Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

terça-feira, 2 de julho de 2013

Vacina HPV

Pessoal,

Essa semana está uma loucura, não se fala em outra coisa no meio da saúde, só sobre a Vacina para HPV que foi liberada pela ANVISA para mulheres acima de 26 anos e que a partir de 2014 será disponibilizada pelo governo na rede pública para meninas de 10 e 11 anos, com autorização dos pais.

É uma grande vitória para saúde pública do país, já que o câncer de colo do útero é o segundo que mais mata no país, só perdendo para o câncer de mama.

O HPV - papiloma vírus humano- é a doença sexualmente transmissível mais comum entre homens e mulheres.

Pode causar câncer dos genitais e verrugas.
Sua transmissão é principalmente sexual, mas também pode acontecer transmissão materno/fetal durante o parto se houver lesões ativas.

Existem mais de 150 tipos de HPV, os principais causadores de câncer de colo do útero são os subtipos 16 e 18 e o 6 e 11 são os principais causadores de verrugas. Esses são os 4 subtipos que são prevenidos pela vacina.

Além da vacina, que já está disponível na rede particular há alguns anos, o uso de preservativo em todas as relações e a realização de exame de Papanicolau anualmente são as principais formas de prevenir.

Mas, atenção, mesmo quem tomou a vacina não escapa do Papanicolau regular e do uso de camisinha, ok? A vacina só previne dos 4 principais tipos, não previne contra todos eles. Além do que, essa não é única DST, né?



Não deixem de fazer seus preventivos regularmente!!! 

Usem camisinha sempre!! 

E vacinem suas filhas!!!




12 comentários:

  1. Boa tarde doutora, gostaria de informações sobre o hpv no anus, dos perigos, tratamento e exames para saber se esta curado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita.
      Não se pode fornecer parecer médico sem avaliação completa em consulta médica.

      O HPV pode causar verrugas na região do ânus e também pode ser responsável por alguns tipos de cânceres dessa região. O tratamento depende do tipo de lesão causada, desde cauterizações até cirurgias.

      Os exames incluem a vulvoscopia que deve ter a região perianal examinada e a anuscopia, que com auxílio de um aparelho avaliará a região interna.
      O diagnóstico final se dá através de biópsia da área alterada.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Bárbara Murayama

      Excluir
  2. BOA TARDE DOUTORA! ESTOU GRÁVIDA DE 37 SEMANAS E DESDE DA 35 SEMANA QUE DE VEZ EM QUANTO SINTO QUE SAÍ UM POUCO DE LÍQUIDO PELA VAGINA, NÃO É O TEMPO TODO,TAMBÉM NÃO É MUITO SÓ SINTO A CALCINHA MOLHADA E NÃO SINTO NEM UM TIPO DE DOR, TENHO MUITO MEDO DE SER LÍQUIDO AMNIÓTICO E VIR A PREJUDICAR MINHA FILHA, JÁ QUE SOU MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM. POR FAVOR TIRE A MINHA DÚVIDA. OBRIGADA. MARIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, boa tarde. Obrigada pela visita e parabéns pela gestação.

      Não se pode fornecer parecer médico sem avaliação completa em consulta médica.

      Na gestação é comum que a secreção vaginal esteja em maior quantidade, principalmente no final, mas é sempre importante que a sua obstetra te examine e tenha certeza que não é líquido amniótico.

      Procure avaliação o quanto antes.

      Boa hora.

      Abraços
      Bárbara Murayama

      Excluir
  3. dotora tire minha duvida minha filha tem hpv e herps vaginal ela pode toma essa vacina da hpv e pode emgravida um dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adria, obrigada pelo contato.

      Não se pode fornecer parecer médico sem avaliação completa em consulta médica.

      Hoje a vacina é indicada para meninas que nunca tiveram a doença. Mas converse com a médica da sua filha, pois após 2 anos sem alterações causadas pelo HPV considera-se cura desta infecção.

      Pode engravidar normalmente, só deverá ficar atenta pois podem aparecer lesões durante a gestação que deverão ser tratadas para não comprometer o bebê durante o parto.

      Espero ter ajudado

      Abraço

      Bárbara Murayama

      Excluir
  4. Olar Doutora Bom dia,meu nome é Luciana ,eu tenho hpv tipo 6 e 11 q sao as verrugas,estou em tratamento e tomei a vacina quadrivalente,sou casada entao quero saber se vou poder engravidar e ter relaçoes com meu marido sem camisinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leitora, obrigada pelo contato.

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      O ideal é que o casal aguarde o término do tratamento para voltar a ter relações desprotegidas e tentar engravidar. Isso leva em torno de 2 anos. Faz parte do tratamento além retirada das verrugas por cauterização ou outras técnicas, o acompanhamento da região por 2 anos. Além de exame do parceiro e uso de preservativo. Também é importante manter a resistência do organismo boa, com atividade física regular, alimentação balanceada, evitar fumo e álcool.

      Converse com seu médico para esclarecimentos maiores.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Bárbara Murayama

      Excluir
  5. Olá doutora.
    Descobri o hpv algumas semanas antes de engravidar e minha go rs recomendou q eu procurasse uma go obstetra p iniciar o tratamento. Porém, a médica q me consultei não quis fazer nenhum tratamento e se quer me examinou. Eu insisti no tratamento pois eu não tinha tantas verrugas antes d engravidar. Elas estão aumentando d tamanho e número. Nao consigo saber disso e nao fazer nada. Não posso esperar até fevereiro pra iniciar um tratamento, já li muitos relatos d grávidas que fizeram o tratamento na gestação. Existe algum risco? Eu marquei outros médicos pra ter uma segunda opinião e encontrar algum q faça o tratamento agora.
    Aguardo. Bjs

    ResponderExcluir
  6. B dia,
    Doutora fiz exame preventivo papa nicolau e acusou uma cevicite, devido minha insistência pedi um exata de captur híbrida, e o exame de alto risco 5,27 e baixo risco 3,74 , góstaria de saber se posso tomar a vacina quadrivalente , ou esperar pelo meu medico, eu o exame papanicolau não dei nenhuma verruga. Aguardo teu retorno. Meu email. Lamitchela@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Dra. Eu estou tomando a vacina hpv, já tomei duas doses falta a última que vou tomar dia 06 de fevereiro, depois de tomar a últimadose,quando posso tentar engravidar? A vacina pode atrapalhar em algo na gravidez? Tem que dar um tempo para tentar engravidar depois de tomar a vacina?

    ResponderExcluir
  8. Ola Doutora fiz uma eletro no meu utero e estou tomando as vacinas pra hpv a cefarix e posso engravidar antes de tomar a ultima dose que falta pra me tomar?

    ResponderExcluir