Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

domingo, 11 de março de 2012

Pizza sem glúten

Pessoal, já comentei aqui que sou portadora de doença celíaca, aquela doença em que a pessoa não pode NUNCA MAIS comer nada que contenha glúten. O glúten está em tudo feito com trigo, malte e cevada.

Descobri essa doença dois meses antes de engravidar do Pedro por causa de uma tosse crônica que não ía embora. E como não tinha outros sintomas, não segui muito a dieta, até que em agosto do ano passado tive uma crise super forte de dor, foram 4 meses de dores intensas. E então passei a seguir a risca a dieta. Desde essa época não como mais nada com farinha de trigo...ou seja, MUUUITA COISA!!

Acabei descobrindo um mundo de produtos sem glúten em prateleiras de lojas de produtos naturais e cada dia mais nos grandes mercados também é possível achar macarrão sem glúten, entre outros produtos. Mas tirando os macarrões, os demais produtos, como pães e massas para pizza deixam bastante a desejar. E só dá para comer essas coisas feitas em casa, os restaurantes paulistanos não estão preparados para nos receber. Tirando o Outback e o America que tem cardápios explicando o que se pode e o que não se pode comer, nos demais restaurantes passa-se apuros, principalmente por conta de contaminação. Ex: uma batata frita ( que não tem glúten) feita no mesmo óleo da coxinha (que tem glúten) não pode ser comida por um celíaco. Sentiu o drama?

E o pior dessa doença é que ela, em geral, começa na infância. Imagine que dó, seu filho não poder comer nada em festinhas infantis? Imagine o dia-a-dia dessas crianças. Para mim é chatíssimo, mas sou adulta, né?

Mas ontem tive uma alegria enorme, descobri uma pizzaria que faz pizza sem glúten!!

No site deles não está descrito, mas ligando lá, falei com o Fernando, um rapaz super simpático que explicou que é só ligar até às 18h para que eles possam preparar a massa especial.

Fomos até lá e depois de 7 meses ( o que para uma paulistana, é uma eternidade), comi uma pizza deliciosa!!Nenhuma diferença da massa com farinha de trigo. Sem contar que o ambiente é super aconchegante.

Quem criou a receita foi o dono do local, um senhor muito gentil, que explicou que eles limpam o forno antes de assar a pizza especial para evitar contaminação.

Então, para quem é celíaco, tem filhos celíacos ou conhece alguém, fica a dica:
 Apenas para deixar claro, não estou ganhando nada divulgando o estabelecimento, apenas fui ao lugar e realmente gostei. Sem contar que, até o momento, foi a unica pizzaria com pizza sem glúten que ouvi falar aqui em São Paulo.

Boa semana a todos!

3 comentários:

  1. Vocês conhecem alguma pizzaria que forneça pizza sem glúten aqui no Rio de Janeiro?
    Obrigada! Cristina

    ResponderExcluir
  2. Olá Cristina, obrigada pela visita. Infelizmente não conheço, mas se ficar sabendo eu conto por aqui, ok? Se você descobrir também nos conta...abraços

    ResponderExcluir
  3. Nossa.. achei o blog procurando informações sobre gravidez! Estou tentando engravidar faz um tempo,mas até agora nada!!! Adorei.. já favoritei!!! Hoje estou no 28 dia do meu ciclo que SEMPRE foi de 28 dias certinho ou até antes, mas esse ciclo ta todo diferente. acho que no 23 ou 25 dia do ciclo saiu umas manchinhas rosinhas clara tipo hidratante, depois parou não veio mais nada fiquei sequinha. Daí no 27 dia veio a borra de café só que beeeem aguada e hoje no 28 dia q era já pra estar um sangue BEM vivo a borra veio pela manhã e agora a noite, mas escura e em maior quantidade. Sinto fisgadas na barriga mas as cólicas que sempre sinto ainda não senti. Tô me sentindo úmida. Talvez amanhã que o 29 dia a menstruação venha! Mas ta tudo tão diferente q fico pensando q talvez possa ter dado certo!! em fim... esses sintomas são normais??

    ResponderExcluir