Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Pós-parto pede atividades leves

O tempo para voltar às atividades vai depender do tipo de parto e da recuperação de cada mulher, individualmente. Em geral, mulheres que tiveram parto normal tendem a estar recuperadas mais rapidamente do que as que tiveram parto cesária. A maioria pode voltar a realizar atividades físicas em um período de 15 a 20 dias depois do parto, mas deve-se consultar a obstetra antes.

O ideal é recomeçar com atividades mais leves e, aos poucos, aumentar a carga dos exercícios. Em geral, recomendo que as mulheres retomem atividades que já praticavam antes e durante a gestação. Eu mesma não vejo a hora de voltar a correr e praticar ioga! Mas tudo ao seu tempo, né?

Para qualquer atividade física se tornar parte da rotina de maneira duradoura, é preciso ser prazerosa. Então, a mulher deve escolher algo que lhe traga bem-estar, em vez de se exercitar por obrigação. Se não praticava nenhuma atividade antes, nem durante os nove meses, ela deve pesquisar e descobrir o que lhe interessa.

Eu sempre gostei de esportes ao ar livre. Por esse motivo, nunca consegui me firmar em musculação na academia, por exemplo. Já esportes coletivos, muitas vezes, são difíceis de encaixar na agenda, porque é preciso agregar outras pessoas... Tudo isso tem que ser pensado na hora de escolher sua modalidade!



A corrida é uma atividade que pode ser adaptada aos meus horários e é praticada ao ar livre. E a ioga, além de fazer bem para o corpo, faz bem para a mente, agregando meditação, respiração e relaxamento... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário