Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Corrimento vaginal - Principais tipos

Pessoal, 

Vamos falar um pouco sobre os principais tipos de corrimentos. 

VAGINOSE BACTERIANA

A vaginose bacteriana (VB) é a causa mais comum de secreção vaginal em mulheres. Pode causar sintomas incômodos, e também aumenta o risco de adquirir infecções sexualmente transmissíveis graves, como o HIV. Pode ser difícil saber se o corrimento é causada pela vaginose bacteriana ou outras infecções vaginais comuns, assim, uma visita a ginecologista é essencial.

Ocorre quando há uma mudança no número e tipos de bactérias na vagina. Lactobacilos são um tipo de bactérias que são normalmente encontrados na vagina. Em mulheres com vaginose bacteriana o número de lactobacilos é reduzido. A razão para essas alterações não é conhecida.

Fatores de risco - fatores de risco para VB incluem múltiplos ou novos parceiros sexuais, ducha vaginal e tabagismo. VB é agora considerada um infecção sexualmente transmitida, embora a maioria das recorrências não sejam sexualmente relacionados.

Quais sintomas?

Aproximadamente 50 a 75 % das mulheres com VB não apresentam sintomas. Aquelas com sintomas muitas vezes notam um desagradável odor, tipo "cheiro de peixe" , com corrimento vaginal que é mais perceptível após a relação sexual. A secreção que é esbranquiçada ou acinzentada.

Algumas pacientes têm coceira, mas não é o sintoma mais comum.


Como diagnosticar?
O diagnóstico é através do exame físico,  através da colocação no espéculo vaginal. Aquele bico de pato. Para que a ginecologista possa enxergar a secreção. Em alguns casos, pode ser necessário exames específicos para o diagnóstico adequado.

Tem prevenção?

 A melhor maneira de prevenir não é conhecida. No entanto, algumas recomendações básicas:

 Não fazer ducha. Ducha é o uso de uma solução para lavar o interior da vagina. Algumas mulheres têm esse péssimo hábito para se sentir "limpa", embora não haja nenhum benefício comprovado de duchas. A vagina é normalmente capaz de manter um equilíbrio saudável de bactérias. Isso pode perturbar este equilíbrio.
 Limitar o número de parceiros sexuais. Mulheres com múltiplos parceiros sexuais correm maior risco de desenvolver vaginose bacteriana e infecções sexualmente transmissíveis.
 Termine todo o ciclo de tratamento de acordo com sua ginecologista, mesmo que os sintomas se resolvam após algumas doses.
 O uso de preservativo em todas as relações.

Qual tratamento?
Pode envolver medicamentos via vaginal e/ou via oral. Tratar os parceiros sexuais pode ser necessário. Só a ginecologista, após exame físico pode prescrever o melhor tratamento. 


CANDIDÍASE

É um problema comum em mulheres. Os sintomas mais comuns são coceira e irritação da vulva -PARTE EXTERNA DOS GENITAIS- e em torno da abertura da vagina.  Geralmente ocorrem como episódios raros, mas pode recorrer com frequência e pode causar sintomas crônicos difíceis de controlar.

As infecções por fungos ocorrem principalmente em mulheres na fase reprodutiva. São menos comuns em mulheres depois da menopausa que não usam terapia hormonal contendo estrogênio e são raros em meninas que ainda não começaram a menstruar.

Quais os sintomas?

● Coceira ou irritação da vulva e ao redor da abertura vaginal 
● Dor para urinar, dor vulvar ou irritação
● Dor durante as relações sexuais
● Inchaço e vermelhidão
● Algumas mulheres não têm corrimento vaginal anormal. Outros têm secreção branca ou esverdeada (coalhada) ou corrimento vaginal aquoso.



Qual a causa? 

O fungo que comumente causa a candidíase, chamado Candida normalmente vive no trato gastrointestinal e às vezes na vagina. Normalmente, Candida não causa sintomas. No entanto, quando há alterações na flora normal do intestino e da vagina (causada por medicamentos, lesões ou estresse ao sistema de defesa), a Candida pode crescer demais e causar os sintomas.

