Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Perda de peso pode melhorar fertilidade

Pessoal,

Acredito que estejamos todos muito tristes com a tragédia que aconteceu esta semana com o avião da Chapecoense. Ficaremos de luto e abalados por muito tempo. Meus sentimentos a todos os familiares! E como foi linda a homenagem dos Colombianos! Gracias Colombia!


Mas a vida segue. Hoje o post será sem foto, sem cores.

Escolhi falar sobre um tema relacionado a vida, a fertilidade, baseada em um artigo que li esses dias, mas que estava na lista de artigos a serem lidos há um tempo.  

A relação da obesidade e a fertilidade. 

Em uma consulta de rotina ginecológica sempre verifico peso e altura da mulher, também pergunto sobre sua alimentacão, prática de atividade física entre outros hábitos. Isso é importante para que seja possível orientar e estimular mulheres a terem hábitos mais saudáveis. Essa mudança de hábitos terá influência positiva em diversos aspectos da vida. 

Em posse do peso e altura calculo o Índice de massa corpórea:

IMC =  Peso
            Altura²

É sabido que a obesidade (estar com índice de massa corporal - IMC- acima de 30) está associada a um aumento dos riscos de infertilidade e aumento de complicações em de uma gravidez. 

Por esta razão, as mulheres obesas são encorajadas a perder peso antes de tentar engravidar e sempre que vem em consultas de rotina procuro tocar neste assunto, sempre com palavras de incentivo e motivação, porque sei o quanto é difícil mudar hábitos, especialmente quando temos uma rotina corrida. 

 No entanto, o real impacto de programas de intervenção de estilo de vida nesta população não tinham sido avaliados por um grande estudo científico até este momento. Recentemente, um estudo publicado no New England, um dos jornais médicos mais importantes, selecionou aleatoriamente 577 mulheres inférteis (mais de 1 ano tentando engravidar sem sucesso) com IMC ≥ 29 kg / m2 e as colocou em um programa de perda de peso estruturado de seis meses antes do tratamento de infertilidade. 

O grupo de intervenção, ou seja que passou pelo programa de mudança de estilo de vida, obteve maior taxa de gravidez natural (26 versus 16%). 
Outros dados sobre o estudo: 
- Apenas 38% das mulheres atingiram a meta de perda de peso (5 a 10% do peso corporal original) 
- 22% abandonaram o programa, o que limitou a interpretação dos dados. 

De qualquer maneira, mesmo sendo preciso mais estudos a cerca do assunto. Acredito que vale a pena continuar  a aconselhar a perda de peso, mudança de hábitos de saúde, prática de atividade física regular e alimentação saudável para mulheres obesas ou que estejam acima do peso e até as magras mas que não tem bons hábitos, porque é uma intervenção barata, de baixo risco para melhorar a probabilidade de gravidez natural e tem benefícios a longo prazo para a saúde global. 

Esta é a referência do estudo: 
Randomized Trial of a Lifestyle Program in Obese Infertile Women.
N Engl J Med. 2016 May;374(20):1942-1953

Grande abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário