Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Sobrevivendo ao primeiro mês do bebê

O Pedro já completou um mês e as coisas agora começam a ficar um pouco menos conturbadas. Ele já fica acordado sem chorar por um tempo e dorme alguns períodos mais longos.

O primeiro mês é realmente muito difícil. A impressão é que não vai acabar nunca e que não vamos sobreviver ao cansaço, a privação de sono, a dor das mamas. Impressão de que nunca mais vamos lavar os cabelos como se deve, fazer as unhas ou querer sair para passear. Mas passa! E depois que passa, parece que a gente já nem se lembra das coisas ruins e fica a saudade do bebezinho bem pequeno que já está ficando cada dia mais bochechudo e cheio de dobrinhas.  E remorso por não ter tirado todas as fotos que gostaria porque não tinha nenhuma força extra.

E para sobreviver de maneira menos traumática ao primeiro mês, acho que algumas ações, do ponto de vista prático, podem ser tomadas ainda na gestação. Durante os 30 dias eu não tinha forças para quase nada e a prioridade é dar de mamar, mas para tanto é preciso estar bem alimentada e bem hidratada. Porém não dá pra esquecer que acabamos de passar por um parto, que sendo normal ou cesárea requer cuidados especiais. Sem contar que além de mães somos donas de casa e precisamos pensar na roupa para lavar, comida a fazer e casa para arrumar.

Em meu caso, tenho muita ajuda o que torna tudo bem mais fácil. Minha mãe e pai, sogra e sogro, marido, amigas e funcionária doméstica estão aqui todos os dias. Mas a maioria das mulheres não pode contar com toda essa equipe e tem que se virar!

Minha sugestão é fazer um cálculo do que vai consumir nos 30 dias de comida, material de limpeza e tudo o mais de supermercado e já fazer uma compra grande, ainda grávida. Se você não terá quem cozinhe para você, já deixe pequenas porções feitas e congeladas de comida também. O aleitamento materno dá muita fome e sede então incluir na lista comidas e bebidas nutritivas e de fácil preparo é importante para as fomes fora de hora.

As frutas e legumes precisam ser frescas, não tem jeito, eu tenho uma quitanda perto de casa que entrega, foi super providencial! De repente você também tem uma!

Coisas de farmácia e perfumaria também já podem ser estocadas. Durante os 30 dias a mulher ainda fica com sangramento, já falei sobre isso em outro post, então precisamos de muuuitos absorventes normais e noturnos e/ou internos se preferir. Além de absorventes de seios. Nos primeiros 20 dias, como meus mamilos estavam machucados utilizei apenas as conchinhas que evitam o contato dos mamilos com a roupa  e agora que não dói mais, já dá pra usar os absorventes. Depois do parto, ainda por 1 a 3 meses devemos continuar com as vitaminas,então já deixe a mão.

Roupas! É bem verdade que praticamente não tiramos a camisola no primeiro mês, é um horror! Então é bom comprar várias camisolas ou outras roupas com boa abertura na frente para facilitar o aleitamento, além de muitos sutiãs próprios para amamentação e calcinhas pós- parto. Eu trocava várias vezes ao dia, pois o leite muitas vezes vaza da conchinha ou mesmo do absorvente de seios.

Ah e claro, converse com sua manicure, cabeleireira, massagista para saber se poderão lhe atender em casa se você precisar. Se não, já busque alternativas.

 Mesmo com todos os estoques feitos, sempre que tiver oportunidade dê uma saidinha rápida para ir à padaria ou a banca de jornal, só para tirar o foco um pouco do bebê por um tempinho. Isso ajuda a seguir em frente!

E deixe o orgulho de lado dizendo sim a qualquer pessoa que lhe oferecer real ajuda. Deixe que as visitas tirem a mesa, lavem a louça, coloquem a sua roupa na máquina. Cada minuto descansado vai ajudar na produção do leite e te dar forças para passar por essa primeira fase.

 Espero que esse pouquinho de experiência dessa mãe de primeira viagem seja útil!

Abraços

Até mais


12 comentários:

  1. Olá, as dicas são muito práticas e vão ajudar muito. Hoje mesmo vou começar minha lista do supermercado.
    Agora, gostaria de dar uma sugestão... Seria ótima para as mães de primeira viagem saber um pouco mais sobre o que é mito e o que é verdade na famosa 'dieta'. Agora que o parto da Lavínia se aproxima, aumenta a quantidade de pessoas falando que durante 40 dias eu não poderei pegar friagem, que terei que ter cuidado ao lavar os cabelos, que só poderei comer sopinhas...rs Você poderia nos dar umas dicas sobre o assunto.

