a gente vê o tamanho do estrago rs.

    Bjs e feliz natal atrasado
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. É isso aí meninas!!Obrigada pelo carinho!!
    Boas festas!!E juízo!heheh
    #amigacomenta

    ResponderExcluir