Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Irregularidade menstrual

Olá pessoal,

Ainda estou devagar com os posts, né? Desculpem!!Costumo escrever à noite, depois que o Pedro dorme, mas com o início das aulas, que agora começam mais cedo😴, ainda não acertei 100% a rotina de casa. Mas logo logo tudo estará caminhando naturalmente e minha rotina de posts voltará ao normal.
🤓 💻

Pedro já está no Ensino Fundamental😬, tantas novidades que não sei se estava preparada emocionalmente! Acho que mães nunca estão preparadas e ao mesmo tempo sempre estão, confuso? Bem vindo ao mundo materno!!! Eu gostaria que ele fosse bebê para sempre em alguns momentos 🙈  e ao mesmo tempo, fico ansiosa para que aprenda novas coisas, crie autonomia...

E nessa correria da maioria das meninas e mulheres que estudam muito, trabalham fora ou não, cuidam de casa com ou sem filhos ou moram sozinhas ou com a família... é gerado um estresse que pode inclusive alterar a menstruação. Pensando nisso e levando em consideração algumas sugestões de temas que recebemos por mensagens via redes sociais, resolvi escrever sobre esse tema.

Obrigada a todos que tem escrito enviando sugestões de temas!!! Tentarei contemplar todos ao longo do ano!💐


Mas afinal, o que é menstruação ou sangramento irregular? 🤔

A irregularidade pode ser para mais ou para menos. Então é muito importante que toda mulher conheça o seu próprio ciclo menstrual. 📆

Saber de quanto em quanto tempo a menstruação vem, quantos dias costuma durar, se a quantidade é sempre mais ou menos a mesma.

Para quando houver qualquer variação neste padrão pessoal, ela procure sua ginecologista.
Lembrando que o primeiro dia de sangramento é considerado o primeiro dia do ciclo, essa data é muito importante para nós ginecologistas.

A principal causa de atraso menstrual é uma gestação, mas existem diversos problemas de saúde e hábitos que podem influenciar a menstruação.

Vamos falar um pouco deles aqui hoje?


● Gravidez - sim! Essa é sempre nossa primeira hipótese. Então se seu fluxo estiver atrasado, não estranhe se sua médica solicitar um teste.

● Síndromes hiperandrogênicas! A mais conhecida delas e mais comum é a síndrome dos ovários policísticos. Em mulheres com estas condição, o organismo produz hormônio masculino em excesso  (que geralmente não é detectável em exames- o diagnóstico é basicamente pelo que a paciente nos conta).
Isso pode bagunçar os períodos menstruais de uma mulher porque provoca ciclos anovulatórios ( ou seja, a mulher não ovula normalmente todos os meses), além de causar excesso de pêlos faciais e em outras áreas, também acne e problemas de peso. A síndrome dos ovários policísticos é a causa mais comum de irregularidade menstrual em quem não está grávida.

● Estar muito magro ou ter muito pouca gordura corporal! Essa situação é bastante comum hoje, por conta da busca por padrões de beleza estabelecidos👙. Então, é importante cuidar do corpo, mas se isso for exagerado, pode trazer problemas. A saúde está em uma alimentação balanceada, com prática de atividade física regularmente. Sem exageros!

● Exercício demais!🏋🏾 🏊🏾 🚴🏽 🏃🏻 Também o exercício físico em excesso pode alterar a eixo hormonal e provocar atrasos menstruais. É importante que mulheres que praticam esporte de alta performance mesmo que de forma amadora, tenham acompanhamento médico ginecológico, além de educadores físicos, entre outros profissionais. Para que a prática seja saudável.

● Hiperprolactina - Prolactina é uma hormônio produzido na "glândula pituitária", que é um pequeno órgão na base do cérebro. A prolactina é conhecida como hormônio do leite, sua função está relacionada ao aleitamento materno, mas pode aumentar com uso de algumas medicações,inclusive alguns hormônios comuns em fórmulas para ganhar massa muscular💪🏽! Fiquem de olho com o que tomam👀 ! Também por estresse, entre outras situações.  Pode ou não sair leite pelas mamas. Se estiver saindo leite, não fique apertando, isso estimula e piora a situação! Procure sua gineco!

● Menopausa precoce - Menopausa é o momento na vida de uma mulher quando ela naturalmente pára de menstruar. A menopausa geralmente ocorre entre as idades de 45 e 55. Mas em algumas mulheres, a menopausa chega mais cedo - antes dos 40 anos. Isso precisa ser acompanhado e cuidado de perto pela sua ginecologista.




  • Outros problemas de saúde não ginecológicos também podem ser a causa da alteração menstrual, como alterações da glândula tireóide. Portanto é muito importante sempre procurar sua ginecologista e informar seu histórico médico completo durante a consulta. 


O tratamento depende da causa da irregularidade menstrual e também se a mulher quer engravidar naquele momento ou não. Então, após uma boa conversa sobre sintomas, antecedentes, realizaremos exame físico e talvez sejam necessários exames complementares.

●Independente do tratamento indicado, você pode reduzir suas chances de irregularidade menstrual comendo bem e se mantendo em um peso saudável. Praticando atividade física regular sob acompanhamento profissional.

A qualquer alteração da menstruação, agende uma consulta com sua ginecologista!

Mas e quando a menstruação vem a mais? Semana que vem falaremos disso!!

Viram que aprendi a usar emojis no texto?Gostaram?😉

Um lindo final de semana a todos, cheio de luz e momentos felizes com as pessoas que amamos!!


Foto das férias com meu príncipe
"Que a felicidade não dependa do tempo nem da paisagem, nem da sorte, nem do dinheiro. Que ela possa vir com toda simplicidade, de dentro para fora, de cada um para todos."
Carlos Drummond de Andrade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário