Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Nova contagem regressiva

A contagem regressiva do ano novo acabou – aliás, um feliz 2011 a todos! –, e agora começa a contagem regressiva para a chegada do Pedro. Estou com 36 semanas de gravidez. Então, os preparativos já estão quase todos prontos. É importante deixar tudo à mão, pois nunca sabemos quando o bebê vai resolver nascer.



As roupas do bebê
Já deixei as roupinhas do bebê lavadas com sabão líquido específico, passadas e empacotadas. Os pacotes são importantes porque, na maternidade, entregamos a muda de roupa já organizada para a equipe de enfermagem, a cada troca. Ao todo, fiz seis pacotes.

Em cada pacote coloquei um body, um culote (mijãozinho), um macacão ou um casaquinho (daquele que forma o pagão) e uma fralda de pano grande. Em alguns, coloquei gorro e luvinhas. Como estamos em janeiro, acredito que fará calor. Por isso, preparei conjuntos de materiais mais leves.

Além disso, estou levando três mantas brancas – uma de lã e duas de linha – e algumas fraldinhas de boca pequenas e grandes. Tem também um saco para roupa suja e um kit de pente e escova de cabelo. Os produtos de higiene, fraldas e toalha para o bebê, em geral, são fornecidos pela maternidade. Mas é sempre bom confirmar essa informação com a maternidade que escolher.

As minhas roupas
A minha mala está quase pronta: três camisolas com abertura na frente, calcinhas de pós-parto (que são mais altas na frente e ajudam a firmar a barriga) e sutiãs de amamentação. Existem alguns modelos diferentes... O importante, do ponto de vista médico, é escolher os que para você ficarão confortáveis e deixarão a mama livre, de modo que o bebê consiga fazer a pega adequada. Ele deverá abocanhar todo o mamilo, e não só o bico da mama, e a mama não poderá ficar esmagada pelos elásticos do sutiã. Então, comprei um de cada tipo e vou testar qual prefiro para comprar mais depois.

Há mulheres que não se incomodam em circular de camisola pela maternidade. Nesse caso, é só colocar um robe na mala para receber as visitas também. Como maternidades são meu ambiente de trabalho, me sentiria um pouco desconfortável encontrando colegas de trabalho vestida de camisola. Por isso, estou levando vestidos com abertura frontal para passar o dia, caminhar pelos corredores e receber as pessoas. E é bom levar também a cinta, que poderá ser colocada já no segundo dia depois do parto. Eu prefiro aquelas que são uma calcinha, mas cada obstetra tem uma preferência. Então, antes de comprar, converse com a sua!

Além das roupas para ficar lá os três dias (essa é a média, mas pode acontecer de a internação ser prolongada por qualquer motivo), é preciso uma muda de roupa para sair da maternidade, que deve ser confortável. Tendo passado por um parto, seja normal ou cesárea, você poderá estar com dores, além de ter que amamentar. Então, escolha algo que tenha abertura frontal.

Outros itens importantes
Na frasqueira, não esqueça de colocar os itens pessoais de higiene e absorventes íntimos, pois, após o parto, existe a loquiação – trata-se de um sangramento que faz parte da recuperação pós-parto e dura vários dias, diminuindo aos poucos até cessar. Leve também absorventes para as mamas, que podem ficar vazando leite. E, claro, maquiagem, um kit de emergência para unhas e tudo o mais que você costuma utilizar para ficar mais bonita!

Existe também a mala do seu acompanhante, que é mais simples: uma mala comum para a pessoa passar os três dias com você. Vou aproveitar a mala do marido para colocar os extras: câmera fotográfica, lembrancinhas, porta retrato com foto da gravidez, enfeite de porta, revistas e livros, laptop, carregadores, livro de visitas, quitutes e bebidas para as visitas...

É preciso lembrar ainda de instalar a cadeirinha do bebê no carro. Hoje em dia, não se pode sair da maternidade com o bebê no colo: ele já deverá voltar para casa instalado na cadeirinha.

2 comentários:

  1. Acompanho todas as suas postagens atentamente, sinto como se estivesse saindo de uma consulta com meu médico.
    Parabéns pela iniciativa do blog.

    http://maemeninamulher.blogspot.com/

    Att,
    Sâmia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sâmia, que bom, muito obrigada.Parabéns pelo seu blog e por sua gravidez também, a Cacau é uma fofa!
    Abraços

    ResponderExcluir