Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Estenose do canal do colo do útero

Pessoal,

Dizem que o ano só começa mesmo depois do carnaval, mas para mim esse marco mudou desde que o Pedro entrou para escola. Desde então, o ano começa com o Primeiro Dia de Aula dele. Fico ansiosa, na noite anterior é hora de arrumar a mochilinha nova ( este ano do robô Star Wars), pensar no conteúdo da lancheira, conversar sobre quem será a professora nova, amigos novos, amigos "velhos".

Ele vai para o último ano da educação infantil...como passou rápido!! Achei que teria menos preocupações, que nada, só mudaram...se querem saber, acho que tenho até mais agora que ele está cada dia mais independente! Enfim, ele ficou super bem e o primeiro dia foi um sucesso!!!
Devagar ele vai abrindo os caminhos dele, às vezes recua um pouco, desvia e segue a diante, nem sempre é o caminho mais curto ou o que imaginamos, mas é o dele e o importante é que esteja seguindo feliz! Nossa...essa frase poderia ser sobre a histeroscopia do canal cervical....

Falando em caminhos tortuosos, uma leitora do blog pediu para que eu falasse sobre Estenose do colo do útero. Para quem não sabe, estenose é quando uma parte ou todo o canal cervical está fechado e isso pode impedir ou dificultar o exame de histeroscopia e também pode ser causa de dificuldade para engravidar.

A canal cervical é tipo um túnel que comunica a vagina com a cavidade endometrial (área interna do útero). É através dele que os espermatozóides entram, a menstruação sai.

A estenose ou obstrução pode ser do orifício externo que é o orifício que nós ginecos vemos quando colocamos o espéculo. Já o orifício interno, só vemos durante o exame de histeroscopia. Um dos dois ou ambos podem estar fechados. O canal não é reto, geralmente é torutuoso e pode variar muito o seu trajeto.

A história natural é que esse canal e esses orifícios fiquem cada vez mais fechados com o avanço da idade e a diminuição das taxas hormonais. Isso é pior, geralmente, para mulheres que nunca tiveram partos vaginais. E também para quem precisou realizar curetagens.

Quando essas estenoses acontecem durante a idade reprodutiva, podem atrapalhar as tentantes.
Pode haver estenose mesmo com um fluxo menstrual normal. Pois, por vezes, a estenose é parcial, ou seja, o histeroscópio não passa, mas há algum caminho que o fluxo menstrual encontra para passar.

A estenose se torna um problema quando impede o fluxo menstrual de sair e a menstruação se acumula dentro do útero causando dor. Também quando o canal é tão tortuoso que pode dificultar a subida dos espermatozóides.

Após a menopausa, pode ser um problema caso haja suspeita de doenças na cavidade uterina e o acesso por histeroscopia não seja possível.

A histeroscopia realizada por especialistas bem capacitados resolve a maioria dos casos, apenas alguns precisarão de outras abordagens que deverão ser individualizadas.

Espero ter ajudado!!
Ótima semana a todos!!
Bárbara Murayama

3 comentários:

  1. amei, sei comentário, porem gostaria de saber como funciona o tratamento.

    ResponderExcluir
  2. amei, sei comentário, porem gostaria de saber como funciona o tratamento.

    ResponderExcluir
  3. Minha Mãe é idosa e teve sangramento e depois saiu um coagulo parecido com um pedaço de figado. será que é cancer?

    ResponderExcluir