Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Higiene íntima feminina - O que pode e o que não pode?

Pessoal, o Pedro já está bem melhor. Ainda não pôde voltar a escola. Mas já estou trabalhando normalmente e muito!!Pegando o gancho do último post sobre nos cuidarmos. Não podemos esquecer também da higiene íntima.

Dados do IBGE dizem que 1 em cada 3 lares são sustentados por mulheres, que passam fora de casa em média 12 h por dia, com roupas pouco confortáveis e com poucas condições de realizar adequada higiene íntima. Mesmo quem não trabalha fora e passa o dia correndo para lá e pra cá por conta de filhos e casa, muitas vezes também não consegue se cuidar como devia, né?

Hoje existem muitos produtos no mercado e a verdade é que não há consenso na literatura médica de como deve ser exatamente a higiene dos genitais. Quantas vezes deve ser lavado, como e com que produtos. Então, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia criou um guia para nos ginecologistas para nos guiar. Mas apesar de tudo, deve imperar o bom senso. Avalio as características pessoais e a rotina de cada mulher na hora de escolher produtos.
Aqui dois links de entrevistas em que falo sobre esse assunto.


http://www.oestesom.com.br/portal/mulheres/sabonete-intimo-e-essencial-para-a-saude-vaginal-ou-faz-mal

http://www.radioandaiafm.com.br/index/entretenimento/id-28308/cuidados_com_a_roupa_intima__lavar_no_chuveiro_ou_na_maquinae_63

Espero que seja útil!!

Abraços

Bárbara Murayama

Nenhum comentário:

Postar um comentário