Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Controle da dor de pacientes com endometriose

Pessoal, 


Todo mundo já teve alguma dor em algum momento da vida. Mas nem todo mundo já teve dores crônicas, ou seja, aquele tipo de dor que dura pelo menos 3 meses. 

Muitas mulheres com endometriose passam anos sentindo dores. A endometriose é uma doença crônica que pode causar cólicas menstruais, dores pélvicas intensas, dores nas relações sexuais, infertilidade. 

Nem sempre é fácil tratar essas dores. Eu já me senti incapaz no dia a dia do consultório algumas vezes, quando minhas pacientes com endometriose demoram a melhorar ou tem uma crise de dor quando eu já achava que estavam bem controladas, mas aprendi a insistir, tentar de outro jeito, dar apoio a elas e aos familiares...às vezes apenas acolher nos momentos mais complicados e estudar e me manter atualizada sempre!!! 



Muitas mulheres, que não tem acompanhamento adequado, se tornam frequentadoras assíduas de pronto-socorros, algumas se tornam dependentes químicas de medicamentos. 

Há muitas faltas ao trabalho, a escola, a faculdade. Há problemas com relacionamentos amorosos, pois a dor também pode ser durante o sexo. 

Então, essas pacientes sofrem com a dor e sofrem com tantas outras questões. E nem vou escrever hoje aqui sobre as questões relacionadas a fertilidade que também são prejudicadas pela doença. 

Atualmente simplesmente com a suspeita da doença através da história clínica da mulher e o exame físico, já podemos iniciar o tratamento clínico da doença. 

É sempre importante ressaltar que qualquer medicamento deve ser tomado sob orientação médica  e a mulher precisa ser acompanhada por um médico. Neste caso, por uma ou um ginecologista. 


Diversas medicações podem ser usadas sozinhas ou associadas. 

Desde antiinflamatórios para controle da dor, medicamentos hormonais- como simples anticoncepcionais de estrogênio com progesterona ou apenas com algum tipo de progesterona. Por diversas vias, desde comprimidos, adesivos, anel vaginal, injeções, dispositivos intra uterinos, implantes e até via vaginal. 

Algumas vezes é necessário uso de medicações com efeitos mais intensos e uso mais restrito como análogos de GNRH que bloqueiam todo o eixo hormonal, causando uma situação de menopausa temporária. Essas pacientes podem ter sintomas como se estivessem menopausadas e é importante pensar em realizar terapia hormonal para proteger os ossos e deixá-las com menos sintomas de fogachos ( calorões) por exemplo, entre outros benefícios. 

Muitas vezes, é preciso realizar cirurgia. Mas as cirurgias, por mais bem feitas que possam ser feitas, não são curativas!!! São parte de um processo de controle da doença. 

A paciente precisa manter o tratamento clínica até entrar na menopausa. 
Poderá ter momentos da vida com melhor controle e outros momentos mais difíceis. Por isso é muito importante ter uma médica em quem confie durante todo o tempo. 

Algumas opções não medicamentosas podem ser associadas para controle da dor e da ansiedade gerada pelos problemas associados, como acupuntura, psicoterapia e fisioterapia do assoalho pélvico. Existem fisioterapeutas especializadas em endometriose, que muito nos ajudam!

Manter atividade física regular e hábitos alimentares saudáveis sempre trará benefícios. 

Mantenha visitas regulares a ginecologista! Faça seus exames de rotina! E fale para os homens que você ama também se prevenirem, afinal estamos no Novembro Azul!!!

Abaixo duas dicas de restaurantes com comida de verdade super saudáveis e que amamos!! Gente, não tenho nenhum conflito de interesse com esses restaurantes, apenas sou cliente, acho a comida deliciosa e o que é bom, compartilho!

Este primeiro é do Sr. Sergio, um senhor japonês de Hiroshima super simpático que faz grelhados de peixes. Pedro ama, o seu preferido é o salmão, o meu é a anchova!!!




E este é o Lilori, uma padaria/restaurante onde tudo é sem glúten de verdade!! Sem contaminação!! Como muitos sabem eu tenho doença celíaca, então não posso nem chegar perto de nada com glúten que passo mal. 

A primeira vez que fui lá e descobri que podia pedir qualquer coisa do cardápio sem me preocupar... até chorei! Por isso, é claro que amo!!  Eles abriram uma lojinha no Shopping Higienópolis esses dias, que tem menos coisas mas ficou linda! Desejo toda sorte pra eles neste novo endereço!!! Para que continuem fazendo pessoas felizes!!



Grande abraço!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário