Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

terça-feira, 19 de abril de 2011

Gestação pós- data – até quando esperar?

Olá pessoal,

Agora que o Pedro já está crescidinho, fará 3 meses essa semana e é só sorrisos! Resolvi voltar a assuntos sobre a gestação. Sempre haverão temas a serem abordados e peguei gosto por esse blog, graças ao carinho de todos que lêem, muitos que comentam por aqui ou me escrevem e-mails com perguntas, sugestões e elogios.

Hoje resolvi escrever sobre um tema que ainda gera muitas dúvidas, a contagem da idade gestacional e até quando devemos esperar para o bebê nascer.

 E aí embaixo uma fotinho minha da gestação...já sinto saudades dessa barriga!

A grande confusão da idade gestacional está no fato de o público leigo contar em meses e nós médicos contarmos em semanas. Daí quando começo um pré-natal e explico que a gravidez tem 40 semanas, o casal já faz as contas e diz “mas se são 9 meses, 40 semanas dividido por 4 semanas  =10 meses?”. A questão é que nós começamos a conta a partir da data da última menstruação, portanto conta-se o mês antes do atraso menstrual e as pessoas começam a contar quando descobrem a gravidez, ou seja, já estão grávidas há um mês.

Definido isso, já sabemos que a gravidez dura 40 semanas, mas pode se prolongar um pouco mais. O prazo máximo é 42 semanas. Mas hoje em dia, cada dia mais tentamos evitar esse extremo porque começam a haver mais riscos que benefícios depois das 41 semanas.

Quais riscos?
  • A placenta já está envelhecida e é por ela que o bebê recebe oxigênio para respirar e nutrientes para se alimentar.  Essa entrega pode ficar abaixo do ideal e o bebê pode apresentar sinais de sofrimento fetal e até mesmo morrer se não for identificado o problema a tempo.
  • O bebê, por já estar maduro, pode fazer cocô na barriga. O problema é que se não for identificado logo, ele pode “respirar” o líquido com o chamado mecônio e ter problemas pulmonares graves.
  • O líquido também pode diminuir bastante e isso é um sinal de que as coisas podem não estar boas lá dentro.
  • O bebê pode chegar a um peso exagerado, dificultando o parto.
 O que fazer?

Todos já devem estar cansados de ler isso, mas vou continuar insistindo: o mais importante é ter um bom acompanhamento pré-natal. Assim no finalzinho da gestação, as consultas serão mais frequentes e a qualquer sinal de alteração a médica poderá intervir sem prejuízo para mãe ou o bebê.

A partir do fim do oitavo mês até as 40 semanas, as consultas costumam ser semanais e depois das 40semanas, em geral, é preciso ser avaliada a cada dois dias com exames que avaliam a vitalidade do bebê. 

A qualquer sinal ruim, o médico indica a resolução da gestação.

Isso não significa necessariamente um parto cesárea, pode-se, dependendo da situação, induzir o parto normal com medicações. Enfim, o importante é ter confiança na sua obstetra, para discutirem no momento, o quanto querem esperar dentro das possibilidades, os riscos e benefícios disso e a melhor solução.
Isso não quer dizer adiantar o parto por capricho ou escolher data de cesárea sem qualquer indicação, acredito que deva sempre imperar o bom senso, a natureza é sábia e costuma dar sinais quando chega a hora certa.

Depois é só curtir o momento mágico do parto e tudo que vem depois!

214 comentários:

  1. Tive dois filhos. A primeira com qse 41 semanas e o segundo com quase 42.
    Fiz uma ultrassonografia dias antes do parto e em ambas situações estava tudo perfeito: líquido, batimentos cardíacos, placenta, cordão, bebê...

    Sorte nossa não termos nos antecipado ao nascimento. Observar e checar é sempre muito bom.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Realmente o mais importante é conversar muito e confiar no obstetra.

    Eu tive 2 filhos, o 1º nasceu de 41 semanas e meia de cesárea pois não teve jeito de ser parto normal. O 2º até queria tentar PN mas com 38 semanas tive uma diminuição muito acentuada do líquido e teve que ser cesárea de emergência.

    Por isso concordo com vc pré-natal é essencial pra saúde da mãe e do recém nascido.

    Bjs

    Elaina
    http://www.vidademae.net/

    ResponderExcluir
  3. Minha primeira filha nasceu de 40 semanas (cesarea)pq fiquei com medo de esperar mais tempo e acontececer algo grave como aspiraçao de meconio.Existe alguma forma de identificar quando isso acontece??Estou gravida da segunda filha e continuo com a mesma preocupação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pré natal com obstetra que não seja cesarista é fundamental...

      Excluir
  4. Olá Cláudia, parabéns pela gravidez! É muito normal e esperado ter essa preocupação. É possível esperar entrar em trabalho de parto depois das 40 semanas, até 41-42 semanas, desde que a gravidez esteja correndo bem e se faça um acompanhamento muito de perto da vitalidade do bebê. Podem ser necessários exames diários ou em dias alternados. O mais importante é conversar com sua obstetra para saber a opinião dela e esclarecer todas as suas dúvidas antes de chegar nesse estágio da gestação, ela passará todas as orientações como quando deverá procurar o PS ou ligar para ela e assim por diante.

    Boa sorte!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. meu ultimo ciclo foi em 18/03/2011 a previsão do meu bebe nascer era em 19/12/11 ate 23/12/11 mas hoje ja sao 29/12/11 e nada me ajudem

    ResponderExcluir
  6. Prezada, acredito que o mais importante nesse momento é conversar com sua obstetra, caso não tenha contato com seu médico, vá ao pronto socorro da maternidade que pretende ter seu bebê, leve seus exames de ultrassom, lembrando que o mais importante para calcular a idade gestacional é o do começo da gestação. Leve também seu cartão de pré-natal ou todos os seus exames e demais documentos de toda a gestação. Assim, o médico poderá calcular de quantas semanas você está certinho, irá avaliá-la com exame obstetrico completo e orientá-la. Não é possível fornecer qualquer parecer médico sem uma avaliação completa em consulta médica. Fique tranquila e não deixe de procurar assistência médica!Boa hora pra você! Dê notícias!Abraços! Obrigada pelo contato!

    ResponderExcluir
  7. estou com muita duvida, e queria q vc me respondese, eu fiz 9 meses dia 13 de janeiro de 2012, 2 dias antes de completar 9 meses sentir muita dor nas costas, e tbm diarreia uma dor tipo colica intestinal era uma dor orrivel era tudo junto,eu mundado de posição as dores passava,mas depois voltava de novo,mais eu não sentia contração e minha barriga não estava dura, eu ia pra maternidade,mais ai as dores passaou, agora ja to de 9 meses e dois e nada do bebê chegar já estou até com medo,eu sinto umas dores mais passa rapidoo mais nada de dores regulares isso e normal ?

    ResponderExcluir
  8. Olá Nessinha, parabéns pela gravidez! Não é possível fornecer nenhum tipo de parecer médico sem avaliação completa em consulta médica.
    O mais importante é conversar com sua médica do pré-natal e saber exatamente com quantas semanas de gestação você está. Os nove meses começam com 38 semanas e vão até 41-42 semanas. E na maioria das vezes é possível esperar esse prazo, desde que a mulher esteja bem, o bebê também e possam ser feitas avaliações a cada semana e depois a cada 2 ou 3 dias. Procure a maternidade ou sua médica do pré-natal para ser avaliada e esclarecer suas dúvidas. Boa sorte!Abraços

    ResponderExcluir
  9. obrigado,hoje fui na maternidade e ainda não estar na hora, mais a medica mandou eu voltar lá pra mim ficar fazendo exame do coração do bebê, e exame de toque,mais oq me deixou mais preocupada foi q minha medica do pré natal e uma inresponsavel eu faço pre natal pelo convenio pq achei q ia ser melhor pra mim ,mais durante toda minha gestação eu não tomei nenhuma vacina alias neim sabia q gestante tinha q tomar vacina, pq sou mãe de primeira viage tbm não fiz papa nicolau ,estou com muito medo por não ter tomado essas vacina meu bebê pode nascer doente ou com alguns tipos de problemas pq não tomei essas vacina ?minha medica de pré natal nunca tinha comentado comigo sobre essas vacinas fiquei sabendo hoje pq a maternidade me falou,Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Fico feliz Vanessa, esse é o acompanhamento correto! Quanto às vacinas, não é momento para se preocupar agora, procure uma nova ginecologista para lhe acompanhar após o seu parto, já que se decepcionou com a sua atual, para que possa ter um bom acompanhamento após e correr atrás de fazer o que por ventura não tenha sido feito. Se você realizou os exames todos durante os nove meses, provavelmente deve estar tudo bem, na dúvida, a próxima vez que for fazer o exame do coração do bebê, leve todos os seus exames, explique sua situação e peça ao médico que a atender para esclarecer suas dúvidas. Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  11. ate quando devo esperar apos 41 semanas?
    pois estou muito triste com o fato da minha filha n ter nascido ainda. pois ja estou indo p 42 semanas
    isso ta acabando comigo!!!
    minhas contrações estão vindo de meia em meia hr.....
    oq devo fazer?
    barbara vc sab de alguma solução ?
    bjs carinhosos da feh.....

    ResponderExcluir
  12. Feh, não é possível fornecer qualquer tipo de parecer médico sem avaliação completa da paciente. O prazo máximo que se pode esperar é até 42 semanas, mas desde que a paciente esteja fazendo acompanhamento dia sim dia não com seu médico ou na maternidade, com exame do coração do bebê para ver se ele está bem e avaliação geral da mãe com exame físico completo para saber se está bem também. A qualquer sinal de problema é preciso interromper a gravidez. A tendência hoje é cada vez mais não deixar passar muito das 41 semanas. Minha sugestão é que você procure sua médica do pré-natal ou a maternidade mais próxima para avaliação imediata e esclarecimento de dúvidas. Boa hora! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola barbara sou irma de uma gestante de primeira viagem e ela so tem 17 anos e sua gravizez ja dura 9 meses e 10 dias e ate hoje o medico dela so diz que ela tem que esperar,porque ainda nao esta na hora e ela tem que esperar mais dez dias,me tira uma duvida ser que isso é normal estamos preocupadas pois a nenem dela esta tendo pouquissimos movimentos na barriga e ela esta muito preocupada,por favor nos tire essa duvida.

      Excluir
  13. tive uma menina há 3 anos atras, comecei a sentir um pouquinho de cólicas, não era muito mas como era a primeira gestaçao fui p o hospital, como ja estava com 40 semanas e não tive dilatação suficiente o medico resolveu fazer cesaria, estou gravida e queria tentar parto normal mas se o medico marcar cesaria o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a mulher tem uma cesárea anterior apenas, se estiver tudo bem na segunda gestação, pode ser aguardado o parto normal. O ideal é esclarecer isso com sua obstetra desde a primeira consulta, deixar claro seu desejo, assim ela poderá junto com você decidir o que for melhor na ocasião do parto.
      Obrigada pelo contato!
      Abraços

      Excluir
  14. Ola estou gravida do meu segundo filho o primeiro nasceu de cesariana com 39 semanas e jh tem 3 anos estou gravida denovo de 39 semanas e falei com o medico eles disseram que eu poderia esperar o parto normal e ate agora eu nao sinti nada contracao dor alguma quero saber se eu esperar ate 41 semanas e nada de contracoa ou dilatacao se eu vou ter que fazer outra cesaria e que tipo de risco vou corer se eu tiver um parto normal se o primeiro for cesariana obrigada

    ResponderExcluir
  15. Olá Dra. Estou grávida de 40 semanas e 2 dias. Na minha última consulta com o obstetra que fez meu pré natal eu estava com 39 semanas. Através de inúmeras informações que tenho buscado na internet, observei que a maioria dos médicos preferem fazer cesáreas sem muita necessidade, pois os convênios pagam mais e toma-se menos tempo. Meu médico é cesarista, mas sempre deixei bem claro desde a primeira consulta que queria parto normal. Ele me pressionou a marcar a cesárea para a data prevista do parto (dia 17/04), porém comecei a sentir cólicas e cancelei na esperança de estar entrando em trabalho de parto. Ontem fui ao hospital e a médico que me examinou disse que embora meu bebe esteja bem, ainda não tenho dilatação, portanto não é possível nem a indução. Agora não sei o que fazer, pois meu médico me disse que faria o acompanhamento somente até as 40 semanas e não teria disponibilidade para fazer uma indução e nem o acompanhamento necessário. agora está difícil conseguir outro médico a essa altura. Por favor me de uma "luz". Estou pensando em ligar para meu médico para reagendar a cesárea...me ajude estou com medo de prejudicar meu bebe !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá mamãe, desculpe, não pude responder antes!! Acredito que a essa altura você provavelmente já teve bebê. Espero que tenha corrido tudo bem.
      Sempre aconselho as mulheres a procurarem uma obstetra que tenha um pensamento alinhado com o seu. Existem muitas maneiras de conduzir um pré-natal de maneira correta, então, é importante ter empatia com seu médico. Muitas vezes o ginecologista que acompanha a vida toda não será a sua obstetra. É preciso se sentir segura, conversar abertamente com o médico e se for preciso procurar outro.
      Dê notícias!!

      Grande abraço

      Obrigada pelo contato.

      Excluir
  16. ola meu nome é Liliane estou gravida de 9 meses e meu medico ja quer marcar uma cesariana mas esta tudo normal desde o ultimo ultrasson para ser normal achei um absurdo pois nem esperou dar qualquer sinal de que a criança pode nascer andei sentindo uma dor mas passou , estou nervosa pois quero muito minha filha normal mas acho que ele esta apresado demais ,o que faço tenho vontade de nem voltar na consulta pois ele ja vai marcar cesariana dia 17/05.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liliane, parabéns pelo bebê que está por vir!! Eu costumo conversar com minhas pacientes desde a primeira consulta de pré-natal sobre vias de parto. Explico vantagens, desvantagens de cada tipo de parto e como funciona na prática meu trabalho. Se você não conversou com seu médico e agora descobriu que pensam diferente, ainda acho que a melhor solução é uma conversa franca. Explique a seu médico seu desejo de tentar um parto normal e ouça o que ele tem a dizer, pergunte se ele faz parto normal, se tem essa disponibilidade de tempo ( lembre-se que o parto normal pode acontecer a qualquer hora e o trabalho de parto pode durar mais de 12 h), pergunte porque ele quer agendar a cesárea, qual a indicação do parto via cesariana. Se ele não tiver disponibilidade ou não houver uma indicação que a convença e você quiser tentar mesmo assim ou não se sentir segura com a conversa, busque outro profissional para uma segunda opinião. O importante é se sentir segura e à vontade com o profissional que estará cuidando de vocês no momento mais importante de suas vidas.
      Boa hora!!
      Grande abraço e feliz dia das mães!

      Excluir
  17. ola dr, estou com 4o semanas e 4 dias, o medico mandou observar o movimento do bebedepois do almoço e jantar, ate completar as 41 semanas sinto colicas fracas nas costas, o que fazer? alana24silva@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lana, parabéns pelo bebê que está para chegar.Nâo é possível fornecer nenhum parecer médico sem avaliação da gestante em consulta.
      Quando passa das 40 semanas, se está tudo bem, podemos realmente aguardar até 41 semanas, monitorando a movimentação do bebê e realizando exame do coração do bebê, a cardiotocografia a cada 2 dias. COnverso com seu médico, esclareça suas dúvidas, pergunte a ele até quando pretende aguardar e se não nascer até 41 semanas como ele pretende agir, enfim, pergunte tudo que estiver te afligindo! E boa hora!
      Feliz dia das Mães!

      Excluir
  18. EStou na 38 semanas já entrando na 39 semanas, sentir umas colicas fortes e depois passou. Procurei o médico, mas está sem dilatação, está bem fechado e grosso o colo do utero. Será que vai demorar? Estou querendo esperar até o inicio das 40 semanas. Ela já está com 3400kg, como quero normal, talvez dificulta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janine, parabéns pelo bebê!Não é possível dar qualquer parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.
      Os 9 meses vão das 38 semanas até as 42semanas. Após as 40, se estiver tudo bem, podemos esperar até as 41 semanas desde que com um acompanhamento mais de perto, com consulta e exames de vitalidade fetal a cada dois dias. Hoje tem se evitado que a gravidez ultrapasse as 41 semanas, então se até essa data a gestante não entra em trabalho de parto, nós avaliamos se é possível induzir o parto ou se é melhor indicar cesárea. Converse com seu obstetra para esclarecer suas dúvidas e boa hora! Dê notícias! Abraços e obrigada pela visita!

      Excluir
  19. Olá hoje esta fazendo 40 semanas de gestação,meu medico disse que era pra mim esperar até essa data,mais o que bateu minha ultrassom disse que até o dia 28 eu podia esperar,estou confuza devo esperar ou não? Maiara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maiara, tudo bem? Primeiro peço desculpas por não ter conseguido responder antes. Pedro esteve bem doentinho, eu e o meu marido também, então não entrei no blog nos últimos dias.
      Provavelmente seu bebê já nasceu, certo? Espero que tenha dado tudo certo! Mas vou responder de qualquer maneira, pois sua dúvida pode ser a dúvida de outras mães.
      Depois das 40 semanas até podemos esperar mais alguns dias, se estiver tudo bem com a mãe e com o bebê.
      O mais importante nessa fase, que sempre gera dúvidas, é ter um bom relacionamento com o seu obstetra, para esclarecer as questões que forem surgindo e confiar nas decisões que tiverem que ser tomadas.
      Parabéns! E obrigada pelo contato!
      Dê notícias!
      Abraços

      Excluir
  20. Oie ja estou com 40semanas e 2 dias...e não sinto nada!As vezes quando ando sinto umas dores perto da virilha fortes,mas logo param, e sentada não doi,so doi quando ando.
    Eu estou muito ancciosa por até agora o médico não fez nenhum toque em mim,o bb esta bem,mas eu não tenho noção se posso sim ou não ter cesária.Quero muito parto normal...Enquanto não sinto nada pretendo esperar até 42 semanas...será que mesmo não sentindo nada espero até 42 pra ir para a maternidade? E estas dores que sinto perto da virilha ,é sinal que o bb quer sair? E ultimamente tenho tido um escorrimento branco que sempre vejo depois na calcinha...o q é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, parabéns pelo seu bebê!
      Obrigada pela visita ao blog.
      Não é possível fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      Em geral, quando a grávida atinge as 40 semanas de gestação e não há nenhum problema associado que indique que o bebê não deve passar dessa data, como pressão alta, diabetes, por exemplo, podemos aguardar que a gestante entre em trabalho de parto espontâneo, mas é preciso realizar acompanhamento rigoroso a pelo menos cada dois dias com exame físico completo, que inclui o toque vaginal e também exames complementares, como o exame o do coraçãozinho do bebê (cardiotocografia).

      Hoje, não costuma-se deixar passar muito das 41 semanas.
      No seu caso, minha sugestão é procurar seu médico o quanto antes ou o PS da maternidade onde pretende ter bebê para avaliação completa e esclarecimento das dúvidas.
      Boa hora!
      Abraço

      Excluir
  21. Olá Dra. ontem dia 17 de junho completei 40 semanas de gestação e confesso estar um pouco preocupada assim como meu marido estamos pensando em ir a maternidade hoje, mas dizer oque a ele se nao estou sentindo nada e a semana passada estava com 4cm de dilatação essa semana ainda não sei. Oque fazer num momento como esse pois acabamos ficando preocupados com a bebê.?

    ResponderExcluir
  22. Ola entrei nas 40 semanas e nada nenhum sinal do nenen nascer estou preoculpada pois meu obstetra apenas me mandou ir para o hospital se ate dia 12/07 ele nao nascer mais ele nao me explicou o motivo nem nada nao sei se vao tentar induzido ou cesaria. Sou mae de primeira viagen e estou muito preoculpada por ele nao me dar mais informaçoes espero que possa me ajudar
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora em responder. Infelizmente não consigo acessar o blog todos os dias. A essa altura, imagino que já tenha tido seu bebê. Parabéns!!Muita saúde para a nova família!
      Mas aproveito a sua dúvida, pois pode ser dúvida de outras mulheres.
      Sinto muito que alguns obstetras não dediquem um tempo maior para esclarecer dúvidas, explicar o que está acontecendo e quais os próximos passos. Acredito que essas conversas durante todo o pré-natal, além de ajudarem no bom andamento da gestação, geram menos idas a PS, menos ligações ao celular do médico.Porque quem está bem orientada, sem dúvidas, fica tranquila, né?
      Quando a gestação vai bem, não há nada que exija uma antecipação do parto, a partir das 40 semanas começamos a fazer acompanhamento em dias alternados, para avaliar vitalidade do bebê e se a mãe está dando algum sinal de início de trabalho de parto. A maioria hoje espera até no máximo 41 semanas, se não houver trabalho de parto espontâneo, então avalia-se a possibilidade de induzir o trabalho de parto ou, se não for possível, por algum motivo, indica-se cesárea.
      O mais importante é conversar com sua obstetra desde o início do pré-natal e se não se sentir segura, confortável com esse obstetra, procure outro, até encontrar alguém que possa lhe acolher da maneira que toda grávida merece!
      Grande abraço
      E bom final de semana

      Excluir
  23. Nossa Doutora, assim que descobri esse blog percebi que não estou sozinha, pois muitas mães estão passando o mesmo que eu, não estamos tendo a assitência necessária que deveriamos ter daquele que escolhemos para nos ajudar em um momento tão importante de nossas vidas. A minha médica simplesmente ignorou o meu desejo de tentar o parto normal e inumerou uma dezena de vantagens do parto cesáreo, um absurdo. Já queria marcar a cesárea para dia 23/07 eu estando com 38 semanas e disse que se algo acontecesse antes era para" por favor " eu não ligar para ela ter o bb com um plantonista. Então fui a um Ps e lá me explicaram que se eu chegar as 40 semanas e nada é pra eu fazer um acompanhamento de 2 em 2 dias até as 41 semanas, pra assim ser avaliado se erá melhor cesárea ou indução, exatamente a orientação que vc dá. por isso eu só tenho que te parabenizar pela transparência, ética e dedicação que vc tem demonstrado aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monica, que alegria ler esse tipo de comentário! Muito obrigada pelo carinho e pela visita. Desculpe não responder antes.
      A essa altura provavemente seu bebê já nasceu! Espero que tenha sido de maneira especial, com final feliz, independente da via de parto. Afinal o mais importante é que mãe e bebê fiquem bem depois do parto, né? Se for um parto normal, melhor ainda!

      Dê notícias e continue por aqui!

      Grande abraço e parabéns!!Muita saúde para sua família!

      Excluir
  24. oi dr estou de 35semanas sinto muitas dores e ando muito agitada , nervosa a bebe nao para de mexer isso de certa forma me irrita, ja tive depressao , transtorno bipolar e temtativa de suicidio, comfesso que estou com medo, me oriente o que posso fazer pra melhorar !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo contato. Nao é possível fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica. Esse é um espaço para discussão, para orientações gerais. Nenhuma leitura ou conteúdo postado aqui substitui a consulta a sua médica.
      Procure sua médica o quanto antes ou um PS para uma avaliação.
      Atenciosamente

      Excluir
  25. olá estou hoje dia 17 de agosto com 39 sem e 5 dias mas acho q estou perdendo líquido o que eu devo fazer. to começando a ficar com medo pois é meu primeiro filho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita ao blog, desculpe a demora em responder, infelizmente não consigo acessar o blog todos os dias.

      Não é possível fornecer nenhum tipo de parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      A qualquer sinal de perda de líquido uma gestante deve entrar em contato imediatamente com seu médico e se encaminhar ao pronto socorro da maternidade onde pretende ter bebê para ser avaliada, pode ser sinal de que a bolsa estourou.

      Espero que tudo esteja bem, dê notícias!

      Grande abraço

      Excluir
  26. olá doutora, estou de 40 semanas e um dia, e nada do meu bebe nascer, ele anda mexendo muito, na ultima consulta qui eu fis, ja faz um mes estava tudo bem , tudo certinho, divez enquando sinto uma dor fina no pé da barriga, ki da ate vontade de fazer xixi na hora, mais depois passa, e direto to tendo um escorrimento branco , pois vejo na calcinha, o qui signifika...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a essa altura imagino que seu bebê já deve ter nascido. Não é possível dar nenhum parecer médico, sem avaliação completa da gestante em consulta médica.
      A partir das 40 semanas, se um bebê ainda não nasceu e está tudo bem, de acordo com a médica obstetra que está acompanhando o pré-natal, a gestante deve realizar avaliação pelo menos dia sim dia não no hospital. E esperamos em geral, no máximo até 41 semanas, quando a gestante poderá ter o parto induzido, de acordo com a avaliação médica.
      Se seu bebê ainda não nasceu, procure serviço médico o quanto antes para avaliação.
      Obrigada pela visita ao blog. E dê notícias!
      Atenciosamente
      Bárbara Murayama

      Excluir
  27. Ola,
    Sou Frnacielle estou gravida de 40 semanas.
    Fiz o ultrasom com 39 semanas e o medico q fez o ultrasom disse q eu estava com poco liquido isso mas o meu medico q esta cuidando do pre-natal nao comentou nada sobre o q iremos fazer de agora em diante so disse pra mim ter calma e esperar ele nasce.
    Pouco liquido significa alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francielle, imagino que seu bebê já tenha nascido. Espero que tenha corrido tudo bem.
      Não é possível dar nenhum parecer médico, sem avaliação completa da gestante em consulta médica.

      No final de uma gravidez, pode acontecer uma pequena diminuição do líquido, mas sem que isso prejudique o bebê. Mas para que se tenha certeza de como o bebê está,são necessários outros exames que avaliam o bem estar do neném, como o perfil biofísico fetal, que inclui um ultrassom detalhado e o exame do coração do bebê- a cardiotocografia.
      O médico do pré-natal deve esclarecer todas as dúvidas da gestante, caso isso não aconteça procure outro profissional.

      Espero ter colaborado!

      Dê notícias!
      Abraços

      Bárbara Murayama

      Excluir
  28. ola dra. espero que ainda esteja respondendo a perguntas deste blog pois estou aflita... estou com 40 semanas e 5 dias e não sinto nada, a enfermaeira do ps disse que eu poderia esperar até dia 24/09, mas todas as minhas ultrassom batem pros dias 05 e 07 deste mes portanto ja passaram, me dê uma orientação. ja tive uma cesarea antes tbm queria saber se mesmo assim podem tentar uma indução se o trabalho não começar por si só, por favor me responda, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gleyce,obrigada pela visita! Eu sempre respondo a todos os comentários. Porém não consigo responder imediatamente.

      A essa altura seu bebê já deve ter nascido, espero que estejam bem.

      Não é possível dar nenhum parecer médico, sem avaliação completa da gestante em consulta médica.

      Quando se há dúvida sobre a data correta da idade gestacional, deve-se perguntar a médica do pré-natal- tantas vezes quantas forem necessárias- e se ainda assim restar dúvida, procurar outro profissional para esclarecer, até que a gestante entenda. Só assim ficará tranquila e poderá se planejar, mesmo que não possamos ter certeza de quando exatamente o bebê vai nascer.
      Espero ter colaborado.

      Atenciosamente

      Bárbara Murayama

      Excluir
  29. Dr, estou com 40 semanas e 5 dias ,gostaria de saber ate quando devo esperar a cheganda do meu bebe, pois percebie que minha barriga esta bem baixa e na ultima ultra com 40 semana meu bebe ja esta encachado e o meu liquido aminiotico esta de II para III e meu tampao acredito eu que seja a cada dia que passa esta sendo eliminado .Minha duvida e estou sentido um encomodo na hora de ir ao banheiro e eu tenho bebedo bastante liquido e sempre percebo que ao sair do banheiro sem decer algo que molha a minha roupa sera urina ou liquido. des de ja agradeco a sua atencao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelli, obrigada pela visita ao blog e parabéns pela gravidez.

      Não é possível fornecer nenhum tipo de parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      Uma gravidez que não apresentou problemas durante os nove meses pode chegar até 42semanas, mas hoje a maioria dos obstetras não permitem que ultrapasse as 41 semanas. Mas isso desde que a gestante esteja sendo acompanhada e monitorada para avaliar suas boas condições clínicas e as boas condições de vitalidade do bebê, pelo menos dia sim dia não a gestante deve procurar atendimento médico. Também é preciso que esteja bem orientada pela médica do pré-natal quanto a prestar atenção à boa movimentação fetal e aos sinais de alerta para ir a maternidade imediatamente, como sangramento, dor, perda de líquido, diminuição
      dos movimentos fetais, por exemplo.

      O acompanhamento pré-natal só acaba depois que o bebê nasce, na verdade, a última consulta de pré-natal e´a chamada consulta puerperal, 1 mês depois do nascimento do neném.

      Então converse com sua médica obstetra o mais rápido possível para esclarecer suas dúvidas ou procure a maternidade onde pretende ter seu bebê para ser avaliada pelo obstetra de plantão.

      Espero ter colaborado.

      Boa hora!

      Atenciosamente

      Bárbara Murayama

      Excluir
  30. BOA NOITE

    GOSTARIA QUE ME ESCLARECESSE UMA DÚVIDA.
    MINHA ÚLTIMA MENSTRUAÇÃO FOI DIA 26/06/2012, MAS NÃO TENHO CERTEZA ABSOLUTA, POIS, SEMPRE VEIO A PARTIR DO DIA 20 MAIS OU MENOS. BOM, TIVE RELAÇÕES A PARTIR DO DIA 07/07/2012, E NESSE REFERIDO MÊS TIVE UM PEQUENO SANGRAMENTO Q DUROU 2 DIAS MAIS OU MENOS LÁ PELO DIA 20/07/2012, NO MÊS DE AGOSTO E SETEMBRO TAMBÉM TIVE PEQUENOS SANGRAMENTOS Q DUROU 2 DIAS TAMBÉM , FOI A PARTIR DE ENTÃO QUE RESOLVI FAZER UMA TRANSVAGINAL NO DIA 18/09/2012 O QUAL CONSTATOU GRAVIDEZ DE 12 SEMANAS, MAS PRA TER DADO 12 SEMANAS EU TERIA QUE TER ENGRAVIDADO EM JUNHO OU SE CONTA A GRAVIDEZ CONFORME A ÚLTIMA DUM? E MINHA DPP SEGUNDO ESSE EXAME É PARA 02/04/2013. E COMO SABER A DATA ESTIMADA DA CONCEPÇÃO? BOM, NÃO SATISFEITA, NO DIA 24/09/2012 FIZ UMA ULTRASOM NO QUAL CONSTATOU GRAVIDEZ DE 12 SEMANAS E 2 DIAS, E DATA PROVÁVEL DO PARTO PARA 06/04/203 E AGORA QUAL LEVAR EM CONSIDERAÇÃO? SEGUNDO A ULTRASOM, A IG APONTA 12 SEMANAS E 2 DIAS E SEGUNDO O MÉDICO PARA SE CHEGAR A DATA PROVÁVEL DA CONCEPÇÃO BASTA TIRAR 2 SEMANAS DA IDADE GESTACIONAL, ISSO É CORRETO?
    ENTÃO PELAS CONTAS DO MÉDICO A DATA DA CONCEPÇÃO SE DEU ENTRE 9 ( SEGUNDO A ANÁLISE DA TRANSVAGINAL ) E 13/07/2012 (SEGUNDO A ULTRASOM). RSRSRSS...TALVEZ FIQUE PENSANDO, NOSSA QUANTA DÚVIDA... MAS SOU MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM E GOSTARIA MUITO DE SABER A DATA QUE MEU BB PODE TER SIDO GERADO COMO UMA FORMA DE LEMBRAR SEMPRE. AGORA ESTOU FAZENDO ACOMPANHAMENTO PRÉ-NATAL COM UMA MÉDICA OBSTETRA, E SEGUNDO A MESMA ELA NÃO GOSTA DE TRABALHAR COM DATAS PROVÁVEIS PARA DEPOIS DE 40 SEMANAS. E DISSE QUE EU TERIA QUE ME PREPARAR A PARTIR DO DIA 15/03/2013. MAS ISSO NÃO SIGINFICA QUE O BB PODE VIR ANTES DO TEMPO E TAMBÉM DÁ A ENTENDER QUE ENGRAVIDEI EM JUNHO E NÃO EM JULHO COMO RELATEI. ME AJUDE A ESCLARECER ESSA DÚVIDA, HELP!!!!!!
    OBRIGADA....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, parabéns pela gestação. E obrigada pela visita.
      Desculpe a demora em responder.

      Infelizmente não consigo acessar o blog tanto quanto gostaria.

      Não é possível fornecer nenhum tipo de parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      A idade gestacional é calculada baseada na data da última menstruação e pelas medidas do bebê ao ultrassom. Não costumamos buscar a data da concepção, pois a conta não seria exata. Quando a conta feita através desses dois parâmetros é equilavente, temos uma data confiável. É aceitável uma diferença de alguns dias, sem que isso atrapalhe a conduta médica.

      A data provável do parto significa o dia em que a gestante completaria 40 semanas em ponto. Consideramos que uma mulher está de 9 meses a partir das 38 semanas até as 42 semanas. Sendo que após as 40 semanas, já consideramos como sendo pós-data. Então, o ideal é que o bebê nasça entre 38 e 40 semanas. Esse prazo pode ser prorrogado até 41 semanas, se a gestação estiver correndo bem e for feito um acompanhamento rigoroso.

      Espero ter ajudado.

      Bom pré-natal!!

      Boa hora!
      Dê notícias!

      Grande abraço

      Excluir
  31. olá Drª , qria q me esclarecesse algumas duvidas não recordo o dia da minha ultima menstruação mais pela minha primeira ultrasson consta q estou de 40 semanas e 3 dias é minha segunda gestação pois a primeira minha nenem nasceu de 40 semanas e foi cesaria ela tem hj 1 aninho e 6 meses e tem gente q fala q n pode ser normal pois o prazo de uma gestação a outra é mt curto queria saber se é vdd ee qria tbm saber quanto tmp tenho q esperar para o nscimento pois n estou sentindo nada . obg ! beijim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora em responder. Seu bebê já deve ter nascido a essa altura. Espero que tenha corrido tudo bem.
      Mas sua dúvida é super pertinente, então vou respondê-la, pois pode ser de outras mamães.
      Uma mulher que tem apenas uma cesárea, pode e deve tentar um parto normal. Por conta da cicatriz do útero, a obstetra ficará mais alerta e tomará alguns cuidados a mais.

      Se puder, me dê notícias!
      Grande abraço.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  32. Oi Dr. amei seu blog, bom faço 40 semanas e 4 dias, e nada sinto leves dores não muito forte, a bb mexe bem ainda, e nem sinal de bolsa estourar e contração forte devo procurar um hospital? Meu nome é Andréa é a minha terceira gravidez, as duas foram normais de 38 semanas e meio e estourou a bolsa !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora em responder, acredito que seu bebê já nasceu!! parabéns! Quando puder me conte como foi.
      Aproveitando sua dúvida, que pode ser de outras mães. Se o bebê não nasceu até as 40 semanas o médico deve ser procurado para avaliação, mesmo que não esteja sentindo nada. Podemos esperar um pouco mais, mas desde que os controles mostrem que está tudo bem.
      Obrigada pela visita!
      Grande abraço

      Excluir
  33. eu tive uma menina em junho desse ano , minha gestação chegou a 40 semanas e 5 dias fiquei tres dias sentindo dor para ter ela , só q eu tive só 2 de dilatação , ai eles tiveram q fazer uma parto cesária urgente por quÊ o coraçãozinho dela estava batendo fraco , so q ela nasceu com varios problemas devido esses problemas fez coco aspirou e engoliu o meconio e pra piorar ela faleceu por causa disso ... E depois de quatro meses sem ela descobri q estava gravida , e agora estou com tres meses de gestação , eu queria saber se dessa gravidez é possivel ter uma proxima cesariana por q fiquei com trauma disso tudo ...obrigado. agora estou muito feliz ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, obrigada pela visita e sinto muitíssimo pela sua perda. Mas parabéns pela nova gestação.

      A princípio o ideal é que se aguarde o parto normal, uma gestação é diferente da outra.

      Converse com seu médico do pré-natal, exponha esses seus medos, talvez ele até indique que você faça um acompanhamento em conjunto com uma psicóloga para que na hora do parto esteja tranquila e feliz para receber seu bebê.

      Dê notícias!
      Abraços

      Excluir
  34. DR.ªestou na minha 4ª gravidez, as 3 anteriores foram todas de parto cesário, minha primeira gravidez foi de gemeos,então estou indo para o 5º filho,não dilato nada, se quer sei o que é uma dor de parto, ou uma bolsa estourar.... estou de 40 semanas e nada da minha nenê nascer, meu médico do SUS não me encaminha pra cesária, acho esta esperando eu pagar essa cesária , sei que somente posso ter de cesária, entendo isso, e até prefiro....porém, antes eu sentia dores na virilha ao caminhar, agora, sinto até mesmo parada em pé, tenho diversas contrações de braxton hicks desde o 7º mes, e agora estão totalmente encomodas,aconteçem durante todo o dia, quase não engordei, somente 9 kilos, sinto minha filha apertada em minha barriga. Sinto muitas dores no cókis e na região do baixo ventre, porém não apuram nunca essas dores..... meu ultimo bebe, nasceu com 3700kg, com 42 semanas e 2 dias, estou com medo, o que faço? .Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita. Quando uma mulher tem duas ou mais cesáreas, ela não pode ser submetida a parto normal.
      A maioria das maternidades do SUS tem alguma maneira de agendar cesáreas desses casos, com o encaminhamento do médico do pré-natal.

      Procure a assistente social do seu posto ou vá a maternidade da sua região para obter mais informações, caso não as consiga com seu médico.
      Boa hora!

      Excluir
  35. DR.ªestou na minha 4ª gravidez, as 3 anteriores foram todas de parto cesário, minha primeira gravidez foi de gemeos,então estou indo para o 5º filho,não dilato nada, se quer sei o que é uma dor de parto, ou uma bolsa estourar.... estou de 40 semanas e nada da minha nenê nascer, meu médico do SUS não me encaminha pra cesária, acho esta esperando eu pagar essa cesária , sei que somente posso ter de cesária, entendo isso, e até prefiro....porém, antes eu sentia dores na virilha ao caminhar, agora, sinto até mesmo parada em pé, tenho diversas contrações de braxton hicks desde o 7º mes, e agora estão totalmente encomodas,aconteçem durante todo o dia, quase não engordei, somente 9 kilos, sinto minha filha apertada em minha barriga. Sinto muitas dores no cókis e na região do baixo ventre, porém não apuram nunca essas dores..... meu ultimo bebe, nasceu com 3700kg, com 42 semanas e 2 dias, estou com medo, o que faço? .Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Sra. Sara, imagino que a essa altura seu bebê já deve ter nascido. Infelizmente não consigo acessar o blog com tanta frequência.
      Mas a sua dúvida pode ser de outras mães, então vamos a resposta.
      Quem já tem duas ou mais cesáreas não pode ter mais parto normal, pelo alto risco de rotura do útero.
      As gestantes que são atendidas pelo SUS devem ser encaminhadas a maternidade de referência do seu bairro ou cidade para agendamento da cesárea. A maioria das maternidades de São Paulo tem esse tipo de procedimento, mas cada uma funciona de uma maneira. Caso seu médico não tenha encaminhado você, converse com a assistente social do posto ou procure a maternidade em busca de informações.

      Parabéns e obrigada pela visita!

      Excluir
  36. Adorei esse blog.... Senti q tenho uma compania q me entenda e q eu possa conversar. Hj Estou com 40 semas e 4 dias e o meu 1° bb estou mt feliz e anciosa para a chegada dele... Estou com medo de passar mt tempo e prejudicar ele me ajude doutora ate quando devo esperar? Quero mt um parto normal sinto muitas dores no pe da barriga mais toda vez q eu vou na maternidade falam q meu utero esta mt fexado ainda... Eu nao entendo nada pq ta fexado? Pra ganhar nenem tem q ta aberto? E pq sinto tanta dor? Me ajuda rsrs sei q posso contar com vc... Beijos fram....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita e parabéns pelo bebê! Já deve estar em casa com ele, imagino!
      Mas a sua dúvida pode ser de outras gestantes, então vamos lá.
      Toda gestante deve sempre ser sincera com a médica do pré-natal e perguntar tudo a ela durante as consultas. Nenhuma informação de livro ou internet irá substituir as informações passadas pela médica que está te acompanhando.
      O máximo que podemos esperar para que um bebê nasça são 42 semanas, mas isso pode variar a depender das condições da mamãe e do bebê. Hoje a tendência é não deixar passar das 41 semanas.
      No final da gestação é esperado que se senta um pouco de cólicas, desconforto, mas se tiver dúvidas, o ideal é procurar atendimento médico no PS da maternidade para avaliação imediata.
      Abraços

      Excluir
  37. Estou com 40 semanas e o meu bebe esta sentado, o medico disse que tenho que esperar, estou preocupada conoco o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita.
      A essa data seu bebê já deve ter nascido. E se estava sentado, imagino que tenha sido cesárea.

      Hoje em dia, quando o bebê não está de cabeça para baixo, que é a chamada apresentação cefálica, o mais seguro é que o parto seja via alta, ou seja, cesárea.
      Abraços

      Excluir
  38. Oi,estou com 40 semanas é minha segunda gestação.a primeira tentaram pn,más o bb não estava encaixada e nasceu muito grande.e agora aconteceu a mesma coisa só q o SUS só pode fazer ceraria se passar de 42s ou meu bb não estiver bem ou se eu entrar em trabalho de parto.os médicos dizem q não vai ser possivel ser pn e que é order do regulamento do hospital seguir com esse procedimento de espera para cesaria.estou com muito medo de passar pelo que eu passei na primeira gestação,sentir dor e no final ir pra cesaria na qual a recuperação é terrivel.O q devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andreza, imagino que seu bebê já tenha nascido. Infelizmente não consigo acessar o blog todos os dias.
      Espero que tenha corrido tudo bem.Mande notícias!
      Cada gestação é diferente da outra. Quando a mulher tem uma cesárea, ela pode e deve tentar o parto normal se tudo estiver dentro do normal. Mas não há garantias de que isso vai dar certo até que o bebê tenha nascido. Até o último momento pode ser necessário um parto cesárea de urgência.
      Fique tranquila e confie na equipe da maternidade que escolheu. Busque esclarecer sempre suas dúvidas com os médicos, procure a assistente social e até o serviço de atendimento ao usuário caso não encontre quem esclareça suas dúvidas de forma adequada.
      Abraços
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  39. oi estou com 40 semanas e um dia, sinto colicas as vezes fracas e as vezes fortes pontadas na virilha,meus pes e tornozelos estao muito inchados e ja perdi o tampão segundo o médico e tenho dois cm de dilatação.estou muito preocupada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, imagino que seu bebê já tenha nascido. Infelizmente não consigo acessar o blog todos os dias.
      Espero que tenha corrido tudo bem.Mande notícias!
      mas como a dúvida pode ser de outras mães, vamos as orientações:
      Esses seus sintomas são comuns no final da gestação, mas é preciso aproveitar as últimas consultas do pré-natal para esclarecer essas dúvidas, pois inchaço excessivo, por exemplo pode ser sinal de pressão alta. mas só o médico pode fazer essa avaliação.
      Abraços
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  40. estou completando 40 semanas a e faço consulta com meu obstetra toda semana, semana passada estive com ele e ele disse que eu estava com bastante liquido e minha placenta estava verdinha no gral 1 mas ele marcou mimnha cezaria para uma semana após a ultima consulta. será que esta certo o bebe esta madurinho prontinho pra nascer, estou preocupada me ajudem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seu bebê deve estar a caminho, imagino.
      Hoje a tendência é esperarmos no máximo até 41 semanas, caso não aconteça o trabalho de parto partimos para indução do trabalho de parto ou até já para cesárea. Isso vai depender de caso para caso. Só seu médico poderá esclarecer isso com você. Se ainda tem dúvidas, converse com seu médico antes do parto, seja sincera, só assim poderá aproveitar o momento do seu parto da melhor maneira possível.
      Mande notícias!!
      Abraços
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  41. Parabéns pelo blog. Eu estou com 33 semanas e em breve terei muitas perguntas. Algumas ja foram ate respondidas. Bjos suh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Suh, obrigada pela visita! parabéns e boa hora!
      Dê notícias sobre o seu baby, ok?
      Abraços

      Excluir
  42. olá dr estou muito comfusa pois as tres primeiras ultra batem que estou com 35sm mais a ultima não estou cm 39sm a enfermeira q mi atendeu disse q tenho q esquecer a ultima ultra e ai oq faço??????? o pré natal aq onde moro é muito precario. joicy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joicy, obrigada pela visita e parabéns pela gestação.

      Não é possível fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      Essa dúvida é muito frequente entre as gestantes.
      O que acontece é que o ultrassom do início da gravidez, preferencialmente até 12 semanas é o melhor para datar a idade gestacional. Quanto mais perto dos 9 meses mais erro o ultrassom pode ter em relação a idade do bebê.

      Cada ultrassom tem sua utilidade principal, o do começo da gestação tem como uma das funções principais checar a idade do bebê e os do final querem mais saber se está tudo bem com ele, avaliar a quantidade de líquido, as condições da placenta, etc. Então, leve todos os seus exames para seu médico do pré-natal e peça para que ele esclareça essa sua dúvida o quanto antes.
      Espero ter ajudado.
      Abraços
      Boa hora.

      Excluir
  43. Olá Barbara td bem
    Eu estou com 35 semanas e 3 dias tenho dois filhos de parto normal e o segundo adiantou 17 dias nasceu de 37 semanas e 3 dias vc sabe dizer se pode acontecer de adiantar denovo ou não cada gestação é unica muito obrigada parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizabeth, obrigada pela visita e parabéns pela gestação.

      Não é possível fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      O trabalho de parto prematuro - antes das 38 semanas - pode acontecer mais frequentemente em mulheres que já tiveram outros partos prematuros.
      Então, hoje em dia é possível realizar alguns exames durante o pré-natal quando suspeitamos que isso é um risco, após analisar a história da paciente.

      Um dos principais exames é a medida do colo do útero realizada através de ultrassom transvaginal na ocasião do ultrassom morfológico de segundo trimestre.

      Mas como nem sempre é possível realizar essa avaliação, o mais importante é fazer o pré-natal corretamente, seguir todas as orientações médicas e esclarecer todas as dúvidas com a obstetra a cada consulta.
      Espero ter ajudado.
      Abraços
      Boa hora.

      Excluir
  44. Ei dra boa tarde,estou fazendo meu pre natal pelo SUS,ja tenho uma cesarea anterior a 3 anos atraz,nao tive nada de dilatação,nada de contraçoes ate as 40 p 41.Esperei pq queria mto o PN.mas nao foi possivel...Hj estou entrando para 40 semanas e acho desnecessario esperar ate 41 para induzir um parto se ja tenho uma cesarea.O q me aconselha...a GO que me acompanhava no posto de saude ja me liberou das consultas...e tenho ido a maternidade pq nao sinto nada meu bebe ja pesa 3.400...por favor me aconselha..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita e parabéns pela gestação.

      Não é possível fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      Quem já teve uma cesárea, a princípio, se tudo estiver correndo bem, deve esperar que o trabalho de parto aconteça naturalmente.
      Quem não teve dilatação ou qualquer outro problema na primeira gestação, não terá o mesmo problema necessariamente na próxima.

      Quem já passou das 40 semanas, independente de ter tipo parto normal, cesárea ou nenhum parto anterior, deve manter o acompanhamento a cada 2 dias no hospital ou com seu médico obstetra, mesmo sem sentir nada. E torcer para entrar em trabalho de parto. Será o melhor para você e seu bebê, mas se ao final, houver necessidade de acontecer outra cesárea, lembre-se que o mais importante é que você e seu bebê fiquem bem!!

      Boa hora.
      Dê notícias!
      Abraços

      Excluir
  45. oie dr estou d 39 semanas e 5 dias estou muito preocupada ate quantos dias mais eu devo espera ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita e parabéns pela gestação.

      Não é possível fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      Os 9 meses vão das 38 até 42 semanas. Hoje não costumamos deixar passar de 41 semanas. A partir das 40 semanas, o recomendado é manter acompanhamento pré-natal a cada 2 dias pelo menos para avaliar a vitalidade do bebê e as condições da mãe. Isso vale para as gestações que não tiveram nenhuma complicação. Por isso a importância do pré-natal e de diálogo franco com a obstetra.

      O mais importante é conversar com sua obstetra e esclarecer suas dúvidas e qual é o planejamento dela para sua gestação, baseado no que aconteceu durante todo o pré-natal.
      Boa hora.
      Dê notícias!
      Abraços

      Excluir
  46. Estou com 38 semanas. Data prevista do parto para dia 1 de abril. Sinto colicas e tive diarreia. Minha barriga fica dura mais sem dor. Sera que esta perto do meu bebe chegar? Quero ter parto norma, meu bebe ta na posicao certa mas nao encaixou ainda. Fiz meu pre natal no posto de saude, ate quando devo esperar para ir pra maternidade passando dessa data e meu bebe nao nascer? Nao sei se ja estou tendo dilatacao pois a enfermeira do posto nao faz oo toque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita e parabéns pela gestação.

      Não é possível fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      Os 9 meses começam com 38 semanas.

      Você precisa de avaliação MÉDICA. A enfermeira tem papel indispensável no processo de pré-natal, parto e pós parto, mas não substitui avaliações pelo médico obstetra. Então, se em seu posto de saúde não há médico obstetra, o que não deveria acontecer, mas infelizmente sabemos que ainda acontece em todo o país, procure o PS da maternidade mais próxima para uma avaliação. Leve sua carteirinha de pré-natal e seus exames.

      O importante é buscar atendimento para após avaliação, poder esclarecer todas as suas dúvidas.

      Boa hora!

      Abraços

      Excluir
  47. Oi doutora eu estou com 40 semanas e 3 dias e nada de meu filho da sinal de nascer pois eu e ele corremos algum risco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Meiri, obrigada pela visita. Parabéns pela gestação.
      Imagino que seu bebê já tenha nascido, mas aproveitando a sua dúvida, que pode ser de outras mães.
      Após as 40 semanas, é preciso realizar avaliação com exame ginecológico e exame de vitalidade do bebê a cada dois dias. Converse com seu médico e/ou procure a maternidade.

      Abraços

      Bárbara Murayama

      Excluir
  48. olá, estou de 38s e 3d queria que ele nascesse logo. To pesquisando uma forma de induzir o parto em casa, estou errada? Procuro formas de romper a bolça ou começar com a dilatação pois quero parto normal, pois moro so com meu marido e ele trabalha o dia todo ate nos sabados e uma cesaria seria terrivel. E tambem sou nova e não quero carregar uma marca pro resto da vida... Tenho soh 15 anos. Me ajuda !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá obrigada pela visita. Parabéns pela gestação.
      Não faça nenhuma manipulação sem orientação da sua obstetra, o bebê nasce quando chega a hora dele, quando está pronto ou quando, por alguma alteração médica é necessária intervenção.
      Não se define a hora de um bebê nascer ou se será parto normal ou cesárea por questões como essas e sim pelo que é melhor para você e para o seu bebê do ponto de vista da saúde de vocês.
      Converse com seu médico do pré- natal para esclarecer suas dúvidas.
      Boa hora.
      Abraços
      Bárbara Murayama

      Excluir
  49. Oi também estou na duvida estou completando 40 semanas e nada do meu bebe chegar oque devo fazer posso pedir para meu medico que marque o meu parto sinto muita dor ao levantar e em baixo da barriga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriele, obrigada pela visita. E parabéns pela gestação.
      Não se pode fornecer parecer médico sem avaliação médica completa em consulta.

      Após as 40 semanas é preciso de avaliação a cada 2 dias pelo menos, se tudo estiver bem é esperar a hora do bebê. Caso haja alteração nessas avaliações a equipe médica irá intervir.

      É esperado que nessa fase haja mais desconforto, na dúvida, se estiver com dor procure atendimento médico, para ter certeza que está tudo bem.

      Boa hora

      Abraços

      Bárbara Murayama

      Excluir
  50. oi completei 36 semanas hoje, e to querendo fazer parto normal, mais a família do meu esposo e ate a minha mãe agora estar querendo que eu faça cesária, poos eles falam que eu nao vou conseguir pois sou baixa e outras coisas mais...
    o que eu faço espero passar mal, pra ver o que acontece, sendo que se passar de mais pode prejudicar o bebe ou tiro logo, so fico pensando na recuperação pois sou um pouco danada e vou quer ficar com ele o tempo todo.
    sem esquecer que meu bebe estava pesando semana passada quando fiz a ultra 3,140kg e com 48cm sera também que consigo pn com ele desce tamanho fico com medo também,
    não ter foça na hora. O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caroline, obrigada pela visita. E parabéns pela gestação.

      Não se pode fornecer parecer médico sem avaliação médica completa em consulta.

      Que bom que queira ter parto normal, mas é preciso entender que essa vontade não pode ser maior do que a vontade de que o seu bebê e você fiquem bem. Só a equipe médica obstetra que está te acompanhando e que te acompanhará na hora do trabalho de parto poderão decidir junto com você a melhor via de parto. Cesárea deve ser realizada quando há indicação precisa para isso, pois é uma cirurgia. Então, se uma gestação vai bem, o médico do pré-natal não indicou cesárea, o ideal é que a mulher siga o acompanhamento pré-natal e aguarde o trabalho de parto.

      Converse com seu médico do pré-natal, esclareça suas dúvidas e de seus familiares para que possa aproveitar da melhor maneira possível esse momento tão especial.

      Boa hora!

      Abraços

      Bárbara Murayama

      Excluir
  51. oi completei 36 semanas hoje, e to querendo fazer parto normal, mais a família do meu esposo e ate a minha mãe agora estar querendo que eu faça cesária, poos eles falam que eu nao vou conseguir pois sou baixa e outras coisas mais...
    o que eu faço espero passar mal, pra ver o que acontece, sendo que se passar de mais pode prejudicar o bebe ou tiro logo, so fico pensando na recuperação pois sou um pouco danada e vou quer ficar com ele o tempo todo.
    sem esquecer que meu bebe estava pesando semana passada quando fiz a ultra 3,140kg e com 48cm sera também que consigo pn com ele desce tamanho fico com medo também,
    não ter foça na hora.

    ResponderExcluir
  52. Oi,bati uma ultra no dia 7 de janeiro que me deu 12 semanas de gestação, eu conto as semanas por ai é não pela minha DUM, sendo assim hoje eu estou com 26 semanas e 3 dias, eu queria saber mais ou menos em que dia eu possa ter engravidado, 04 de outubro ou 19, ou adiante ? em outro site me dizeram que era so eu tirar 2 semanas dessa minha primeira Ultra, que ficaria 10 semanas. voltando 10 semanas no calendario cairia dia 28, por ai TA CERTO ?
    na minha segunda ultra(morfologica) tem 3 datas prevista pro parto.. dia 19/07, 21/07/ 24/07 ... podem me ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cacau3, obrigada pela visita. E parabéns pela gestação.

      Não se pode fornecer parecer médico sem avaliação médica completa em consulta.

      O mais importante é realizar o pré-natal e levar para as consultas as suas dúvidas anotadas, assim não se esquece de perguntar ao médico tudo que quiser.

      A idade gestacional é calculada a partir da última menstruação e confirmada pelo primeiro ultrassom. E assim, entendemos que a mulher engravidou naquele mês. Mas não é possível determinar a data exata em que isso aconteceu.

      Converse com seu médico do pré-natal, esclareça suas dúvidas e boa hora!

      Abraços

      Bárbara Murayama

      Excluir
  53. ola doutora,estou de 40 semanas dia 25 de abril e meu medico marcou a cesarea para esse dia,e eu queria muitoparto normal,so q diz ele q a minha bebe nao esta mais ganhando peso por conta da placenta estar envelhecendo isso pode ocorrer mesmo?é necessario cesarea nesse caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita. E parabéns pela gestação.

      Não se pode fornecer parecer médico sem avaliação médica completa em consulta.

      A placenta realmente pode "envelhecer" mais rápido do que devia e isso pode ser um problema ou não, a depender de diversos outros fatores que devem ser avaliados. O ideal é expor ao seu médico a sua vontade e buscar uma segunda opinião, caso não fique satisfeita com as explicações dele.

      Boa hora!

      Abraços

      Bárbara murayama

      Excluir
  54. Olá Bárbara...
    Realmente a maternidade é uma experiência maravilhosa... tenho um filho de 3 anos e meio, que nasceu de parto normal, e um pouco adiantadinho, 36 semanas... graças a Deus correu tudo bem!!! Agora espero meu segundo filho e tbm pretendo que seja de parto normal, hoje estou entrando na 40ª semana e nada dele querer vir ao mundo... issso me preocupa... na última consulta estava tudo bem, nada pra se preocupar... mas muitos dizem que a gestação pode durar até 42 semanas... isso é normal? Meu bebê já está encaixadinho assim como o primeiro desde o 6º mês... e tem tudo pra ser um sucesso o parto, mas estou preocupada pela demora....
    Abraços
    Parabéns pela maternidade...
    Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, obrigada pela visita. E parabéns pela gestação.

      Não se pode fornecer parecer médico sem avaliação médica completa em consulta.

      A gestação realmente vai até 42 semanas, esse é o prazo máximo. Mas para esperar além das 40 semanas, é preciso que esteja tudo bem com a mãe e o bebê e que se faça avaliação médica com exame obstétrico completo e exames complementares, como o cardiotocografia dia sim dia não pelo menos.

      Sugiro que converse com seu obstetra e exponha seus medos, assim, esclarecerá suas dúvidas.

      Abraços

      Feliz dia das mães!

      Excluir
  55. Dr.ª tive relação no dia 20/03/2013 com camisinha, e minha menstruação veio dia 23/03/2013 e terminou dia 28/03/2013 e tive relação no dia 29/03/2013 e ele gozou dentro, porem tomei uma pilula do dia seguinte genérica e não resolver ou seja estou gravida mas em janeiro ja havia tomado outra pilula do dia seguinte e resolveu. porem fiz uma transvaginal dia 06/05/2013 e constatou que estou de 7.1 semanas/dias, no outro dia fiz outra transvaginal e deu 7.5 semanas/dias, mas nas minhas contas eu havia engravidado dia 29/03/2013 que foi quando ele gozou e nao há 20/03/2013 que foi com camisinha, eu posso esta certa ou errada?? qual data seria mas provável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita. E parabéns pela gestação.

      Não se pode fornecer parecer médico sem avaliação médica completa em consulta.

      A contagem gestacional não se faz pela última relação sexual e sim pela data da última menstruação e confirmada pelo ultrassom.

      Quando a mulher fez uso de pílula do dia seguinte, a menstruação pode ficar irregular, então o melhor método para datar a gestação é mesmo o ultrassom precoce.

      Comece o pré-natal o quanto antes para um acompanhamento e possibilidade de esclarecimento das suas dúvidas.

      Abraços

      Feliz dia das Mães

      Excluir
  56. ola doutora. dia 7 de maio fiz 39 semanas a DPP e para o dia 14 de maio. estou indo para a consulta do pre– natal toda a semana mais na consulta ele só aferi a PA e mede a barriga e escuta o coracao do bebe . quero muito o parto normal e o medico ele so faz parto normal. mais ele nao faz o exame toque e nunca fez. e nem induz o parto se for necessario. e se falar em cesariana ele fica muito bravo. o que fazer? quero esperar ate 41 semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita. E parabéns pela gestação.

      Não se pode fornecer parecer médico sem avaliação médica completa em consulta.

      Se você tem dúvidas sobre a sua gestação que seu médico não está conseguindo esclarecer ou não acha abertura para isso, sugiro que busque uma segunda opinião, mesmo que esteja já no final da gestação. Para que tenha a assistência que deseja e merece nesse momento tão especial.

      Feliz dia das mães.

      Abraços

      Excluir
  57. doutora estou com 33 semanas mas sentindo muitas dores a bb se estica toda muita dor na região da pelve onde consigo sentir toda a pressão da cabecinha dela e seus movimentos estão diminuidos e minh barriga vive dura já fui por diversa vezes ao ps sou examinada e dizem estar tudo bem e mandam pra casa ainda com a mesma sintomatologia me considero gestante de risco pos já é g5 a1 cesaria 3 não aguento mais to muito cansanda incomodada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita. E parabéns pela gestação.

      Não se pode fornecer parecer médico sem avaliação médica completa em consulta.

      Dores no final da gestação são comuns e costumam ser mais comuns em mulheres que já tem cesáreas.

      Você fez o certo, procurou atendimento médico. Converse com seu médico do pré-natal também. Ele é que conhece a evolução completa da sua gestação.

      Feliz dia das mães.

      Abraços

      Excluir
  58. Boa noite estou com 20 semanas de gestação,quando provavelmente eu engravidei então? dezembro ou janeiro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita. E parabéns pela gestação.

      Não se pode fornecer parecer médico sem avaliação médica completa em consulta.

      A contagem gestação se dá através da data da última menstruação e confirmada pelo primeiro ultrassom.



      Abraços e boa hora

      Bárbara Murayama

      Excluir
  59. olá dr. parabens pelo blog....

    estou com uma duvida imensa: minha ultima menstruaçao foi 07-09-12 , minha dpp é 14-06-12, só que a minha primeira usg dá uma diferença de quase 16 dias e isso minha go quer marcar pela usg pois ela acha que eu me perdi na data da ultuma menstruaçao... mas nao tem como esquecer pois. foi num feriado e eu estava viajando....

    para completar a minha ansiedade fiz uma usg na segunda deu que meu bebe estava com 37/38 semanas e 3200gr. a na sexta da mesma semana deu que estava com 36 sem e2. dias e com 2600gr. ( fiz em lugares diferentes) fiquei agora sem saber qual está certa....

    ResponderExcluir
  60. Obrigada pela visita. E parabéns pela gestação.

    Não se pode fornecer parecer médico sem avaliação médica completa em consulta.

    A contagem gestação se dá através da data da última menstruação e confirmada pelo primeiro ultrassom. Quando há uma diferença grande entre esses dois parâmetros, em geral, passamos a utilizar os dados do ultrassom precoce.

    Os ultrassons do final da gestação não são ideais para datar a gravidez, podem dar muito diferença como aconteceu com você.

    Então, sugiro que converse francamente com sua médica, exponha sua dúvida e confie em sua avaliação ou procure uma segunda opinião.

    Boa hora.

    Abraços



    ResponderExcluir
  61. Boa tarde, primeiro gostaria de lhe dar parabéns pelo blog... ele é muito esclarecedor... Eu tenho uma dúvida, que derepente você possa me auxiliar... Como vou ganhar meu bebê pelo SUS, a médica me disse que ele deve nascer até o dia 19/08, aí ele estaria com 41 semanas... Minha dúvida é: Caso chegue neste dia, e eu ainda não esteja em trabalho de parto, quanto tempo eu tenho para fazer cesárea? Existe a necessidade de procurar um médico já no dia seguinte? Grata pela atenção! Bjinhu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita. E parabéns pela gestação, Danielle.

      Não se pode fornecer parecer médico sem avaliação médica completa em consulta.

      Os 9 meses vão das 38 as 42 semanas. Costumamos esperar até 41 semanas para gestações de baixo risco, mas desde as 40 semanas é preciso avaliação mais de perto, indo a maternidade em dias alternados. Lá será realizado exame ginecológico e de vitalidade fetal.
      Quando a mulher completa 41, se o bebê não nasceu, será avaliada para saber se é possível induzir um parto normal, caso não seja possível por algum motivo, será feita cesárea.

      Boa hora.

      Abraços
      Bárbara Murayama

      Excluir
  62. ola, tudo bem? meu nome e Antonio, minha esposa esta com 39 semanas, porem ultimamente ela anda sentindo muitas dores e tem tambem uma especie de mucuo que ela esta perdendo.
    isto e normal??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita. E parabéns pela gestação.

      Não se pode fornecer parecer médico sem avaliação médica completa em consulta.

      No final de uma gestação a mulher costuma sentir dores na barriga e nas costas. Também é no final que o chamado tampão mucoso começa a sair.
      Mas deve sempre passar por avaliação médica quando tiver sintomas para que possa saber se é um desconforto esperado ou se já está entrando em trabalho de parto, também avaliar a vitalidade do bebê e se a bolsa está intacta, além de diversos outros parâmetros.
      Converse com a médica do pré-natal ou procure PS da maternidade que irá ter o bebê para avaliação.


      Boa hora!!

      Abraços

      Excluir
  63. Olá, bom dia!

    Estou com 38 semanas e 04 dias de gestação. Estou tendo consulta toda semana e toda vez a minha GO faz o toque. A última vez foi sexta passada e, segundo a médica, o colo do útero ainda estava fechado. No entanto, desta vez, eu senti uma dorzinha na hora do toque.. em seguida comecei a sentir uma dor cólica, suportável, que não quer passar. Estou achando que o toque pode ter causado esses sintomas e estou muito preocupada com meu bebê.

    ResponderExcluir
  64. Olá, boa tarde. Parabéns pela gestação.

    Não se pode fornecer parecer médico sem avaliação completa em consulta médica.

    A sua médica está corretíssima!! A partir das 38 semanas devemos realizar exame obstétrico completo semanalmente e se necessário for, quantas mais vezes for preciso.

    O exame é desconfortável e é comum ter um pouco de cólica após o exame, mas o exame em nada prejudica você ou seu bebê.

    Converse com sua médica, esclareça suas dúvidas.
    E boa hora.

    ResponderExcluir
  65. Olá Barbara,
    Eu estou com duvidas sobre o que devo fazer, de acordo com minha menstruação estou com 42 semanas e 1 dia, pois minha ultima menstruação foi dia 03 de outubro de 2012 com total certeza. Fiz uma ultra obstétrica ontem que deu que meu bebe esta com apenas 36 semanas mais a placenta já está em Grau III, porém eu fiz um ultra-transvaginal dia 27 de dezembro de 2012 que deu que eu estava com 11 semanas calculando até hoje estaria com 41 semanas e 1 dia só irei ver meu obstetra daqui a 5 dias e nao tenho o numero dele pra contato, devido fazer pre-natal em rede publica, agora não sei o que fazer pois estou preocupada com meu bebe já que só poderei falar com o obstetra daqui a 5 dias e com a infermeira obstetrica daqui a 6 dias, ela havia me falado pra ir pra maternidade hoje se ele não vinhe-se ate hoje só q o obstetra me pediu a ultra que fiz ontem e só ira poder avaliar ela daqui a 5 dias e acredito que pode ser muito tempo pro meu bebe. Estou meio desesperada pois nao sei o que fazer e na internet só encontro que o bebe só pode ficar na barriga da mae ate as 42 semanas. se puder me responder com urgência ficarei muito feliz e talvez mais tranquila. Tenho 19 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, boa tarde. Parabéns pela gestação e bebê e obrigada pelo contato.

      Não se pode fornecer parecer médico sem avaliação completa em consulta médica.

      A essa altura o seu bebê já deve ter nascido, espero que tenha ficado tudo bem.

      Mas aproveito sua dúvida, pois pode ser de outras futuras mamães.

      A partir das 40 semanas, até o bebê nascer, é preciso ir a uma avaliação médica dia sim dia não pelo menos na maternidade. Para ver se está tudo bem com a grávida e com o bebê.

      Ou a qualquer momento se sentir dores, perdas de líquido, diminuição dos movimentos fetais ou sangramento.

      Espero ter ajudado!

      Abraços

      Bárbara Murayama

      Excluir
  66. Bom dia Dr, estou preocupada fiz US, com 32 semanas deu idade geracional de 34, isso é normal, lembrando q eu e meu marido temos 1.60 de altura. Fiz exame de diabetes e deu tudo normal. Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde. Parabéns pela gestação e bebê e obrigada pelo contato.

      Não se pode fornecer parecer médico sem avaliação completa em consulta médica.

      O melhor ultrassom para datar a gestação é do início da gestação, já com 32 semanas o erro pode ser até de 2 semanas para mais ou menos. Nessa fase o ultrassom é bom para avaliar diversos outros parâmetros, como o crescimento adequado do bebê, seu líquido, a placenta, entre outros.

      Vá as consultas do pré-natal regularmente e leve anotada suas dúvidas, ok?

      Espero ter ajudado

      Boa hora!
      Abraços
      Bárbara Murayama

      Excluir
  67. Bom dia!
    Doutora amanhã 01/08/2013 estou completando 40semanas, de acordo com o medico e com minha ultima mestruacao que foi no dia 25/10/2012. Fiz uma ultrasson morfologica ontem e o medico que fez me disse que o meu bebe ainda esta abaixo do peso, agora que esta com 2,800gramas, ele me disse que a previsao pra nascer e depois do dia 15de agosto porque no exame agora que deu 35semanas gestacional, pois nao sinto nada o bebe ainda meche bastante e esta tudo bem com ele. Nao estou conseguindo falar com meu medico que esta viajando, o que devo fazer é normal essa situacao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssika,boa tarde. Parabéns pela gestação e bebê e obrigada pelo contato.

      Não se pode fornecer parecer médico sem avaliação completa em consulta médica.

      Se o seu médico não deixou um substituto, em casos de urgências, é preciso procurar o PS de uma maternidade para uma avaliação.

      Espero que fique tudo bem!

      Abraços

      Bárbara Murayama

      Excluir
  68. E meu medico ate agora tambem nao fez o toque em mim, preferi que eu facao cesariana, pois quero ter normal, sera se com essa situacao vou poder ter normal? Pois ontem o medico que fez a us me disse que o bebe esta encaixado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssika,boa tarde. Parabéns pela gestação e bebê e obrigada pelo contato.

      Não se pode fornecer parecer médico sem avaliação completa em consulta médica.

      O parto cesárea é uma cirurgia que tem algumas indicações. Caso sua gestação esteva correndo bem, a princípio você poderia tentar um parto normal. Para maiores esclarecimentos procure seu médico e seja sincera com ele e se não ficar satisfeita procure uma segunda opinião de outro obstetra.

      Boa hora.

      Abraços

      Bárbara Murayama

      Excluir
  69. Bom dia Dra. Barbara!
    Me chamo Elisangela, estou grávida de 38 semanas e 6 dias. Estou passando por um problema que me deixou extremamente irritada e despreparada. Meu Obstetra marcou o parto para o dia 15/08/2013, mas quando fui solicitar a autorização do convênio para a liberação do parto, para minha surpresa apareceu a maldita carência... Ela vencerá em 25/08/2013 e se minha bolsa não romper antes, eu poderei fazer o parto com meu Obstetra e no Hospital que eu escolhi. O problema é que fui orientada pelo meu médico acerca dos riscos de esperar até o dia 26/08, onde estarei com exatamente 41 semanas. Tenho lido que existe os riscos, mas que são mínimos... Estou muito confusa e gostaria de outras opiniões. Em exames feitos, eu e a bebê estamos bem.
    Seria possível sua opinião sobre esta questão?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Parabéns pela gestação e bebê e obrigada pelo contato.

      Não se pode fornecer parecer médico sem avaliação completa em consulta médica.

      Se uma gestação está correndo bem, sem intercorrências podemos aguardar até 41 semanas, para que a mulher entre em trabalho de parto, desde que seja feito um acompanhamento pelo menos a cada 2 dias com exame completo da mãe e exames do bebê para avaliar a vitalidade, como a cardiotocografia e em alguns casos ultrassom.
      Converse com seu médico com sinceridade e caso deseje uma segunda opinião, estou à disposição para uma consulta na clínica.
      Espero ter ajudado.
      Boa hora
      Abraços
      Bárbara Murayama

      Excluir
  70. Ola. Eu sei o dia da concepção do meu bebê. Não é mais preciso contar as semanas apartir da concepção? Como faço essa conta? A gravides pode durar quantos dias apartir do dia em que o fizemos? O prazo apartir dessa data também é 42 semanas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Parabéns pela gestação e bebê e obrigada pelo contato.

      Não se pode fornecer parecer médico sem avaliação completa em consulta médica.

      Foi padronizado que a contagem gestacional se faz a partir da data da última menstruação. E confirmada pelo ultrassom realizado no início da gestação.

      Abraços

      Bárbara Murayama

      Excluir
  71. ola eu engravidei no fim de fevereiro e memu parto taprevisto p dia 15 de desembro pq vou ganha em desembro se engravidei em fevereiro p começo de marco já tou de seis meses e não entendo essas contas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia. Parabéns pela gestação e bebê e obrigada pelo contato.

      Não se pode fornecer parecer médico sem avaliação completa em consulta médica.

      A contagem da gestação se dá em semanas a partir da data da última menstruação e confirmada pelo primeiro ultrassom realizado.

      os 9 meses correspondem a 40 semanas, a data provável do parto, é o dia que a gestante completa 40 semanas.

      Em sua próxima consulta de pré-natal, leve essa sua dúvida a sua médica obstetra, peça que ela ou ele explique direitinho para que entenda.

      Espero ter ajudado!

      Boa hora!

      Abraços

      Bárbara Murayama

      Excluir
  72. - Ola, me chamo Geise, meu ultimo ciclo mestrual foi dia 08/12 , completei 9 meses dia 11/09 , minha medica do pré-natal, mandou eu esperar ate o dia 15/09 se nada acontece-se que eu procura-se a Santa Casa De Misericórdia, então eu fui, fiz alguns exames,a Drª fez o toque e disse que o meu colo do útero ainda ta fechado e que eu ainda não too com dilatação, e ela mandou eu esperar ate dia 18/09 e ate agora nada da minha princesa vim ! Mas eu não to sentindo nada de mais, tipo eu não sinto dor nenhuma,não to perdendo líquido nenhum, só algumas cólicas bem fraquinha e super rápida, e a minha barriga fica dura as vezes, mas logo volta ao normal ! Estou preocupada, afinal sou mamãe de primeira viajem e não sei o que eu faço ! Tenho medo de ficar esperando, esperando e nada da dor vim e passar da hora dela nascer e isso acabar prejudicando a minha filha ! O que eu faço? Me ajude !!! Desde já agradeço :D beijos ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Geise, boa noite. Obrigada pelo contato. Acredito que seu bebê já nasceu. Espero que tenha corrido tudo bem.

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      Se uma gestação está indo bem, sem alterações durante o pré-natal. Pode-se aguardar até 41-42 semanas, desde que seja feito um acompanhamento de rotina a cada dois dias pelo menos com exame materno e do bebê.

      Abraços e parabéns!

      Bárbara Murayama

      Excluir
  73. olá estou gravida de 39 semanas e meia...e estou preocupada pq nao tenho dilatação nenhuma, porem com 37 semnas fiz um US e meu bb estava com 4 kilos...estou com medo de causar sofrimento a ele já que ele esta mto gordinho..no sus eles quer esperar ate as 42 semanas, mais pense ate la ele estara com mais de 5 kilos.. o que devo fazer?

    meu email tamiegustavo@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamires, Obrigada pelo contato. Acredito que seu bebê já nasceu. Espero que tenha corrido tudo bem.

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      A idade gestacional considerada termo, ou seja, gestação completa varia de 37 a 42, hoje isso está mudando e há recomendações internacionais que saíram esse mês para que se considere 39 semanas como o início do termo e não mais 37. Entende-se que a partir dessa data o bebê tem menos riscos, quando a gestação não apresenta outras complicações.

      Converse com seu médico para maiores esclarecimentos.

      Abraços
      Bárbara Murayama

      Excluir
  74. Oi meu nome é Erika, tenho 32 anos.Tive duas cesarianas,uma há dez anos e outra há 3 anos e meio. estou na terceira gestação, será que posso ter um parto normal? Estou com 34 semanas e sentindo algumas contrações de encaixe do bebê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erika, parabéns pela gestação. Obrigada pelo contato.

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      Após duas ou mais cesáreas, mesmo que há bastante tempo não é aconselhável ter um parto normal. O risco do útero se romper durante as contrações é muito alto, o que põe em grande risco de vida o bebê e a gestante.

      Converse com seu médico para maiores esclarecimentos. E lembre-se que o mais importante é que mãe e bebê fiquem bem após após o parto.

      Abraços
      Bárbara Murayama

      Excluir
  75. olá meu nome é renata. tenho 17 anos estou gestante de 9 meses e 10 dias. conversei com meu médico. e perguntei sobre o cordão umbelical que esta enrrolado no pescoço da minha bb. ai ele falou que pode ter complicação no parto natural.entao ele me falou que seria melhor uma cesariana.mais como nao tinha como ele me encaminhar que era para eu sentar e esperar.e nao pediu retorno o que eu devo fazer? tinha até o dia 15/10 e hoje ja é dia 18/10.nas duas primeiras ultra que eu fiz deu dia 20/10 e a ultima deu dia 26/10. o que eu faço? espero até o dia 20 ou dia 26?estou muito preoculpada. me ajude por favor!!!! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata, parabéns pela gestação. Não é fácil engravidar na adolescência. Obrigada pelo contato. Acredito que seu bebê já tenha nascido e espero que esteja bem.

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.
      O pré-natal só acaba depois que o bebê nasce. Alguns médicos encaminham para a maternidade para que a paciente faça as consultas após as 40 semanas dentro do hospital.
      Se o bebê não nasceu e não tem mais consultas agendadas, procure agendar uma consulta ou procure a maternidade mais próxima par avaliação.

      Abraços
      Bárbara Murayama

      Excluir
  76. Olá querida Dra.Barbara, será que podes me ajudar? Creio que meu caso seja simples, mas gostaria de uma opinião médica sobre o assunto. Namoro um rapaz há 6 anos e em julho deste ano nós terminamos. Em julho minha menstruação veio no dia 25. Dia 05 e 11 de agosto tive uma relação sexual com outra pessoa (dia 5 com preservativo e ejaculação extrauterina e dia 11 sem preservativo, porém tomei a pilula do dia seguinte no dia 13). Dia 18 de agosto voltei com meu namorado (e ainda estamos juntos, graças à Deus). Minha menstruação veio no dia 20/08. Dia 15 de setembro tive um sangramento rosa clarinho que durou apenas um dia. Dia 26 de setembro fiz o hcg que deu positivo. Fiz o primeiro US no dia 04/10 e deu uma IG de 6 sem e 1 dia (pela DUM seria 6 sem e 3 dias). Engravidei na primeira semana de setembro??? E dia 15/09 foi uma provável NIDAÇÃO? Há possibilidade de estar grávida daquela relação mantida no início de agosto??? Desde já, muitíssimo obrigada. Aguardo sua resposta!!! (Luana Amaral Katchevski)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luana, parabéns pela gestação. Que situação complicada.

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      Como você fez uso de anticoncepcional de emergência, isso pode ter provocado uma irregularidade menstrual, mas a idade gestacional da sua data da menstruação está compatível com a do us. Portanto, imagino que engravidou no ciclo que se iniciou no dia 20/08.

      Mas hoje em dia já existe teste de paternidade por simples exame de sangue, que pode ser feito durante a gestação. Se informe com seu médico.
      Espero ter ajudado. Obrigada pelo contato.

      Abraços Bárbara Murayama





      Excluir
  77. Dra., quando perguntei : engravidei na primeira semana de setembro? Me referi à semana da concepção, pois sei que a IG conta - se a partir do primeiro dia da ultima menstruação.Por isso tenho quase certeza de que meu bebê é do meu namorado, caso fosse daquela outra relação minha IG teria que ser 4 semanas à mais, pois levaria em conta a menstruação do dia 25/07 que, na verdade, foi a penúltima! E o USG do dia 04/10 teria dado uma IG de 10 semanas e não de 6 semanas como ocorreu. É o que eu acho! Posso ficar tranquila então, Dra Barbara? Obrigada. Att. LUANA

    ResponderExcluir
  78. Dra., esqueci de me identificar no post anterior. Sou eu, Luana. Não posso pedir para meu namorido fazer o teste de paternidade e, alem disso, esse exame é muito caro. Achei que meu caso fosse simples, pois aquela foi uma relação mantida um mês antes da possivel semana de concepção (que foi a primeira semana de setembro). Por favor...me ajuda. Minha felicidade acabou depois que esta dúvida surgiu! Nao curto minha gravidez por isso. Minha dpp é para 29/05/2014 e se tivesse engravidado em julho (menstruação do dia 25/07) seria a Dpp para 01/05. É muita diferença não achas? Att., Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Luana, converse o quanto antes com seu médico do pré-natal para esclarecer maiores dúvidas. E curta sua gestação. O seu bebê precisa de você bem. Boa sorte!

      Excluir
  79. oi meu nome é katiene e fiz uma ultrassom morfologica com 13 semanas e 3 dias queria saber se posso fazer outra mais pra frente ou se pode prejudicar meu bebe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Katiene, parabéns pela gestação. Obrigada pela visita.

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      Depois do ultrassom morfológico do primeiro trimestre, que foi o que você fez, há o de segundo trimestre entre 21 2 24 semanas. Esses exames não prejudicam o bebê e nos ajudam a identificar possíveis problemas.

      Boa sorte!

      Abraços
      Bárbara Murayama

      Excluir
  80. Bom estou de 39 semanas e 1 dia tenho sentidu umas dozinhas mais sao inregular e tenho uma secrecao q e esverdiada e tem hora q e branca oq pode ser,nao cossa e nao tem mal cheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, parabéns pela gestação. Obrigada pela visita.

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      É comum que as gestantes tenham uma quantidade maior de secreção vaginal. Mas sempre que essa secreção se altera, é preciso examinar em consulta médica para ter certeza que não é um corrimento que precise ser tratado, ou se a bolsa não estourou. Procure seu obstetra.


      Boa sorte!

      Abraços
      Bárbara Murayama

      Excluir
  81. OLÁ,BOA TARDE,ENTAO ESTOU COM MUITA DUVIDA TBM,ESTOU ESPERANDO MINHA SEGUNDA NENEM,A PRIMEIRA NASCEU DE 40 SEMANAS E 2 DIAS DE CESARIA POIS NAO TINHA PASSAGEM E NADA DE TRABALHO DE PARTO,AI QUE ESTÁ,ESTOU DE 41 SEMANAS PELA DUM E 40 SEMANAS PELA ULTRA,E NADA DE SINAL DE PARTO,O QUE EU FAÇO?ESTOU COM MEDO DE PASSAR DA HORA,ME AJUDEM POR FAVOR..OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, parabéns pela gestação. Obrigada pela visita.

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      Após as 40 semanas, quando está tudo indo bem, podemos aguardar até que a mulher entre em trabalho de parto até um pouco mais de 41 semanas, mas desde que esteja sendo feito um controle rigoroso da vitalidade do bebê e das condições da gestante em dias alternados no hospital. Ao final desse prazo avaliaremos se é possível induzir o parto ou se será necessário realizar cesárea. Converse com seu médico ou vá ao PS da sua maternidade.


      Boa sorte!

      Abraços
      Bárbara Murayama

      Excluir
  82. Olá, gostaria de tirar uma dúvida cruel, minha última menstruação foi dia 29/08/2013 e tive relação dia 14/09 por diante, descobri que estava grávida final de outubro. Comecei a fazer o pré-natal dia 07/11 e pela data da última menstruação meu obstetra disse que estava de 2 meses, mais quando fui fazer a ultra dia 12/11 deu que eu estava de 6 semanas.. Gostaria muito de saber de quantas semanas estou, pq hoje pela data da ultima menstruação estou de 14 semanas e estou ficando maluca com essa dúvida.. Aguardo respostas, ficarei muito grata.. Obrigada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, parabéns pela gestação. Obrigada pela visita.

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      Quando há diferença entre a data da menstruação e o ultrassom inicial. Preferimos considerar a data do ultrassom, se ainda assim resta dúvida, repete-se o ultrassom.




      Boa sorte!

      Abraços
      Bárbara Murayama

      Excluir
  83. Gostaria muito de sua ajuda,completei 9 meses dia 5 de dezembro,e até agora meu. filho ainda não nasceu,o que eu devo fazer ? To com medo que aconteça alguma coisa com o meu bebê _ me ajuda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, parabéns pela gestação. Obrigada pela visita.

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      Após as 40 semanas, quando está tudo indo bem, podemos aguardar até que a mulher entre em trabalho de parto até um pouco mais de 41 semanas, mas desde que esteja sendo feito um controle rigoroso da vitalidade do bebê e das condições da gestante em dias alternados no hospital. Ao final desse prazo avaliaremos se é possível induzir o parto ou se será necessário realizar cesárea. Converse com seu médico ou vá ao PS da sua maternidade.


      Boa sorte!

      Abraços
      Bárbara Murayama

      Excluir
  84. Quando fazemos a primeira ultra, ela inclui as duas semanas antes do periodo fertil. Ou seja uma ultra de 7 semanas, seriam 2 semanas do periodo mesntrual até o periodo fertil e 5 semanas de existencia da gravidez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita.

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem consulta médica completa.

      Não se faz essa conta, simplesmente se entende que está de 7 semanas. Pois não engravida-se apenas no período fértil. Essa é com certeza a época mais provável, mas pode se engravidar em qualquer época.

      Abraços

      Excluir
  85. meu ultimo ciclo foi 13-12-2013 a16-12-2013 agora quero engravidar para o bb nascer no ultimo dia do mês de setembro PN por ser especial pra mim, agora será isso possivel uma vez que pelas minhas contas estarei no começo da 40ª semana ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita.

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem consulta médica completa.

      Não se pode prever ao certo a data do parto, há muitas variáveis em jogo.
      Sugiro que pense que o ideal é que seu bebê, quando você estiver grávida nasça com saúde, bem, independente da data, do tipo de parto...

      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  86. Olá Dra., hj completo 37 semanas de uma gestação gemelar. Minha GO considera prudente não deixar passar de 38 semanas. Todos os exames que fiz durante o pré natal estão bons, isso inclui a cardiotocografia feita ontem (ambos os bbs apresentam boa vitalidade fetal; um está com a frequencia cardíaca de 120bpm e o outro com 130bpm) o " problema" é que não apresento não apresento nehum sinal de que irei entrar em trabalho de parto tão cedo. Gostaria de saber até qd é possível esperar no caso de uma gestação gemelar, considerando que todos os examea permaneçam inalterados. Há, ela quer que eu compareça a maternidade para realizar ultras a cada 2 dias ( domingo, quarta) e depoia na sexta( qd completo 38 semanas no consultório. Me preparei durante a gestação inteira para ter um parto super natural e agora parece que me jogaram um balde d`água. Desde já agradeço! Roberta

    ResponderExcluir
  87. Há, esqueci de dizer que os 2 bbs estão cefálicos. Um pesando 2,502gr e o outro pesando 2,663gr, na ultra feita 7 dias atrás. Att, Roberta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberta, obrigada pela visita. Parabéns pelos bbs? A essa altura já devem estar lindos e em casa! Espero que o parto tenha sido como o esperado. Mas se não lembre-se que o mais importante é que ao final estejam todos bem, certo?

      Grande abraços!
      Bárbara Murayama

      Excluir
  88. Ola estou com uma duvida enorme que esta me aflingindo desde quando bati minha primeiraUS Ostetrica no dia 10 de Junhominha idade gestacional era de 9 semanas e dois dias mas tive uma surpresa ao bater uma segunda ultrassom morfologica no dia 01/10/2013 que indicou que minha idade gestacional era de 28 semanas ou seja segundo a ultima ultrassom eu estaria com a minha gravidez 1mes mas avançada do que a primeira US obstetrica .Estou proucupada pois amanha dia(24) completo 40 semanas e nao sei a data exata para o meu parto segundo a primeira US e dia 12/01/2014 e a segunda ultrasson e dia 24/12/2013 me ajuda por favor nao sei o que fazer ja que o meu medico tambem nao sabe me dar uma data exata pois a data da minha ultima mestruaçao foi dia 28/03,e segundo o medicomeu bebe e mt grande e meu utero mede40 cm.Obg pela atencao um otimo natal

    ResponderExcluir
  89. estol om 40 semanas ela ta incaixadinha ea medica conseguil pegar na cabesinha dela estol preucupada nao estol sentindo nada de trabanho de parto to com 3 de dilataçao so fica no 3

    ResponderExcluir
  90. Dtra. : No dia 2 de janrito minha filha nasceu com complicações devido a diversos erros médicos e faleceu no dia 3, minha tristeza é terrível,ja tenho 5 cesareas com esta sendo que tbm pedi um com seis meses devido infecao no rim a 8 anos, meu marido não tem nenhum filho e eu quero demais ter um bb com ele, pois quero muito ter um último bb antes de operar para nao ter mais, gostaria de saber suas opiniões sinceras quanto ao tempo correto a se esperar ja que o medico disse pra mim esperar de seis meses a um ano e não deixar entrar em trabalho de parto, por risco de ruptura uterina, não suporto a idéia de perder outro bb ou trazer riscos graves a ele, mas tbm não aceito não poder ter, o que faço? E existe algo que eu possa fazer para fortalecer este útero , como esta recuperação deve ser para que a próxima gestação seja mais segura, e qual é o prazo mínimo verdadeiro entre uma gestação e a outra ? E se eu dizer repouso durante toda a próxima gestação, diminui o risco da ruptura? Por favor estou sofrendo demais preciso de sua resposta.... Des de já agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camilla, obrigada pela visita. Sinto muito por suas perdas.

      Não é possível fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta.

      Após 2 ou mais cesáreas não se deve ter parto normal, porque as contrações do trabalho de parto aumentam o risco de rotura uterina no local das cicatrizes que a cada cesárea se tornam mais frágeis.
      Entendo sua situação e seu sonho de ter outro filho, mas é preciso que entenda que o seu risco é alto, tanto para você quanto para o novo bebê durante uma nova gestação e o parto. Não há como "fortalecer" o útero.
      Converse muito bem com seu médico, leve seu esposo a consulta para que entendam juntos os riscos e a partir daí possam decidir se realmente querer se submeter a eles.
      Espero ter ajudado
      Abraços
      Bárbara Murayama

      Excluir
  91. Ola estou com um duvida, vou ter meu terceiro filho e minha medica me disse que por eu ter tido duas cezarianas o terceiro tambem sera devido aos riscos po se tentar parto normal , porem como vou ter em hospital publico gostaria de saber se vou ter que esperar sentir dor , perguntei para minha medica do pre-natal e ela falou que o hospital é que vai saber a hora certa do bebe nascer mais fiquei preocupada ja que sera outra cezariana !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita. A maioria dos hospitais públicos tem uma agenda de cesáreas para esses casos em que é imperativo que o parto seja por essa via. Procure o hospital e se informe.
      Espero ter ajudado.

      Abraços e boa hora!

      Bárbara Murayama

      Excluir
  92. minha filha ta com 38 semanas eu gostaria de saber si isso e normal e seu primeiro filho e ela so tem 17 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita e parabéns pela gravidez da sua filha.
      38 semanas é o início dos 9 meses. Continue o pré-natal e boa hora!
      Abraços

      Excluir
  93. estou com 38 semanas e minha barriga fica dura e doi e sintos umas contraçoes ai depois passa, meu bebe quando mexe me dar uma dor como se estivesse quebrando meus ossos por dentro...isso e normal porfavor me ajude....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita. Não é possível fornecer parecer sem avaliação em consulta.
      Se está com dores e com dúvidas, procure sua médica do pré-natal ou o PS da maternidade mais próxima para avaliação.
      Boa hora!
      Abraços

      Excluir
  94. oiie meu nome e thayane tenho 17 anos e estou gravida de 39 semanas e 2 dias e estou sentindo dores bem forte a 3 dias e ainda nada da minha bebe nascer estou com medo pois hoje minha barriga esta bem pequena e ela esta baixa e eu ja fui enternada 2 vezes com perda de liquido e naum me fizeram a cesariana eu queria saber o que devo fazer se vou para maternidade ou espero completa as 42 semanas sentindo dores eu naum aguento mais e naum estou tendo consuta do pre natal pois minha medica tem muitas pacientes e naum consegui remarca meu pre natal pois tem muita gente e a agenda dela esta lotada so terei vaga com ela em fevereiro o que eu faço me responde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thayne, obrigada pela visita. Não é possível fornecer parecer sem avaliação em consulta.
      A essa altura seu bebê já deve ter nascido e espero que tudo tenha corrido bem. Parabéns!Abraços!

      Excluir
  95. ola Dra, quando uma mulher engravida em março em qual mês o bebe pode nasce?
    e se um bebe nasce no final de janeiro em qual mês a mãe pode ter engravidado
    preciso muito tirar essa duvida, espero que vc possa me ajudar
    obrigada

    ResponderExcluir
  96. estou com 40 semanas sinto dores mais vou pra maternidade e eles mandam eu volta pra casa tenho 17 anos

    ResponderExcluir
  97. olá tenho 17 anos e to de 25 semanas, minha Dum com minhas Us estão exatamente as mesmas coisas, para saber o dia provavel que engravidei tenho que subtrair 2 semanas, minha Dum foi dia 10/08/2013
    pois Li em varios sites que é assim, não entendo porque contam pela ultima menstruação isso me deixa muito confusa, meu marido fica meio assim pois não tive relações menstruada só depois que ela parou, eu explico mas ele não entende pode me explicar?

    ResponderExcluir
  98. Ola doutora,boa tarde!!!! Tenho algumas duvidas, hoje completo 40 semanas de gestaçao e nao tenho absolutamente nenhum sinal,meu medico me diz que é nornal e devo esperar pois o bebe pode nascer ate 42 semanas,mas nao me examina por baixo e tambem nao pede nenhum exame para verificar a vitalidade do bebe.Confesso que tudo isso esta me deixando bastante angustiada,porque minha primeira filha nasceu com 38 semanas entrei em trabalho de parto e foi tudo normal,sei que uma gestaçao é diferente da outra,mas acreditava que por ser a segunda as coisas seriam ainda mais rapidas e faceis,sinceramente nao sei oque fazer...

    ResponderExcluir
  99. olá. estou de 37 s e 3 dias minha medica pediu para eu começar a ir na maternidade para ver se induzem meu parto, pois ela nao quer esperar pois minha placenta esta no grau 3 desde as 36 semanas de gestação. o que faço eles nao internam sem dilatação.

    ResponderExcluir
  100. OLA MENINAS, EU SOU MAIS UMA GRAVIDA CHEIO DE MEDO DO BEBE PASSAR DA HORA POIS MINHA data para o parto foi dia 21 mas no tive nenhum sinal, no dia 27 fui a maternidade com dores de barriga e a plantonista mandou guardar pois não tava no tempo e eu não possuía dilatação, que essas dores seriam normais mas tinha que esta mais forte. Quando chegou a noite a minha obstetra liga dizendo q eu tinha que ir no dia 28 pra maternidade me internar mesmo sem sentir nada, ao chegar la o medico que me avaliou refez o calculo e tornou a dizer pra eu esperar mais 5 dias que iria completar 40 semanas, mas pelo calculo da minha obstetra eu já estava com 41. agora estou esperando e já saiu o tampão mucoso aos pedaços e cólicas bem leves e suportáveis estou preocupada , o que devo fazer ,meu bebe é muito desejável.SSS

    ResponderExcluir
  101. olà Dra,meu primeiro filho nasceu com 41 semanas e 2 dias,meu segundo nasceu com 39 semanas,agora estou gravida pela terceira vez estou com 35 semnas e 2 dias e as vezes sinto contrações,o que pode acontecer posso ganhar com 39 ou antes

    ResponderExcluir
  102. Boa Tarde Pessoal hoje sexta feira dia 07/02/2014 estou completando 42 semanas da minha primeira gestação fui ao pronto socorro pois não tenho convenio medico e eu estou com 3 dedos e meio de dilatação . Mas a medica q me atendeu falou para q eu voltasse para casa q até 42 semanas e 6 dias é normal me ajudem oq devo fazer estou com muita dor

    ResponderExcluir
  103. Olá boa noite, gostaria de saber qual a margem de erro da usg com 12 semanas? Na minha primeira usg constou 12 semanas e 2 dias com DPP para o dia 04/06/14 tem possibilidade de esta gravida da relação que tive dia 10/08/13 ?

    ResponderExcluir
  104. DOUTORA ESTOU COM 40 SEMANAS E É O MEU SEGUNDO FILHO,OU MELHOR FILHA,O PRIMEIRO FOI MENINO E NASCEU COM 39 SEMANAS E 1 DIA.AINDA NAO SINTO NADA,ME AJUDE ESTOU ANCIOSA COMO RECONHECER SE ESTOU ENTRANDO EM TRABALHO DE PARTO ALGUNS DIAS ANTES....LEMBRANDO QUE EU NAO TENHO SINAL ALGUM DESDE A PRIMEIRA AGRAVIDEZ TAMPAO MUCOSO NEM NADA DISSO...AGRADEÇO DESDE JÁ!!

    ResponderExcluir
  105. OI ja estou com 40 semanas e 5 dias e meu bebe tinha q nascer dia 20-06 a 2-07 e ate agora nada , pra minha gineco nunca ta na hora eu sinto dores mas ñ é muito forte e ñ tenho dilatação mas minhas costas me doi muito .
    Na sua opinião o que posso fazer . sou mãe de primeira viagem tenho medo de acontecer alguma coisa com meu filho , me falaram q menino é mais preguisozo mas estou reocupada por favor ñ sei o q fazer
    meu fac é tais987_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  106. Hoje eu estou com 39 semanas e 1 dia, e há uns dias atrás saiu uma gosma branca parecida clara de ovo, e já há alguns dias minha calcinha fica molhada o tempo todo, e a maioria das vezes sai um líquido branco que não é transparente e as vezes eu sinto uma dor na barriga e sinto escorrer algum líquido, quando vou no banheiro minha calcinha está toda molhada e quando eu sento no vaso eu não sinto vontade de fazer xixi mas é como se eu estivesse fazendo
    Isso é normal??
    Posso marcar uma cesariana?

    ResponderExcluir
  107. To com umas pontadas na vagina, e muita dor na costa, fui no hospital, a enfermeira fez toque falou que eu ainda nao tenho dilataçao mas que o bebe ta se encaixando e ja to de 39 semanas e 4 dias . Queria muito ter normal, sera que corre risco de eu nao poder ter normal?
    E o bebe ja nao mexe mas tanto, to preocupada .

    ResponderExcluir
  108. Olá.. estou com 37 semanas e o meu médico de família não me mandou, nem vai mandar para a maternidade para as consultas semanais. Só me marcou uma consulta para ele para daqui a um mês. Diz que não preciso me mandar para a maternidade , nem ter consultas semanais. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  109. Olá, gostaria de tirar uma duvida, minha medica calcula as semanas pela ultrassom q eu estava com 12 semanas, mas essa é a única q dá duas semanas a menos q as outras inclusive com a data da menstruaçao e o exame beta hcg, ou seja na ultrassom que fiz com 30 semanas o meu bb estava com 2.222kl e 42 cm e deu 32 semanas, estou com medo de sentir contrações pois fiz cerclagem e quero parto cesárea. Você pode me dar sua opinião. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita. Não é possível fornecer parecer sem avaliação em consulta.
      Normalmente quando a data da menstruação é incompatível com o ultrassom, levamos em conta o ultrassom do primeiro trimestre. os exames do final da gestação não devem ser considerados para datar a gestação, pois o intervalo de erro é maior.
      Boa hora!
      Abraço
      Bárbara Murayama

      Excluir
  110. Queridas leitoras, obrigada pela visita! E infelizmente não consegui responder a todos os comentários em tempo hábil. Iamgino que todas já tiveram seus bebês e espero que estejam bem.
    Grande abraço!
    Bárbara Murayama

    ResponderExcluir
  111. Oi gostaria muito di tirar uma dúvida estou muito muito preocupada :'( não sei mais o que fazer estou gravida do 3 bebê estou di 41 semanas sinto le ccontrações dolorosas mais não di parto ainda faz duas semanas que estou dilatada di 2 cm não sei o pq tenho que espera ainda pra o nascimento do bebê :'( não tenho mais animo estou muito abatida tô sem esperança cansada inchada pesada não sei mais o que fazer :'( perdi o tampão já hoje com um pouco di sangue amanhã vou fazer mais um controlo pra saber como esta indo a gravidez queria
    tanto que o bebê nascesse já amanhã não vejo a hora di ver meu filho ..
    Não sei mais o que fazer pra ajuda a dilatação :-( ...
    PRECISO DI UM CONSELHO
    obg

    ResponderExcluir
  112. Oi, meu nome é Richele. Tenho 19 anos e estou completando 40 semanas hoje. A partir de agora, preciso procurar o meu médico para acompanhamento dia sim e dia não para verificar os batimentos cardíacos da minha filha? Estou com 1 cm de dilatação até agora é morro de medo de passar da hora. Não sinto nenhuma dor.

    ResponderExcluir
  113. ola Doutora estou gestante de 40 semanas e 1 dia...estou muito ansiosa porque não tenho nem um sinal da minha bebê nascer....está tudo normal comigo e com ela, não tem perigo esperar, pois quero ter parto normal.

    ResponderExcluir
  114. Oii, eu sou a Launa e estou gravida de 39 semanas e 2 dias, tenho 16 anos .. A data prevista para o parto era dia 12hj, mas nada Te agr quanto tempo devo esper ar para ir p hostital se eu nn sentir nada ?

    ResponderExcluir
  115. Bárbara, adorei seu post, e estou com uma dúvida cruel e sem.muito.auxílio de.minha. GO, estou na minha segunda gestação na primeira tive q fazer cesarea de urgência pois após dois dias de Contrações e dores não tive passagem. Nessa gestação eu tive TROMBOSE HEMORROIDARIA e pelo que pesquisei o parto normal pode agravar essa situação e agora estou com meu exame "do cotonete" que deu positivo o que significa que para um parto normal meu bb corre mais riscos. Decido a essas circunstâncias eu acho q o parto normal é enviavel e eu preciso q seja agendada uma cesarea já que eu já estou com 41 semanas mas minha GO se.nega a fazer isso. O que vc acha q ela está certa ou devo procurar outra GO? Agradeço desde já sua atenção

    ResponderExcluir
  116. Ola... Tenho 20 anos e sou mae de primeira viag, ja estou com 40 semanas e 4 dias e nenhum sinal consideravelnente de trabalho de parto(so poucas dores na lombar). Durante o pre natal Nao fui submeta a nenhum exame de toque. A ultima ultrassonografia feita a exatos 20 dias mostrou q esta tudo bem com meu bb. Gostaria de saber ate quando esperar pelo parto normal, confesso q ja estou anciosa e preocupada.

    ResponderExcluir
  117. ola,gostaria de saber se alguém pode me tirar uma duvida. estou com 39 semanas de gestação da minha 2ª filha e minha bebe esta em posição pélvica,a minha primeira foi parto cesáreo por opção,na gestação atual so tive acompanhamento da medica ate as 37 semanas pq é do sus e no posto onde faço ela teve que ser transferida para outro canto, em fim, quando estava com 38 semanas fui na maternidade,na triagem foi confirmada a posição pélvica da minha bebe, porem a medica mandou esperar mais não disse exato até quando, so falou que deveria esperar mais e que se continuasse assim seria cesário perguntei se era pra entrar em trabalho de parto ela simplesmente disse também.
    fico receosa pq sempre vejo comentários de que foram feitas cesarianas com 38 e 39 semanas. Alguém sabe dizer se é correto mesmo esperar mais do que 39 semanas????

    ResponderExcluir
  118. ola,gostaria de saber se alguém pode me tirar uma duvida. estou com 39 semanas de gestação da minha 2ª filha e minha bebe esta em posição pélvica,a minha primeira foi parto cesáreo por opção,na gestação atual so tive acompanhamento da medica ate as 37 semanas pq é do sus e no posto onde faço ela teve que ser transferida para outro canto, em fim, quando estava com 38 semanas fui na maternidade,na triagem foi confirmada a posição pélvica da minha bebe, porem a medica mandou esperar mais não disse exato até quando, so falou que deveria esperar mais e que se continuasse assim seria cesário perguntei se era pra entrar em trabalho de parto ela simplesmente disse também.
    fico receosa pq sempre vejo comentários de que foram feitas cesarianas com 38 e 39 semanas. Alguém sabe dizer se é correto mesmo esperar mais do que 39 semanas????

    ResponderExcluir
  119. ola,gostaria de saber se alguém pode me tirar uma duvida. estou com 39 semanas de gestação da minha 2ª filha e minha bebe esta em posição pélvica,a minha primeira foi parto cesáreo por opção,na gestação atual so tive acompanhamento da medica ate as 37 semanas pq é do sus e no posto onde faço ela teve que ser transferida para outro canto, em fim, quando estava com 38 semanas fui na maternidade,na triagem foi confirmada a posição pélvica da minha bebe, porem a medica mandou esperar mais não disse exato até quando, so falou que deveria esperar mais e que se continuasse assim seria cesário perguntei se era pra entrar em trabalho de parto ela simplesmente disse também.
    fico receosa pq sempre vejo comentários de que foram feitas cesarianas com 38 e 39 semanas. Alguém sabe dizer se é correto mesmo esperar mais do que 39 semanas????

    ResponderExcluir
  120. Oi meu nome e rwbeca tive uma filha aos 18 anos tive acompanhamento certo até os 9 meses começei a senti leve as contrações minha obstreta falou que eu tava com 2 de dilatação aí falou pra mim esperar depois voltei pediram pra voltar pra casa aí começei a perder uma água aí fui pró médico ele falou que faria uma cesárea só que eu não queria normal ele falou que não podia pois ela era grande nasceu com4160.00 mas não sei se era verdade pq ele fazia muita cesárea será que teria alguma possibilidade?

    ResponderExcluir
  121. Oi Barbara . Estou em duvida de quanto tempo esperar sentir algum sintomas pq o meu obstreta falou a data provavel do meu parto era dia 23 / 08 2015 . Eq podia esperar ate 42 semanas e a enfermeira falou q eu so completava 40 semanas no dia 26/ 08 . E ja estamos no dia 24/08. E nao estou sentindo muita coisa diferente . So minha barriga fica dura . Tenho tipo um escorrimento branco mais e bem pouco e sinto umas pontadas quando ando n muito forte . Ai na. Sei quanto tempo exatamente esperar pq ja tenho uma filha de 7. Anos e da gravidez dela depois das 40 semanas sentir dor com 4 dias depois so q dessa to com medo . De esperar pq ja li tanto na net a e muito arriscado esperar 42 semanas ... bjs . E abracos da Ana

    ResponderExcluir
  122. Oi Barbara . Estou em duvida de quanto tempo esperar sentir algum sintomas pq o meu obstreta falou a data provavel do meu parto era dia 23 / 08 2015 . Eq podia esperar ate 42 semanas e a enfermeira falou q eu so completava 40 semanas no dia 26/ 08 . E ja estamos no dia 24/08. E nao estou sentindo muita coisa diferente . So minha barriga fica dura . Tenho tipo um escorrimento branco mais e bem pouco e sinto umas pontadas quando ando n muito forte . Ai na. Sei quanto tempo exatamente esperar pq ja tenho uma filha de 7. Anos e da gravidez dela depois das 40 semanas sentir dor com 4 dias depois so q dessa to com medo . De esperar pq ja li tanto na net a e muito arriscado esperar 42 semanas ... bjs . E abracos da Ana

    ResponderExcluir
  123. Drª Barbara, bom dia. Sou o pai da Sara.
    a Sara teve a Ana, minha netinha no dia 23 de agosto de 2015, e ainda está reclamando dores no baixo ventre.
    Minha pergunta é se isso seria uma situação normal, pois hoje 09 de setembro, já se passaram 18 dias.
    O que deve ser feito nesse caso
    grato


    Jairo

    ResponderExcluir