Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

terça-feira, 7 de agosto de 2012

ENCONTRO COM PROFESSOR MICHAEL SANDEL

Pessoal,

Hoje tive o previlégio de ouvir um dos Professores mais importantes da atualidade. Para quem nunca ouviu falar, o Professor Michael Sandel é professor de Harvard e tem um dos cursos mais disputados por lá: Justiça.


Veio ao Brasil para algumas palestras, esteve sábado em Fortaleza, hoje por aqui e amanhã estará em Brasilia.

Ele é um filósofo político e seu assunto preferido gira em torno da ética, justica e corrupção não só na política, mas no nosso cotidiano.

A palestra foi incrível!! Muito bom ouvir alguém de boas idéias e muito conteúdo falar, né?

Mas o que isso tem a ver com o nosso blog que é sobre maternidade??? TUDO!!
Ele nos questinou sobre diversos temas controversos que colocam em cheque nossos valores e nos fazem pensar e discutir.

Contou sobre uma experiência que fizeram nos EUA em que ofereceram em algumas escolas 2 dolares por livro lido para cada aluno para incentivá-los a ler mais. O que acham disso? Certo? Errado?Fariam com seus filhos?

Aqui em casa a tática para fazer o Pedro gostar da leitura é simples: lermos. Nós lemos muito, livros infantis e adultos, livros médicos ou não. Todo dia. Ele já tem seus livros preferidos e nos divertimos juntos com isso! Esperamos que ele goste de ler simplesmente porque é divertido, como nós aprendemos com nossos pais que também adoram um livro.

Nos questionou sobre as diferenças gritantes entre salários de jogadores de futebol de alto nível e professores escolares.

Não desmereço nenhum esporte, muito pelo contrário, sempre pratiquei e quero muito que o Pedro tenha oportunidade de conhecer esportes. Ele já identifica o futebol como "gol", o basquete como "cesta" e todos os esportes de raquete do tênis de mesa, passando pelo frescobol e tênis como "ping pong". Estamos tentando assistir o máximo possível as Olimpíadas com ele porque sempre gostamos, são lindas histórias de disciplina, superação, trabalho em equipe. Ele já grita Brasil quando alguém faz ponto, não importa o time...hehehe

Mas aprenderá que nenhum profissional no mundo pode ser mais importante e mais valorizado do que o professor. Sem eles não há atleta, não há médico, não há bombeiro. Sem professores eu não poderia estar aqui escrevendo e tampouco você aí lendo.

Outro assunto aventado, entre tantos, foi a sustentabilidade, não como preservação da natureza por si só, mas no sentido amplo de darmos bons valores a nossos filhos, ajudando-os a se tornar cidadãos para que as próximas gerações tenham um mundo melhor.

Enfim, ficaria horas escrevendo e contando sobre essa incrível experiência. Provavelmente eu e meu marido éramos os únicos médicos da audiência. Fomos por termos lido o seu livro mais famoso por acaso:  "Justiça: O que é Fazer a Coisa Certa". Esse tipo de experiência nos enriquece como seres humanos e isso é sempre benvindo, né?

Boa noite, hoje o livro de cabeceira já é o novo dele: “O que o Dinheiro não Compra”


2 comentários:

  1. Ai queria ter ido!
    Puxa!!!
    Avisa da proxima vez por aqui.
    Beijo
    Saudades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Lorena, saudades também!!! Pois é, foi realmente incrível. Se ficar sabendo de uma nova visita dele, aviso com certeza. bjs

      Excluir