Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Tríade da Mulher Atleta

Olá pessoal,


Hoje estou com o coração apertado, mas muito feliz!! O Pedro foi para um Day Camp!!! Vai apenas passar o dia em um sítio com a escola, mas ele ainda tem só 4 anos!!! Estou super tensa, mas faz parte deixar voar! Deixar viver, né? Meu bebê está crescendo, parece que foi ontem que estava grávida começando este blog que hoje, infelizmente mal tenho tempo de escrever e responder todas as perguntas que me fazem como gostaria. Ah, abri minha conta do Instagram @barbara.murayama, lá tenho conseguido postar um pouco mais, quem estiver nesta rede social é só me seguir por lá também!



Mas passei hoje para escrever sobre um outro tema que pouco se ouve falar, a Tríade da Mulher Atleta.

1. Distúrbios alimentares. Dietas malucas simples e até anorexia podem acontecer!
2. Irregularidade menstrual. Desde pequenas mudanças até ausência total da menstruação
3. Perda de massa óssea. Pode ser apenas uma osteopenia até a osteoporose.

Imagem retirada do blog http://maratonismo.blogs.sapo.pt/

Quem me conhece sabe que incentivo muito minhas pacientes a praticar atividades físicas até porque eu mesmo adoro me mexer, fico durante a consulta tentando achar opções para quem me conta que não tem tempo, como pular corda, subir escadas, por exemplo....mas precisa de acompanhamento!! Tanto de educador físico, quanto de nutricionista, principalmente quando a mulher começa a querer aumentar a performance. É nessa hora que geralmente os problemas começam a acontecer.

Tenho atendido muitas mulheres com esse quadro e o diagnóstico e tratamento é feito por equipe multiprofissional, envolve exame físico, exames de sangue hormonais e até a densitometria óssea! Inclui gineco, entre outros médicos, nutri, psicólogo, psiquiatra. A equipe necessária depende muito da gravidade do caso.

Mas o melhor mesmo é prevenir, né? Manter exames ginecológicos em dia e antes de começar qualquer atividade física buscar avaliação médica.

Vou voltar ao trabalho porque o dia será longo até a volta do pequeno!!

Beijos!

Bárbara Murayama




Nenhum comentário:

Postar um comentário