Existem fatores de risco?

Existem vários fatores de risco que podem aumentar as chances de desenvolver uma infecção, incluindo:

● Antibióticos - A maioria dos antibióticos mata uma grande variedade de bactérias, incluindo aquelas que normalmente vivem na vagina. Estas bactérias protegem a vagina do supercrescimento dos fungos.  Então, pode acontecer esse tipo de infecção durante ou após uso de antibióticos por qualquer motivo. 

● Os contraceptivos hormonais (por exemplo, pílulas anticoncepcionais, patch e anel vaginal) - O risco de infecções fúngicas pode ser maior em mulheres que usam métodos contendo estrogênio.
● Dispositivos contraceptivos - dispositivos intra-uterinos (DIU) podem aumentar o risco de infecções fúngicas. Os espermicidas geralmente não causam infecções fúngicas, embora possam causar irritação vaginal ou vulvar. 
● Sistema imunológico enfraquecido - As infecções por fungos são mais comuns em pessoas que têm um sistema de defesa debilitado devido ao HIV, outras doenças crônicas como diabetes ou ao uso de certos medicamentos (EX: corticóides, quimioterapia, medicamentos pós-transplante de órgãos).
● Gravidez - mulheres grávidas tem maior quantidade de secreção vaginal, que nem sempre é doença. Mas é preciso avaliar se houver queixa.
● Diabetes - As mulheres com diabetes estão em maior risco de infecções fúngicas, especialmente se os níveis de açúcar no sangue são muitas vezes mais elevados do que o normal.
● Atividade sexual - Infecções vaginais por fungos não são uma dst. Podem ocorrer em mulheres virgens, mas são mais comuns em mulheres que são sexualmente ativas.

Como descubro?
Procure sua ginecologista para ser avaliada e examinada. Em casos recorrentes, talvez seja necessário exames complementares além do exame físico. 

Tratamento?
Pode ser necessário uso de produtos vaginais, também comprimidos. 


TRICOMONÍASE
A tricomoníase é uma infecção genitourinária causada por um microorganismo do grupo dos protozoários, chamado Trichomonas vaginalis. É a doença sexualmente transmissível (DST) não viral mais comum em todo o mundo. As mulheres são mais afetadas do que os homens. Tricomoníase é uma das três principais causas de queixas vaginais entre as mulheres em idade reprodutiva, juntamente com vaginose bacteriana e candidíase e uma causa de uretrite em homens. Contudo, a infecção é muitas vezes assintomática.


Quais são os sintomas?
 Maioria das pessoas com tricomoníase não apresentam sintomas. 

Em mulheres, os sintomas da infecção incluem um ou mais dos seguintes:

● corrimento que cheira mal e pode ser espumoso e esverdeado 
● Coceira na vagina ou na área ao redor da vagina
● Queimação ou dor durante a xixi
● Dor durante as relações sexuais

Nos homens, os sintomas da infecção incluem:

● Corrimento pelo pênis
● Queimação ou dor na hora de fazer xixi

Como é o diagnóstico?
Além do exame físico em consulta médica com a ginecologista para mulheres e urologista para homens, há exames específicos da secreção vaginal. 

Sempre é importante fazer exames de outras DST nesses casos. 

Como é o tratamento?
Medicações via oral e vaginal. Tratar parceiros sexuais é necessário. 

Como evitar?

● Usar preservativo sempre que tiver relações sexuais.
● Evitar sexo quando estiver com corrimentos ou o parceiro estiver com qualquer sintoma. 


Pessoal, já perceberam que é muito importante usar preservativo, né? Se tiverem qualquer sintoma, agendem uma consulta para que a ginecologista possa avaliar o quanto antes. 

Grande abraço! E uma Páscoa de muito paz e chocolate com moderação!!! Continuem seguindo face e insta que durante o feriado também tem post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário