Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Viagem de gestante requer uma série de cuidados



Estive na Espanha para o Congresso Europeu de Endoscopia Ginecológica em Barcelona e em um curso na Universidade de Córdoba, para aperfeiçoamento da técnica de colocação do dispositivo em forma de uma “molinha” que se introduz nas tubas por histeroscopia, para esterilização definitiva – uma alternativa excelente para a laqueadura, já que não requer nenhum corte, nem mesmo anestesia ou internação. Mas não é sobre o dispositivo que eu gostaria de falar hoje. Afinal este é um espaço para quem está formando a família ainda, certo?

Pois bem. Uma viagem para uma gestante requer alguns cuidados, desde a programação. O primeiro é saber se você pode ou não viajar, e essa decisão deve ser tomada em conjunto com seu médico. Em geral, nos casos em que a gravidez se desenvolve sem intercorrências, não há restrições para voos. Na maioria dos casos, gestantes de alto risco – portadoras de pressão alta, diabetes, anemia falciforme, entre outras patologias – podem ter suas viagens contraindicadas pelos seus médicos durante toda a gravidez.

O ideal é não viajar no primeiro trimestre da gestação nem no último – ou seja, o melhor período é entre a 14ª semana e a 27ª. O primeiro trimestre é quando ocorrem os enjoos, e há maior risco de abortamento. Após a 27ª semana, a barriga já está grande e, portanto, há maior desconforto e chances de intercorrências, como rotura prematura da bolsa e trabalho de parto prematuro.

Mas, mesmo no segundo trimestre, é sempre bom conversar com seu médico antes de comprar as passagens. E é sobre esses cuidados que eu quero falar. No meu caso, ainda antes de viajar, me preocupei com um seguro de saúde internacional, já que o meu tem abrangência nacional. Alguns cartões de crédito oferecem este serviço, porém, como não era o meu caso, procurei outro e anotei todos os telefones e demais contatos que podia precisar, colocando todos os comprovantes em uma pasta junto com voucheres de hotéis e passagens.

Como tenho intolerância ao glúten, entrei em contato com a companhia aérea para reservar dieta especial para ida e volta, e aproveitei e informei minha situação de gestante para que, se possível, fosse colocada numa poltrona de corredor e mais à frente, onde há mais espaço para as pernas. O corredor é preferível, pois nós, gestantes, temos vontade de ir ao banheiro infinitas vezes e também devemos caminhar regularmente durante o voo para uma melhor circulação sanguínea.

No próximo post, vou falar especificamente sobre a arrumação das malas, o que não é nada fácil!

2 comentários:

  1. Nos vamos viajar em dezembro.. Estarei de 22 semanas... Vamos aos EUA fazer o enxoval do pequeno... Aproveitando um congresso... Claaaro! Rsrs... Seria legal vc postar umas dicas de enxoval... De lojas aonde vc compra roupas legais para gestantes... Bjo

    ResponderExcluir
  2. Olá, Karina!

    O importante é investir em roupas confortáveis e que possam ser usadas até o final da gestação. É preciso lembrar que a barriga vai crescer e esticar o elástico das calças, levantar a parte da frente das blusas...

    Comprei algumas leggings, que são peças baratas e vão bem com tudo, na Zara. Lá, também, vi alguns jeans com elástico, mas nenhum me caiu bem. E também umas calças saruel. Ainda mais agora, que o verão está chegando, são fresquinhas e dá pra compor em um look para o trabalho.

    Já as blusinhas e as calças jeans preferi as das lojas específicas, que fazem a parte da frente das blusinhas um pouco mais compridas. Assim, é possível usar até o fim da gestação, quando a barriga está bem grande, sem que fique aparecendo o “pé da barriga” sem querer.

    E calças jeans eu encontrei de dois tipos, basicamente: com elástico à mostra e com ajuste interno. Tive dificuldade de achar alguma que caísse bem, acabei gastando um pouco mais em apenas duas de uma marca um pouco mais cara específica para gestante.

    As blusinhas eu comprei em uma outra loja para grávidas, onde encontrei produtos legais com preços acessíveis.

    Outro item que considero importante são os sutiãs: as mamas aumentam de volume durante a gestação também. É uma preparação para o aleitamento materno, tão importante para o bebê de maneira exclusiva até os 6 meses e, depois, até os 2 anos, complementando a alimentação. Então, não dá para usar os mesmos sutiãs de antes da gestação.

    Os ideais são os sem aros, que poderão ser utilizados por mais tempo e não machucam a mama. E, depois do parto, existem os específicos para a fase do aleitamento.

    ResponderExcluir