Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Obesidade infantil

Pessoal, feliz 2013!!!

O ano começou e estou com pique total. Muitos projetos para o ano novo! Adoro!!

Passamos o Reveillon em um Hotel Fazenda. Agora para o Pedro já é ótimo e para nós é bastante prático, só de não ter que pensar no que vai fazer para o almoço e não ter que dirigir....

Mas algo me chamou a atenção nesses dias que passamos no campo: a obesidade infantil.

Nesses hotéis, quem já foi sabe, é uma fartura só, café, almoço, jantar...tudo bem reforçado e variado.
Mas é de dar dó o número de crianças acima do peso. E aí comecei a reparar no que os pais dessas crianças, que infelizmente pareciam a maioria - pelo menos com algum grau de sobrepeso-ofereciam para elas nas refeições e nos intervalos delas.

Gente, fiquei chocada!! No café da manhã quase ninguém come frutas, só pão, pão, pão, bolos e embutidos.Na piscina, um monte de refrigerante, salgadinhos de saquinho ou frituras como pastéis. Almoço e jantar nada de salada, legumes e muita sobremesa.


Alguém vai falar, mas estamos de férias!! O problema é que provavelmente esse é o hábito diário dessas famílias. E amanhã essas crianças terão diabetes, pressão alta, aumento do colesterol, entre tantos outros problemas que vem junto com a obesidade.

Um dia no jantar uma mãe de uma linda menina de seus 4 anos perguntou o que ela queria, ela olhou as opções e disse:" quero salmão mamãe" a mãe respondeu: " mas não vai querer um pastelzinho de carne?", a menina, " não, mãe, só arroz e salmão" e a mãe insistiu:" mas o pastel está com uma cara ótima". Fiquei triste, porque a menina queria algo saudável e ao invés da mãe incentivar, insistiu em algo nada nutritivo.

Não sou pediatra, nem especialista nessa área, sou apenas uma mãe que entende os benefícios de uma alimentação saudável na infância para uma vida adulta com mais saúde. Em grande parte graças as orientações da minha nutricionista e comadre, Débora Rosa da Nutriterapia.

E esses mal hábitos na mesa geralmente vêm acompanhados de outro péssimo hábito, o de não fazer exercícios. As crianças acima do peso tem vontade de fazer as atividades propostas pelos monitores, mas observei que ficavam cansadas rapidamente e logo buscavam repor as energias com um refrigerante ou um doce.

Sempre questiono minhas pacientes sobre a prática de atividade física e estimulo mesmo, pego no pé, quem é minha paciente sabe disso! E claro também em relação a alimentação saudável, essas práticas saudáveis só trazem benefícios para nossa qualidade de vida.

Feliz ano novo a todos!



2 comentários:

  1. Infelizmente a um bombardeiro incessante da publicidade que hipnotizam os pequenos para consumo de biscoito,doces,salgadinhos etc...
    Na hora das refeições se estabelece uma batalha desigual entre comida saudável e natural contra os mágicos pacotes de algo parecidos com alimentos oferecidos pelos coloridos e estimulantes anuncios da televisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucia, obrigada pela visita!! Concordo com você. E é graças a profissionais como você que conseguiremos melhorar esse futuro para nossas crianças.
      Abraços

      Excluir