Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Como lidar com as novas dimensões do corpo na gravidez



Nosso corpo muda bastante durante os nove meses e, para nos mantermos em pé, é preciso fazer algumas adaptações, mesmo para quem não engordou além da conta.

O aumento do peso pelo crescimento do bebê, da placenta, da quantidade de líquido amniótico, da retenção de líquido, o aumento do tamanho das mamas... Ficamos nos sentindo pesadas e, muitas vezes, sem muita noção dos limites do nosso próprio corpo. Isso gera desequilíbrio, e devemos ter atenção para evitar trombadas ou até acidentes, como quedas.

Atividades simples, como amarrar os sapatos, vestir uma calça ou mesmo tomar banho, podem se tornar um grande exercício no final da gestação. Então, devemos tomar alguns cuidados para não ficarmos com arranhões e hematomas – sem contar os prejuízos de quebras de objetos que a barriga vai levando... Aqui vão algumas delas:

- Evite calças que sejam difíceis de colocar. Prefira roupas e sapatos que vestem e calçam facilmente, sem muitas fivelas, amarras...

- Dê preferência a sapatos com solados antiderrapantes, sem saltos.

- Quem já está com os pés inchados deve preferir sapatos abertos, que não apertam.

- Cuidados com móveis de quinas em casa e nos lugares que freqüenta: é muito fácil esbarrar a barriga neles!

- Evite cadeiras e sofás muito baixos ou que afundam, porque, para levantar depois, fica complicado...

- A hora do banho: o chuveiro da minha suíte fica dentro de uma banheira. Então, nessa fase, optei por me mudar para o outro banheiro da casa, para não ter que entrar e sair da banheira a cada chuveirada. Coloquei também um tapete de borracha no Box, a fim de evitar escorregões. E, se for tomar banho de banheira, certifique-se de que não estará sozinha, pois pode ter dificuldade para sair no final.

E, com isso, continuamos como diz a música “pata aqui, para acolá”, até a hora tão esperada, que está a cada dia mais próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário