Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Infecção de Urina de Repetição

Pessoal, 

Depois de uma ótimo dia das mães é hora de voltar ao trabalho nesta segunda -feira com cara de outono. Muitas mulheres tem infecções de urina repetidamente. Dizem que não bebem muita água, que não dá tempo de fazer xixi sempre que dá vontade na correria. Enfim, é um problema comum e que pode ser sério. Resolvi escrever sobre isso...

Tem algumas coisinhas que aumentam o risco de desenvolver uma infecção de urina:
-Ter relações sexuais com frequência ( mais isso é bom, viu? Só precisa tomar alguns cuidados)
-Ter diabetes
-Ter tido outra infecção de urina nos últimos 12 mese
- Usar espermicida como método anticoncepcional
-Estar grávida
. A melhor maneira de confirmar uma infecção é fazer uma cultura de urina, então se tiver sintomas de ardor, dor para urinar, com mudanças nas características da urina, procure sua ginecologista. Muitas vezes, a infecção de urina pode vir junto ou se confundir com corrimentos e outras infecções genitais, por isso é muito importante avaliação ginecológica completa. 
Se uma cultura de urina é realizada e é negativa para a infecção, outras causas de dor, ardor devem ser consideradas. No entanto, algumas infecções de urina são causadas por pequenas quantidades de bactérias que não podem ser detectadas em uma cultura de urina normal. Portanto, em alguns casos, pode ser que sua médica a trate com antibióticos mesmo com exame negativo, desde que sua história clínica seja conclusiva da infecção.
Se você continuar a desenvolver infecções da bexiga, pode ser necessários mais exames. Em busca de anormalidades dos rins, canais da urina.
Os testes para estas condições podem incluir uma tomografia computadorizada (TC), ultra-som, ou cistoscopia (olhar para dentro da bexiga com um instrumento de câmera).

Prevenção 
Mudanças de método anticoncepcional  - As mulheres que desenvolvem infecções urinárias frequentes e usam espermicidas, particularmente aquelas que também usam um diafragma, devem mudar o método.
Produtos Cranberry  - Tomar suco de cranberry ou comprimidos de cranberry tem sido promovido como uma forma de ajudar a prevenir infecções urinárias frequentes. No entanto, isso não foi comprovado em estudos clínicos ainda completamente. Mas é gostoso e pode ser uma opção. 
Beber mais líquido e urinar após a relação sexual  - Embora os estudos não comprovaram que beber mais líquidos ou urinar logo após a relação sexual pode prevenir a infecção, alguns profissionais de saúde recomendam estas medidas, uma vez que não são prejudiciais. Beber mais líquido pode ajudar a lavar as bactérias que entram na bexiga. Eu recomendo!!! E também não segurar por muito tempo o xixi, hein?
Mulheres na pós-menopausa  - mulheres na pós-menopausa que desenvolvem infecções urinárias recorrentes podem se beneficiar do uso de estrogênio vaginal.É uma terapia hormonal, portanto deve ser feita com critério, sob prescrição médica. 
Antibióticos  - Um tratamento antibiótico preventivo  a longo prazo pode ser recomendada se você desenvolver repetidamente infecções da bexiga e não responderam a outras medidas preventivas. 

Então, procure sua ginecologista o quanto antes!!!

Boa semana!!!
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário