Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Cuidados com os cabelos na gestação



Hoje, gostaria de dividir com vocês uma “angústia” que muitas das minhas pacientes sempre me trouxeram. Sempre imaginei que fosse desagradável, mas só agora, passando por isso, é que percebo o “sofrimento” pelo qual nós mulheres passamos. O assunto é CABELO!

Brincadeiras a parte... Os cuidados com os cabelos durante a gestação geram muitas dúvidas, e nós, mulheres, queremos nos manter bonitas, mas também já sentimos um amor incondicional por alguém que nem nasceu e queremos fazer o melhor para o seu bem-estar.

Então, o que pode e o que não ser feito durante a gestação e o aleitamento?

Tingimento: As tinturas comuns, em geral, contêm amônia e não devem ser utilizadas durante toda a gestação. Não há comprovação de que não causem mal ao bebê. Então eu optei por cobrir os fios brancos com henna, mas só após os primeiros três meses. Antes disso, o melhor mesmo é não fazer nada. Os xampus tonalizantes  e tinturas sem amônia também podem ser usados depois dessa fase, mas eu experimentei uma dessas tinturas e não houve cobertura dos brancos.

Reflexos: Podem ser feitos da metade do cabelo para baixo, mas também depois do primeiro trimestre.

Alisamento, relaxamento, escova progressiva ou definitiva, permanente: PROIBIDOS durante a gestação, mas, depois do parto, podem ser feitos, pois as substâncias não passam pelo leite.

Hidratação: Pode e deve ser feita!

Escova, chapinha e megahair: Liberados

Em resumo, com responsabilidade, é possível se manter linda e com a auto-estima alta!

Um comentário: