Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Adenomiose, uma doença das mulheres modernas

Pessoal,

Tenho tido pouco tempo para escrever aqui. Mas sinto falta, tenho um carinho enorme por este blog.

Este primeiro semestre tem sido de muito trabalho. O consultório novo começou a funcionar esta semana, ainda estamos fazendo os ajustes finais, mas está super aconchegante e funcional!!


Pedrinho está ótimo, um tagarela! Já está com 4 anos, acreditam? Parece que foi ontem que comecei este blog ainda grávida. Continuo sendo a mulher polvo, tentando conciliar todas as funções da melhor maneira possível.

Hoje vou escrever um pouco sobre uma doença que tem acometido cada vez mais mulheres, tipicamente, mulheres que como eu deixam a maternidade para mais tarde, priorizando a carreira.

Adenomiose do útero é uma condição que faz com que mulheres tenham períodos menstruais com muita dor e sangramento aumentado. Em mulheres que têm adenomiose, o útero fica maior do que o normal. Isto acontece porque as células que normalmente revestem o interior do útero começam a crescer nas paredes do útero, o miométrio.

Adenomiose muitas vezes acontece juntamente com outros problemas femininos, especialmente endometriose. A endometriose é uma condição na qual o tecido normalmente encontrado apenas no útero começa a crescer do lado de fora deste órgão.

 E quais são os sintomas mais comuns da adenomiose?


  •  Períodos menstruais com fluxo de sangue maior
  •  Muitas cólicas menstruais
  •  A dor no baixo ventre
  •  Dificuldade para engravidar



Nenhum dos exames que estão disponíveis mostra com certeza se uma pessoa tem ou não adenomiose. Mesmo assim, existem alguns exames que podem ajudar a ginecologista a descobrir a causa dos sintomas. Por exemplo, o ultrassom e a ressonância pélvica podem ajudar na suspeita de lesões sugestivas de adenomiose.

O único tratamento comprovado para a adenomiose é a cirurgia para remover o útero, chamada de histerectomia. Mas existem outras opções de tratamento que podem reduzir o sangramento intenso  e a dor causada por adenomiose, sem ter que fazer uma cirurgia radical, incluindo:

● DIU medicado- O DIU é um pequeno dispositivo que se encaixa dentro do útero e normalmente é usado para prevenir a gravidez. Um tipo de DIU, que libera o hormônio progesterona, pode ajudar com os sintomas da adenomiose. (DIU deve ser colocado no útero por uma ginecologista)
● ablação endometrial - Esta é a cirurgia, realizada por histeroscopia,  para remover o revestimento do útero e pode auxiliar a diminuição do sangramento, mas não trata a causa da doença.
● embolização da artéria uterina - Este é um tratamento que corta o fornecimento de sangue para o útero, isso pode melhorar os sintomas de sangramento.

Mas é preciso destacar que se a mulher ainda tem desejo de engravidar, a histerectomia, a ablação não estão indicadas e mesmo a embolização, pode prejudicar uma possível gestação.


Os tratamentos que podem aliviar a dor da adenomiose incluem:

● medicamentos para a dor
● As pílulas anticoncepcionais, preferencialmente tentando bloquear a menstruação

Portanto, se a mulher ainda deseja engravidar, as opções para o controle da doença são restritas.

Conversar com sua ginecologista é essencial para fazer o diagnóstico e programar o que fazer. Manter exames ginecológicos em dia e visitas regulares a ginecologista fará toda a diferença.

E para quem já tem sua família completa, sofre com a adenomiose e decidiu que a melhor opção é a retirada do útero, ainda é preciso avaliar como será feita a cirurgia.

Há algumas vias de acesso para esta cirurgia:
 - A via vaginal, pouco indicada para esses casos.

- A laparotomia, cirurgia aberta. Demanda maior tempo de recuperação, maior perda de sangue.

- E as opções laparoscópicas, a convencional e a robótica, são as mais indicadas e preferidas. A diferença básica é que a robótica proporciona ainda mais precisão, o que é transmitido para mulher como menos perda de sangue, menos tempo internada, melhor recuperação.  A questão estética, com cicatrizes menores também é um diferencial das versões laparoscópicas.

Para quem quiser saber mais sobre essa nova tecnologia tem um texto meu só sobre isso lá no Portal Minha Vida.

http://www.minhavida.com.br/saude/materias/900-cirurgia-robotica-e-a-opcao-mais-segura-para-procedimentos-ginecologicos


Desejo a todos um ótimo final de semana!

A correria anda grande, mas quando fazemos o que gostamos no trabalho, em casa, com os filhos... o mundo e as pessoas nos fazem perceber como vale a pena cada esforço! Essas flores recebi hoje de uma paciente super querida que mesmo passando por momento pessoal muito difícil, passou na clínica para me desejar sorte! Obrigada pelo carinho e estou torcendo por você!!!

Até mais....

7 comentários:

  1. Dra, tenho uma dúvida e gostaria de tirá-la. Estava masturbando o meu parceiro e ele acabou ejaculando. Porém, o esperma não teve contato direto com sua mão, o único contato foi através do papel para que ele pudesse se limpar. Além disso, ele lavou bastante a mão com sabonete e tudo mais. Somente depois de uns 20 minutos ele me masturbou. Tenho chances de estar grávida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita!!! Não é possível fornecer nenhum parecer médico sem avaliação da mulher em consulta, ok?

      Se o esperma não teve contato com sua vagina, não.

      Estou à disposição caso queira se consultar comigo.
      Gergin Ginecologia 11.20622230
      clinicagergin@gmail.com
      instagram: @barbara.murayama
      facebook: Gergin Ginecologia

      Excluir
  2. Por favor doutora gostaria de sua opinião, minha gravidez parou de evoluir com 6 semanas e estou com aborto retido a mais de um mês, fui a 2 obstetras um deles me indicou a curetagem e o outro falou que eu poderia esperar descer naturalmente, estou bem emocionalmente e não tenho problemas em aguardar, mas queria saber se estou correndo algum risco. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Binoca, obrigada pela visita!!! Não é possível fornecer nenhum parecer médico sem avaliação da mulher em consulta, ok?

      O melhor, sempre que possível e que a mulher está bem clinicamente e emocionalmente é esperar. Podemos esperar até 1 mês, com baixos riscos de complicações. O risco são problemas relacionados a problemas de trombose, por isso é recomedado realizar controle com exames de sangue específicos semanalmente. E se ao final deste prazo a mulher não tiver um aborto completo, aí sim é preciso realizar curetagem ou aspiração. E sempre avaliar o tipo de sangue, se seu RH for negativo é preciso tomar a vacina para proteção da próxima gestação.
      Espero ter ajudado!


      Estou à disposição caso queira se consultar comigo.
      Gergin Ginecologia 11.20622230
      clinicagergin@gmail.com
      instagram: @barbara.murayama
      facebook: Gergin Ginecologia

      Excluir
  3. oite fiz uma ressonância pelve pq estou com um nódulo endrometrico e tbm de cara diagnosticada com adenomiose, só consegui marcar g.o para terça que vem, já estava convencida da cirurgia para retirada do nódulo mas tenho medo pq tenho 30 anos e uma filha de 7anos penso em ter outro filho, mas a cirurgia me preocupoa.será q conseguirei ter o tão sonhado segundo filho?

    ResponderExcluir
  4. oite fiz uma ressonância pelve pq estou com um nódulo endrometrico e tbm de cara diagnosticada com adenomiose, só consegui marcar g.o para terça que vem, já estava convencida da cirurgia para retirada do nódulo mas tenho medo pq tenho 30 anos e uma filha de 7anos penso em ter outro filho, mas a cirurgia me preocupoa.será q conseguirei ter o tão sonhado segundo filho?

    ResponderExcluir
  5. Oi fui diagnosticada cm adenomiose tenho dores horriveis sangramento aos montes. Fui ao ginec e ele me disse que era pra tomar anticoncepcional pq era a falta dele que me fez ter isso. Não confiei nele pois nem me tocou nem fez nenhum exame. Posso pedir a opinião de outro profissional e gostaria de tirar meu útero tenho 30 anos e duas gestações. Desde ja agradeço

    ResponderExcluir