Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

terça-feira, 22 de abril de 2014

Filho internado, cuidados que a mãe tem que ter

Pessoal,

Feliz Páscoa atrasada!Nossa Páscoa não foi das melhores, o Pedro foi internado na quinta- feira à noite por conta de broncoespasmo, precisou de oxigênio. Como é horrível ver o nosso maior tesouro sem conseguir respirar! Foram 5 dias de sufoco. Sem dormir direito, comendo mal, com o estresse nas alturas. Mas sempre tentando alegrá-lo, sorrindo quando a vontade era chorar e ás vezes chorando e contando a ele que estava triste porque o amo e queria vê-lo bem.



 Ele precisa de mim e do pai, não só durante a internação, mas depois em casa. Então, na verdade, quando nossos filhos ficam doentes precisamos nos cuidar!!Sei que é difícil, morreríamos por eles, mas se ficarmos doentes, só criaremos outro problema, talvez maior ainda.

Portanto, mesmo dessa vez eu não tendo conseguido seguir essas minhas orientações a risca, as darei para que vocês, quando os pequenos ficarem doentes, não caiam na mesma armadilha que eu:

- Se alimentar bem. O velho ditado: " saco vazio não pára em pé" é super válido. Quando filho fica doente, nos preocupamos tanto com que comam um pouco que esquecemos de comer. Acabamos ficando só no lanchinho e em geral, só com porcarias. É preciso tentar manter a rotina de 3 refeições e lanches intermediários saudáveis, além de hidratação. Até porque, criança segue exemplo, se vê os pais comendo e se hidratando, talvez fique mais fácil que ele também o faça melhor.

-Dormir bem. É claro, que com filho doente, seja em casa ou no hospital, falar isso é quase uma piada. Primeiro porque ficamos preocupadas mesmo e muitas vezes não queremos tirar os olhos deles a noite toda. E segundo, que em muitas ocasiões serão necessárias medicações durante a noite.

Porém, precisamos descansar para ter pique e também porque a defesa do nosso organismo se fortalece durante o sono profundo e para isso precisamos confiar e delegar tarefas. A pessoa ideal para isso é o pai. Reveze as noites com ele, ele vai se sentir útil e com certeza não há pessoa melhor para a função do que ele. Se essa não for uma opção por qualquer motivo, quem sabe você tenha uma avó ou a madrinha do seu filho que possa ajudar em algum período do dia ou da noite para você descansar. Quem tem babá, também pode pedir a ela, mas quanto mais tempo a criança puder ficar com os familiares melhor, né?

- Gerenciar estresse e dores no corpo. A preocupação é inevitável, não só com o pequeno doente, mas também com os outros filhos (para quem tem), com o emprego( para quem tem) , com a casa, enfim, motivo não falta. Além do que, se estiver no hospital, o corpo fica em frangalhos por dormir em poltronas ou sofás. Eu pratico Ioga, então tento tirar alguns minutos do dia para fazer um bom alongamento, alguns exercícios de respiração e meditação. Isso não atrapalha a rotina dele e me fortalece.

Quanto ao trabalho, não tem jeito, é preciso ser sincera, falar a verdade para equipe e contar com a ajuda e compreensão de colegas de trabalho, chefes e no meu caso também as pacientes. Ver o que é possível fazer na sua função, Alguns dias talvez tenha que faltar, talvez possa trabalhar de casa, ou ir meio período, enfim, conversando as pessoas se acertam. O importante é mostrar interesse pela sua empresa, pelos seus clientes e equipe sempre, daí quando algo de ruim acontece é mais fácil conseguir a compreensão de todos.

- Lavar as mãos/ álcool gel sempre antes e depois de ficar com o pimpolho. Isso é proteção para ambos.

ALEGRIA, BRINCAR, CARINHO são parte fundamental do tratamento!

Aproveite o tempo que está com ele para curtirem juntos, se ele ainda precisa ficar um pouco de repouso, não precisa ficar só vendo tv ou brincando com eletrônicos como ipad. Aproveite para fazer brincadeiras como:
- ler livros. Alguns que o Pedro adora: Toda coleção da Penélope - eles tem abas para puxar que fazem o maior sucesso! Também o do Grúfalo, Lino....
- Álbuns de figurinha. Para os que gostam de futebol, agora está na época do Álbum da Copa do mundo. O Pedro gosta também de um dos Monstros S.A e dos Aviões.
-Teatro de fantoches. Se ele não estiver muito doente, já pode ser um dos personagens, a depender da idade, ou apenas assistir a performance dos adultos. com certeza vai aplaudir!!
-Jogos e quebra-cabeças: para os maiores é uma ótima opção. para os menores ainda são poucas as opões. O Pedro, que está com 3 anos, consegue se concentrar um pouco no Quebra-gelo e Pula pirata.
- Artes: aqui vale tudo, de massinha de modelar, passando por pintura com guaxe, colagens com recortes de revistas. Faça um mural na parede de casa mesmo, como exposição colando com fita adesiva. Ele ficará muito orgulhoso. E não estraga a pintura de casa.
- Faz de conta: vale fazer comidinhas, se não tiver brinquedos de cozinha, pegue umas panelas velhas e umas colheres de pau. canecas plásticas. Qualquer coisa, o importante é brincar junto. Também médico, as meninas cuidam das bonecas os meninos de algum super herói ou bicho de pelúcia. E o tratamento, em geral, é o mesmo que ele está recebendo, aqui em casa, todos já receberam inalação, puff de aerolin e remédio na seringa!

Todas essas brincadeiras podem ser feitas com a criança na cama e cada uma por pouco tempo, eles cansam fácil quando estão doentinhos, não adianta insistir quando não estiverem afim. São só opções para variar a TV. Mas a qualquer sinal de cansaço, é preciso parar e repousar. Na dúvida, converse com seu pediatra e veja o que é possível fazer.

E agora é torcer para ninguém mais ficar doente neste inverno!!

Abraços







Nenhum comentário:

Postar um comentário