    Obrigada e parabéns pelo primeiro mêsaniverário do Pedro.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sâmia, fico feliz que tenha gostado!
    Vou preparar um post com sua sugestão e assim que der coloco no ar.

    Obrigada!
    Boa sorte com a Lavínia

    ResponderExcluir
  3. Olá Barbara! Realmente as dicas são super úteis, principalmente para as mães de primeira viagem. Meu pequeno Cauã completou 3 meses, e agora sim, posso dizer que as coisas estão melhorando... hehe
    Mas no começo contei com a ajuda 100% da minha mãe, e sem ela tenho certeza que tudo seria muito mais dificil...
    Concordo com a leitora acima, que um post sobre a dieta seria super legal!
    Eu estou amamentando, e tive que ajustar minha dieta pq meu filho teve algumas reações desagradáveis (que eu demorei a descobrir que eram reações ao que eu comia). Mas com o ajuste da dieta agora está tudo indo muito bem, ele ja tem 8 kg apenas mamando!!
    Parabens pelo Bebe e pelo blog! Vou acompanhar!
    bjinhuss

    ResponderExcluir
  4. Olá Bióloga, parabéns pelo seu bebê também e obrigada pelos elogios.

    A nossa dieta é a base do aleitamento mesmo e de toda formação do bebê durante a gestação, muitas vezes é preciso fazer algumas adaptações, mas que valem a pena ao final, né?

    O novo post está quase pronto!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Essa fase realmente é cansativa, mas é maravilhosa! A fase onde as mães e os filhos se conhecem e se descobrem, muito amor (e muito cansaço rs).

    Beijos
    Tati

    ResponderExcluir
  6. Adorei... lendo eu fiquei lembrando do primeiro mês de vida do meu filho...
    Realmente TODA ajuda é mais que bem vinda!!!
    A parte que não tiramos a camisola é mais que verdade!! E como faz falta alguém pra cuidar da gente nesse período, manicure, cabeleireira... eita vida!!!

    Parece que nunca vai passar... mas o importante é ter pensamento positivo e quando essas coisas começarem a ficar matutanto na cabeça é bom mandar a Depressão pós-parto ficar do outro lado da cidade...
    VAI PASSAR!!!

    E no final das contas vai é ficar uma IMENSA saudade!!!

    Beijos
    Karin

    www.mamaeecia.com.br

    ResponderExcluir
  7. O primeiro mês é realmente barra, não só pelo cansaço, mas por toda essa nova vida de mãe, essa nova rotina que desconhecemos totalmente. E ainda tem o bebê, esse serzinho tão lindo mas que é um desconhecido! Temos que aprender tudo sobre ele, manias, gostos….enfim, tudo é cansativo e desgastante.

    Mas como vc mesmo disse, isso passa, como todas as outras fases passarão também, tenho 2 meninos, um com 2 e outro com 4 anos e tudo está uma delícia! Na verdade já estou planejando outro (na verdade outra pois sonho com uma menininha desde minha 1a gestação)…

    Parabéns pelo seu blog!

    Elaina
    http://www.vidademae.net/

    ResponderExcluir
  8. Lendo vc, revivi toda uma fase!!!
    O primeiro mês é extenso, intenso e de muitas descobertas!
    Adorei suas dicas, muito úteis pra quem vai se iniciar nesse processo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Olha, eu sei beeeemm... como é isso. rsrsrs

    Mas passa. Passa e a gente nem vê. Quando se dá conta, já foi...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Meninas, obrigada pelos comentários!!Adorei!
    É bom saber que não é só com a gente que as coisas acontecem, né?
    Sejam muito bem vindas ao blog!
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Foi bom ler o post e sentir que não sou a única descabelada com um recém-nascido. Minha bebê faz 1 mês daqui 2 dias e eu tenho contados os dias... tudo tem sido muito difícil e minha mae só ficou comigo por 12 dias... Estou exausta, insegura e igual um passarinho preso (q vontade de ver a rua!).

      Excluir
    2. Olá, bom dia, obrigada pelo contato e parabéns pela bebê.

      É difícil sim, mas passa...e como passa rápido. Outras fases vem, com outras dificuldades e muitas alegrias!!!

      Grande abraço

      Boa sorte!

      Bárbara Murayama

      Excluir