Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Dúvidas das leitoras parte 2

Pessoal, continuando as respostas as perguntas. Lembrando que essas orientações não substituem a consulta médica. Para um tratamento, uma investigação de um sintoma é preciso agendar uma consulta com sua médica o quanto antes!

Vamos lá:

Sangramento irregular
"Olá boa tarde, tenho 32 anos e venho por meio desta tirar uma dúvida: meu ciclo menstrual está durando em média 24 dias, venho observando que quando a menstruação inicia eu vejo que demora em torno de 5 dias para descer o sangue e fico mais 5 dias menstruando, isso é normal? Não faço uso de anticoncepcional e nem DIU, nenhum tipo de método contraceptivo e não estou com vida sexual ativa"

Resposta:  Querida leitora, pelo que descreve o padrão da sua menstruação está diferente, mesmo se mantendo a cada 24 dias. É importante que procure sua médica para investigar as possíveis causas, que vão desde alterações hormonais, até mesmo um pólipo endometrial, por exemplo, entre outras causas. Você provavelmente fará exames de sangue e de imagem, a começar pelo ultrassom, depois do exame ginecológico em consulta é claro. Leve exames anteriores a consulta se tiver e as datas das menstruações anotadas.


Amenorréia secundária

"olá,tenho 36 anos e a 6 meses eu estou sem menstruar,tenho hipotireoidismo desde dos 19 anos,meu ginecologista já me deu provera para tomar e nem cossegas fez efeito,agora me deu premarin por 10 dias depois tomar mais 4 provera novamente,ele me disse que se eu não menstruar tenho que esperar mais 2 meses para começar a fazer exames pra ver se estou entrando na menopausa,só que estou preocupada,porque posso engravidar e não quero mais ter filhos,ja tenho duas meninas e já sou até vó,mas também ando me sentindo meio mal,com muitas dores nas costas inchaço nas pernas,pés e na barriga,estou preocupada comigo,no momento estou sem tempo para procurar um médico fora,pois trabalho muito,mas gostaria de saber se é normal tudo isto estar acontecendo,pois acredito que sou nova d emais para estar entrando na menopausa,ha me esqueci de uma coisa a 5 anos atrás isso já aconteceu comigo mas naquela época ele não quis nem fazer algum exame,simplismente fiquei 10 meses esperando menstruar e o que ele fez mandou eu voltar a tomar os anticoncepcional novamente,mas depois disso praticamente e não ficava menstruada,parava o intervalo e só dava pra qver que estava menstruada por que saia uma sujeirinha na hora de me limpar quando fazia xixi,por favor me diz alguma coisa,muito obrigado,achei esse endereço numa pagina na internet e foi muito boa a matéria que li,novamente obrigado e espero o seu retorno."
 Resposta:  Querida leitora, obrigada pelo contato. Fico feliz que tenha gostado da matéria. Quando uma mulher que já menstruava, fica sem menstruar naturalmente por 3 meses ou mais, chamamos isso de amenorréia secundária. São muitas as causas. Desde o hipotireoidismo desregulado, até mesmo uma menopausa precoce. É preciso uma investigação detalhada. Para isso, precisa ir ao médico. Sei que, às vezes, não temos tempo para nada, mas saúde deve ser prioridade!! E se não está satisfeita com o seu médico, procure outro profissional. O importante é se cuidar o quanto antes. Boa sorte!

Data da menstruação

"Dra. Barbara, Bom dia! Haveria possibilidade de tirar apenas uma dúvida? Olha só: Uma mulher que tem sua menstruação super regulada. Menstrua doto dia 30 de cada mês. Porém, o mês de fevereiro tem 28 dias. Qual o dia da menstruação no mês de fevereiro? Desde já, muito obrigado e parabens pelo seu trabalho. 
 Favor, me ajude nesse assunto."
 Resposta:  Querida leitora, se o ciclo é de 30 em 30 dias, independente do mês ter 28, 30, 31 dias é só seguir a contagem no calendário, o mês vai mudar, mas o importante é o número de dias entre as menstruações. Provavelmente nesse mês com menos dias, a menstruação acontecerá por volta do dia 2 de março. Mas pequenas variações, podem acontecer, sem que isso seja um problema.

Espero ter ajudado.Abraços

4 comentários:

  1. Oi, tenho um corrimento, branco, as vezes fica amarelo, e tem um mal cheiro, mim sinto muito mal com isso. Estou gravida de 5 messes esse escorrimento pode afetar meu bb? Recentemente descobri que eu peguei herpes do meu parceiro, apareceu uma feridinha na minha vagina, e mostrei a minha obestetra. Mais ela não mim explicou sobre o assunto. Eu posso mim curar, meu bb corre algum risco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita e parabéns pela gravidez.

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem consulta médica completa.

      Corrimentos devem ser tratados durante a gestação. Procure sua médica para que ela a examine e prescreva a medicação correta, a depender do tipo de corrimento pode ser necessário tratamento do seu parceiro também.

      Quanto ao herpes, se você estiver com lesões quando entrar em trabalho de parto e tiver um parto normal, há risco de contaminação do bebê.

      Aqui no blog eu já escrevi mais detalhadamente sobre herpes, dê uma olhada neste post.

      Abraços

      Boa hora!

      Excluir
  2. Ola dr estou com uma duvida que nao me deixa.minha menstruacao desceu dia 25/01 e foi embora dia 30/01 Mas no mes seguinte eu estava sentindo varios sintomas de gravidez eu estava enjoda esta com colicas leves sentia xeiris que ninguem mais sentia so eu e meu nariz apurado gostos diferentes na boca ok mas quando foi dia 24/02 desceu alguma coisa estranha tipo um sangue na cor vinho amarronzada e ficou durante dois dias lembrando que minha menstruacao e bem reguladinha e tenho vida sexual super ativa nao faco uso de camisinha e nem anti consepcional logo depois dessa suposta menstruacao estou com colicas levez indo ao banheiro fora do normal eu fiz dois exames de farmacia um No inicio do sangramento e outro dois dias depois do sangramento me de algum diagnostico Do que pode ser isso

    ResponderExcluir
  3. Ola....
    Gostaria de esclarecer uma duvida....ganhei meu bebe a exatamente 2 meses e 24 dias, foi cesariana e hoje minha cicatriz esta doendo muito e sangrando um pouco....é normal? Oq o medico me passaria? Fico preocupada....mas so tenho medico daqui a 30 dias
    Obrigada

    ResponderExcluir