Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Transplante de útero

Pessoal, bom dia!!!

Depois de tantas notícias tristes neste final de semana sobre catástrofes naturais, guerras e terrorismo. Vou animar a segunda com uma notícia de ESPERANÇA,  anunciada há dois dias atrás sobre os estudos a cerca de Transplante de útero da Cleveland Clinic, um dos hospitais mais importantes e tecnológicos do mundo.

A ideia é colocar um útero na pelve de uma mulher que tenha infertilidade por fator uterino, ou seja, uma mulher que não tenha útero ou por ter nascido sem ou por ter perdido por alguma doença.



Eles entendem que o transplante será temporário, ou seja, a mulher receberá o útero, engravidá através de fertilização in vitro após um ano e depois da gestação este útero será retirado novamente.
Isso porque, para manter o útero, como qualquer transplante, é necessária uma alta carga de medicações.

A quantidade de mulheres com infertilidade por causas uterinas é desconhecida, mas estima-se que acometa milhares de mulheres. A única opção hoje para estas mulheres terem um filho biológico é a barrriga de aluguel, mas é um processo com burocracia e até proibido em alguns países.

Em setembro de 2015, foram transplantados 9 úteros na Suécia e 5 gestações aconteceram e nasceram 4 bebês. Foi o primeiro estudo que teve algum sucesso no mundo.

Estou otimista que os estudiosos da área estão no caminho certo e esse novo tratamento trará alegria para muitas famílias!! Boa sorte aos pesquisadores e parabéns Cleveland Clinic!! Ainda está longe o dia desta tecnologia chegar ao Brasil, mas para qualquer sucesso, é preciso dar o primeiro passo!!!

Uma semana de muito sucesso e esperança a todos!!!

Segue o link com o artigo completo em inglês:

http://health.clevelandclinic.org/2015/11/uterus-transplant-know-facts-infographic/?utm_campaign=cc+posts&utm_medium=social&utm_source=linkedin&utm_content=151113+uterus+transplant+facts+infographic&dynid=linkedin-_-cc+posts-_-social-_-social-_-151113+uterus+transplant+facts+infographic

Abraços
Bárbara Murayama
Instagram: @barbara.murayama


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário