Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Tipos de DIU - Qual escolher?

Pessoal, 



Olá. Depois de um mês inteiro falando de endometriose. Este mês falaremos de temas variados por aqui, no insta e no face. O post anterior foi sobre dst em mulheres que fazem sexo com mulheres. Quem leu? Gostaram?Hoje um pouquinho sobre os DIU. Vamos lá!!

A contracepção intra-uterina é o método mais comumente usado de contracepção reversível de longa duração por causa de sua alta eficiência e segurança, facilidade de uso (colocação única e duração de 5 ou 10 anos), além de um baixo custo, quando pensamos que dura longo período.

Proporciona uma opção não-cirúrgica para a prevenção da gravidez que é tão eficaz como a esterilização cirúrgica ( laqueadura).

Os anticoncepcionais intra-uterinos modernos são feitos de plástico e libertam cobre ou um tipo de hormônio, o levonogestrel, que é um hormônio da família das progesteronas,  aumenta a ação contraceptiva do dispositivo.

Um dos métodos anticoncepcionais que está sendo muito procurado nos últimos tempos é o DIU de Cobre.

imagem da internet
Em março falamos muito de bloqueio de menstruação, de métodos hormonais para mulheres que têm endometriose. Mas tem muita mulher que deseja métodos não hormonais.


Como agem no corpo?

O mecanismo preciso da ação contraceptiva dos DIU não é conhecido. É provável que vários fatores estejam envolvidos. A gravidez parece ser impedida por um efeito de corpo estranho induzido pela estrutura de plástico ou metal e por alterações locais causadas pela medicação liberada (cobre ou levonorgestrel -LNg).

Quando o útero é exposto a um corpo estranho, ocorre uma reação inflamatória, que é tóxica para espermatozóides e óvulos e prejudica a fecundação.

A adição de cobre ou LNg proporciona mais benefícios contraceptivos. O cobre aumenta a resposta inflamatória dentro do endométrio. Prejudica a migração dos espermatozoides e sua viabilidade.

Já com o DIU medicado com levonogestrel, o hormônio deixa a secreção vaginal mais grossa, que atua como uma barreira para os espermatozoides, também afina o endométrio – camada interna do útero – onde o ovo grudaria.

A mulher ovula com DIU?

Os DIUs têm um efeito variável sobre a ovulação. Assim, a interrupção da ovulação não é um mecanismo principal de contracepção para esses métodos, como é para a maioria dos anticoncepcionais compostos de estrogênio e progesterona.

 A ovulação não é afetada por DIUs de cobre. Para os DIUs de levonorgestrel, as taxas de ovulação variam. Na maioria dos meses a mulher que usa DIU medicado ovula.

Mas essas ovulações não tornam o método menos seguro.

Não há evidência de que o DIU interrompa uma gravidez implantada, ou seja, não é método abortivo e sim evita que a gestação se forme.




Do que é formado?

DIU TCu380A (de cobre) - O TCu380A contém uma estrutura de polietileno em forma de T com 380 mm2 de superfície exposta constituída por fio de cobre fino enrolado em torno de uma haste vertical e colares de cobre em cada um dos braços horizontais. Uma bolinha de 3 mm na base da haste diminui o risco de perfuração cervical. Uma corda de monofilamento de polietileno branco ou transparente é amarrada através desta bolinha. O DIU contém sulfato de bário para torná-lo radio-opaco. O dispositivo é livre de látex.

Alergia clinicamente relevante ao cobre é extremamente rara.

Uma vantagem do DIU TCu380A em comparação com o DIU LNg é que ele pode ser usado para contracepção de emergência (EC) quando inserido dentro de 120 horas de relações sexuais desprotegidas.

 Quando utilizado como um método de emergência, o TCu380A tem uma taxa <0,1 % de gravidez. O dispositivo pode então ser deixado no lugar para fornecer a contracepção a partir daí.

Então o DIU de Cobre é uma excelente opção!!

Olha aqui um resumo de alguns dos benefícios:

·     Baixo risco de falha
·     Não ter hormônio
·     Ser de longa duração (até 10 anos)
·     Ótimo para quem tem dificuldade de lembrar, pois é colocado em uma única vez.
·     Rápida reversão , o dia que não quiser mais é só agendar e a ginecologista retira rapidamente.
·    Poucos efeitos colaterais
·     Seguro para a maioria das mulheres, incluindo que nunca teve filhos e adolescentes
·     Discreto, não interfere em nada na hora do sexo
·     Custo baixo se fizermos as contas para duração de 10 anos.
·     Ótima opção para prevenção em longo prazo.



E o DIU medicado com levonogestrel?

Tem forma de T também, composto por elastômero de polidimetilsiloxano, cilindro de polidimetilsiloxano. Contém 52 mg de levonorgestrel e apresenta taxa inicial de liberação de 20 mcg/24h.
imagem da internet


Indicado para prevenção da gravidez. Mas também para tratar algumas questões ginecológicas como:
1.    Sangramento menstrual excessivo, sem causa orgânica
2.   Para proteção contra hiperplasia endometrial, que são crescimentos excessivos da camada de revestimento interno do útero durante terapia de reposição hormonal
3.   Controle de dor da endometriose
4.   Controle de dor e sangramento da adenomiose


Efeitos colaterais?

O Diu de cobre pode causar irregularidade menstrual, especialmente nos primeiros meses de uso. Mais fluxo menstrual, maior duração da menstruação e cólicas. Esses efeitos são variáveis.
O Diu medicado pode sim conseguir bloquear a menstruação totalmente, mas este não é o efeito mais comum. A maioria das mulheres terão alguns sangramentos de escape, especialmente no primeiro ano. A maioria terá isso em pequena quantidade, sem que afete a qualidade de vida.

Com qualquer um dos DIUs, algumas mulheres terão tantos sintomas que será preciso retirar o dispositivo e escolher outro método.
Os DIUS não protegem contra DST – doenças sexualmente transmissíveis, então é preciso manter o uso de preservativo. E se a mulher tem múltiplos parceiros sexuais, não é o melhor método, pois pode aumentar um pouco a chance de doença inflamatória pélvica, uma DST que atinge as trompas, ovários e pode causar infertilidade, além de dor pélvica.

A escolha de qualquer método anticoncepcional deve ser feita junto com a ginecologista de forma individualizada, levando em conta o histórico de vida da mulher e suas vontades.

Grande abraço

Boa semana!!!
Bárbara Murayama



Nenhum comentário:

Postar um comentário