Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Osteoporose - o que eu posso fazer sobre isso?

Pessoal,

Esta semana foi comemorado dia Mundial da Osteoporose. É uma doença que me desperta interesse primeiro porque mulheres após a menopausa tem risco aumentado de desenvolverem e sou especialista em saúde da mulher, acredito que a prevenção é sempre a melhor solução, quando possível. A população do país está envelhecendo mais e precisa de um envelhecimento seguro e saudável. Também porque o vovó Hiro, meu pai, é portador da doença e por isso acabei me envolvendo ainda mais nesta causa, pois é um problema que pode prejudicar muito a qualidade de vida dos vovôs e vovós.

Eu e vovô Hiro, como não cuidar e ser cuidada por esse fofo?

"Dia Mundial da Osteoporose, celebrado em 20 de outubro, é uma data para chamar atenção para o problema que, segundo dados da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), atinge cerca de dez milhões de pessoas no Brasil. Outro dado da IOF revela que de cada três pacientes que sofreram fratura no quadril, um tem o diagnóstico de osteoporose; e deste número, um em cada cinco, recebe algum tipo de tratamento.
Idosos, principalmente mulheres pós-menopausa, são os que mais sofrem da osteoporose. Além da idade avançada, outros fatores de risco são histórico familiar, dieta pobre em cálcio e vitamina D, fumo, álcool, vida sedentária e deficiência hormonal.
Problema Silencioso
A osteoporose é um problema silencioso, assintomático, que ocorre quando há um enfraquecimento progressivo da massa óssea. O  principal objetivo da prevenção e do tratamento é evitar fraturas, que ocorrem mais comumente em locais como coluna, punho, braço e quadril. Nos idosos, a osteoporose pode levar a complicações sérias como dores crônicas, dificuldades para locomoção e diminuição da qualidade de vida."

Mas afinal o que é a osteoporose? - A osteoporose é uma doença que faz com que seus ossos fiquem fracos. As pessoas com a doença podem ter fraturas com muita facilidade. Por exemplo, as pessoas com osteoporose, por vezes, quebram um osso depois de cair em casa ou passeando com o cachorro   (ainda mais nas calçadas desta cidade, cheia de buracos e irregularidades).

Quebrar um osso pode ser grave, especialmente se o osso for do quadril. Pessoas que quebram um quadril, podem ter dificuldade de andar sozinhas. Fraturas das vértebras da coluna podem causar dores crônicas, dificuldade de movimentos. Qualquer fratura dói e limita.  Por isso é tão importante, a prevenção de queda, especialmente em idosos. Além de prevenção e tratamento de osteoporose em todas as pessoas.


Como posso saber se tenho osteoporose?  A osteoporose não causa sintomas até que você quebre um osso. Mas podemos saber pela sua história se você tem fatores de risco para doença e através da densitometria óssea,que é um tipo especial de raio-X, fazer o diagnóstico e seguimento.

Os especialistas recomendam testes de densidade óssea em mulheres com mais de 65. Isso ocorre porque as mulheres nessa faixa etária têm o maior risco de osteoporose. Ainda assim, outras pessoas devem, por vezes, fazer o exame a depender de sua história pessoal e familiar.


Quais são os fatores de risco?

  • Idade ( acima de 65)
  • Fratura Anterior
  •  Uso de medicações a base de corticoide a longo prazo
  •  Baixo peso corporal
  •  A história familiar de fratura
  • Tabagismo
  •  Ingestão excessiva de álcool

O que posso fazer para manter meus ossos o mais saudáveis possível? 

● Comer alimentos com uma grande quantidade de cálcio, como leite e derivados, vegetais de folhas verdes.
● Comer alimentos com uma grande quantidade de vitamina D e tome sol regularmente antes das 10 e após as 16h.
● Repor cálcio e vitamina D sempre que seu médico  prescrever.
● Praticar atividade física regular, sob orientação profissional
● Não fumar
● Evitar ingesta de bebidas alcoólicas

Evite cair!! Parece simples, mas você pode evitar uma série de fraturas, reduzindo as chances de uma queda.  Algumas dicas:

● Certifique-se de todos os seus tapetes têm um apoio antiderrapante para mantê-los no lugar
● Arrumar os cabos elétricos, para que eles não fiquem em seu caminho
● Manter corredores, escadas bem iluminadas e usar o corrimão sempre.
● Cuidado com pisos escorregadios. Usar sapatos firmes quando lavar chão.
● Usar sapatos confortáveis e ​​resistentes com solas de borracha, firmes ao pé. Evitando tirinhas e saltos altos.
● Ir ao oftalmologista regularmente para ter certeza que está enxergando bem.
● Pergunte ao seu médico se algum dos seus medicamentos pode deixá-lo tonto ou aumentar o seu risco de queda.

Mas você que é jovem, pratica esportes, tem hábitos saudáveis, precisa fazer algo além de manter tudo isso? Sim, olhe para casa dos seus pais, dos seus avós, dos idosos ao seu redor, olhe para eles!! A casa deles é segura contra quedas? Os sapatos que eles usam são adequados? Os óculos estão em dia? Que tal observar essas coisas durante o final de semana e ajudar as pessoas próximas com algumas boas dicas?

A osteoporose pode ser tratada? - Sim, existem alguns medicamentos para tratar a osteoporose. Estes medicamentos podem reduzir as chances de fraturas.

Ainda estamos em outubro, em que falamos muito de câncer de mama e sua detecção precoce. Mas há diversas outras doenças que hoje podemos prevenir ou diagnosticar em fase inicial. Muitas não tem sintomas no começo. Por isso, a principal dica é manter o acompanhamento médico regular.

Um ótimo final de semana a todos!!!

Grande abraço

Bárbara Murayama








Nenhum comentário:

Postar um comentário