terça-feira, 19 de julho de 2011

Histeroscopia, atraso menstrual e gravidez

Pessoal, 

Hoje o dia foi cheio de visitas ótimas!

A Vivi saiu daqui depois das 15h, mas valeu a pena! Estou com os cabelos de volta ao "normal", pré-maternidade. Aliás, Vivi, aguardo seu texto sobre o que pode ser feito durante a gestação, a visão da profissional dos cabelos!

Depois disso recebi a minha amiga e nutricionista, Débora Rosa, da Nutriterapia. Ela veio orientar-nos sobre a alimentação do baby, que agora já começou a tomar suquinhos e logo estará comendo papinhas. Claro, mas continuamos com o aleitamento materno! Aliás, não pretendo parar tão cedo!!Depois do primeiro mês em que doía, sangrava...agora simplesmente amo cada mamada.

Aprendemos demais! Obrigada Dé!

Depois, aula de Yôga, método De Rose, com a minha querida professora Mari. Estou fazendo aulas domiciliares para não atrapalhar as mamadas que ainda estão a cada 3 horas. E então, depois de recuperar a energia com a prática, resolvi responder a mais uma perguntinha antes de encerrar as atividades do dia.


"Fiz a histeroscopia dia 23/01/2011 estava tudo ok, porem dia 16/02/2011 fiz o teste e estou gravida minha ultima mestruação foi dia 24/12/2010 e possivel que eu ja estivesse gravida quando fiz o exame."


O exame de histeroscopia consiste na introdução de uma câmera dentro do útero, através da vagina para visualizar se há algum tipo de problema na cavidade uterina, como um pólipo ou um mioma por exemplo.

A melhor época para a realização do exame em mulheres que ainda não estão na menopausa, é logo após a menstruação por dois motivos: o endométrio(camada interna do útero) está bem fininha, porque descamou durante o fluxo menstrual e também porque assim, não há riscos da mulher estar grávida.

Mas neste caso, a mulher provavelmente já estava gestante, mas ainda não sabia e como ainda não havia atraso menstrual, não havia como saber. O risco teórico é de um aborto. Mas na prática, o risco parece ser muito baixo, de acordo com estudos. O importante é fazer o acompanhamento pré-natal normalmente e a qualquer sintoma de sangramento e /ou dor, comunicar imediatamente a sua obstetra.

Espero que esteja tudo bem!Se puder, dê notícias!

Abraços





66 comentários:

  1. Olá!!! Estava buscando no google sobre gravidez e histeroscopia e achei seu depoimento. Pois é...isso está acontecendo comigo...dia 19 de outubro fiz uma histeroscopia e não menstruei mais...ontem fiz o exame Beta HCG e descobri que estou grávida. E já estava na época do exame...pq o valor do meu exame de 22.825, amanhã farei uma ultra...mas estou super preocupada com o bebê....foi tudo bem com a sua gravidez mesmo tendo feito o exame? Beijoca Valesca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valesca, obrigada pela visita.
      A gravidez é uma contraindicação para a realização do exame de histeroscopia. Por isso preferimos realizar sempre que possível logo após a menstruação, assim temos mais chances da mulher não estar gestante. Mas quando acontece de a paciente não saber que estava grávida e realizar o exame, não há o que fazer. O risco de complicações é muito baixo. E o pré-natal segue normalmente. Siga as orientações do seu médico, faça os exames e se apresentar dor, sangramento ou qualquer sintoma que a deixe com dúvidas procure serviço médico. Espero ter ajudado.
      Abraços
      Bárbara Murayama

      Excluir
  2. Olá Dra!!!

    Fiz minha histeroscopia no dia 27/09/12, no oitavo dia do ciclo, não houve atraso, ciclo de 29 dias após a cirurgia. Eis a minha pergunta rs. Posso partir para os treinos, ou tenho q esperar o útero se recuperar da cirurgia?
    Abraço,
    Wanessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wanessa, obrigada pela visita. Não é possível fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.
      Só o médico que realizou seu procedimento poderá dizer quanto tempo é necessário de resguardo.
      Isso depende do tipo de cirurgia que foi feita, algumas cirurgias, como algumas retiradas de miomas, ou cirurgia para tirar aderências por exemplo, podem necessitar de controle com nova histeroscopia diagnóstica após 30 ou 60 dias.Outras cirurgias histeroscópicas, a paciente já está liberada para tentar engravidar no mês seguinte.
      Entre em contato com seu médico e esclareça essa dúvida com ele.
      Espero ter ajudado.
      Abraços
      Bárbara Murayama

      Excluir
  3. Ola Doutora Boa Tarde!
    Meu nome é Camila neves, eu fiz uma Pólipo endometrial - :: Videohisteroscopia retirei um polipo neste mês dia 8 no Hospital dos Servidores - Rio de Janeiro. este polipo tinha 4cm. Desde dos meus 13 anos eu soube que eu tinha polipo, eu soube pela transvaginal, e sabia que no futuro eu ia ter complicações pra eu engravidar. Mais hoje eu tenho um filho de 7 anos um molecão saúdadevel GRAÇAS A DEUS! duarante este tempo depois que eu tive o meu filho começei a sofre com a reações do poplipo, mestrução desregulada, aumento de peso, pelos no buço e hemorragia que duarava quase 1 mes para 15 dias... enfim..!
    Hoje eu estou em tratamento pra ter um orvario fertil e saúdavel e pra eu engravidar novamente, a doutor falou que eu tenho que perder 20 KG e ja estou nesta luta e pra depois eu começar a fazer o tramento de infertilização.
    Bom, eu vou retirar outro polipo pequeno só no dia 29 de janeiro e até chegar neste dia eu estou tomando anticoncepcional LEVEL estou tomando a primeira cartela será que que depois desta cartela eu mestruar normalmente? estou com medo de mestruar e ficar aquela hemorragia de e depois não passar depois que eu começar a tomar a segunda cartela.
    Esta é minha grande dúvida?? O meu sonho é ter um filho ou uma filha que venha saudável...
    Estou com 28 anos quase chegando aos trinta e quero chegar perfeitamente bem..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita. Não é possível fornecer nenhum tipo de parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.
      Então, sugiro que procure sua ginecologista para esclarecer essas dúvidas, só o médico que acompanha você, te examina, tem acesso aos seus exames é quem pode dar um parecer sobre seu caso específico. Boa sorte!

      O principal sintoma de pólipos endometriais, quando há sintomas, é o sangramento e o tratamento é a retirada dos pólipos. A melhor maneira é a histeroscopia.

      Grande abraço.

      Excluir
  4. ola dra.gostaria de tirar uma duvida com vc,no dia 18/12/12 eu fiz uma histerioscopia,ai veio pra mim no dia 23/12 por dois dias e parou foi uma mestruaçao diferente.e de la pra ca eu venho tento muito enjoos,dores no pe da barriga,nao consigo comer e nem sentir cheiro de comida.a possibilidade de eu estar gravida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Obrigada pela visita.
      Não é possível fornecer parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta.
      Mas se não estava se prevenindo corretamente o ideal é realizar um teste de gravidez. Imagino que a essa altura já tenha feito.
      Escreva contando, se puder!
      Abraços

      Excluir
  5. Dia 22/02 fiz uma curetagem, pois descobri que minha gravidez era sem embrião. Depois de 15 dias voltei a ter relação. Minha menstruação até hj nao desceu. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita. Sinto muito pela sua perda.

      Não é possível fornecer parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta.

      É preciso que passe em consulta com seu médico para uma avaliação imediata.

      Após uma curetagem, em geral, ocorre a menstruação após 1 mês. E é recomendado que evite relações nesse período e evite engravidar por pelo menos 4 a 6 meses, para que o organismo se recupere.

      Procure seu médico o quanto antes.

      Atenciosamente

      Bárbara Murayama

      Excluir
  6. Olá Dra! Gostaria de lhe perguntar...fiz uma histeroscopia cirúrgica 10 dias após minha menstruação para a retirada de um pólipo, como o recomendado. Embora a recomendação de repouso tenha sido de uma semana, sangrei bastante, tomei transamim por recomendação médica, e continuei sangrando. Desconfio que menstruei antecipadamente..o sangramento durou uns 10 dias. Meu ciclo é de trinta dias e faz 38 dias que fiz a histeroscopia e até o momento nada de menstruação vir! Isto é normal? Devo me preocupar? A possibilidade de eu estar grávida é mínima, devido ao pouco contato que tive com meu marido. Obrigada! Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana, obrigada pela visita.

      Não é possível fornecer parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta.

      Após uma histeroscopia a mulher pode ter um sangramento por 10 a 15 dias.

      Se a sua menstruação está atrasada e houve uma relação desprotegida, a primeira hipótese sempre é gestação.

      Procure atendimento médico o quanto antes para uma avaliação.

      Abraços

      Bárbara Murayama

      Excluir
  7. Olá Dra. Fiz ontem 09/04/2013 uma histeroscopia cirurgica, retirei um mioma submucuso de 20mm, sob anestisia raquiana, tenho retorno com a minha go que fez a cirurgia só no fim do mês. Tenho duas dúvidas:
    1)É normal sentir dores no local da anestisia?
    2)Já efetuei um protocolo de FIV em 26/03/2012, no qual a médica que me atendia suspeitou de um mioma, mas mesmo assim deu continuidade ao procedimento, a minha é a seguinte depois desta retirada do mioma submucoso conseguirei engravidar naturalmente ou terei que passar de novo tratamento IN Vitro? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulinha, obrigada pela visita

      Não é possível fornecer parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta.

      Suas dúvidas são muito específicas ao seu caso, então só sua médica poderá responder.

      Para a raqui o anestesista faz uma punção com uma agulha nas costas e isso pode ficar um pouco dolorido.

      Quanto a questão da FIV ou não, só sua médica, conhecendo seu caso, em posse dos seus exames, é que pode responder.

      Boa sorte!

      Fico à disposição caso queira ser avaliada por mim.

      Abraços

      Bárbara Murayama

      Excluir
  8. Olá doutora! Meu nome é Carol e tenho 25 anos. Bom, comecei a menstruar desde os 15 anos de idade. Minha menstruação sempre foi irregular. Passava de 3 a 6 meses sem vir, ou até mais, quando vinha, durava de 8 à 12 dias, às vezes até tinha desmaios. Quando eu consultava, os ginecologistas sempre diziam que quando eu completasse 18 anos, minha menstruação iria regular, mas isso não aconteceu. Em 2010, menstruei 4 vezes no ano; em 2011, menstruei apenas 2 vezes; em 2012 menstruei 3 vezes e até agora em 2013, menstruei 2 vezes. Em 2010, fiz um exame que deu que eu tinha cistos no ovário. Logo depois, em 2011, fiz outro exame, que deu que eu não tinha cisto nenhum no ovário. Agora em 2013, fazendo uns exames mais detalhados, descobri que tinha um pólipo endometrial. Fiquei desesperada, pois até então, desconhecia esses pólipos. Dia 16-05-2013, fiz minha histeroscopia, e estou aguardando o resultado da biópsia. Sou louca pra ser mãe! Eu e meu namorado sonhamos com isso! Gostaria de saber se depois da retirada desse pólipo, será mais fácil pra eu engravidar ou precisarei fazer o uso de anticoncepcionais? Quanto tempo precisarei ficar de resguardo?
    Beijão doutora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Carol, obrigada pela visita.

      Não é possível fornecer parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta.

      Os pólipos são tumores benignos que se formam dentro da cavidade do útero, local onde também o bebê crescerá na gestação. Então, eles podem ser um fator que atrapalha uma gestação. Após retirados por histeroscopia, em geral, o problema é resolvido. Mas é preciso avaliar se não há outros fatores que possam prejudicar.

      A menstruação é sinal de um ciclo que se completou, ou seja, sinal de que a mulher provavelmente ovulou normalmente aquele mês. Quando a mulher não está menstruando é preciso investigar a causa que pode ser desde uma gravidez até alterações hormonais sérias.

      Converse com seu ginecologista para esclarecer melhor suas dúvidas.

      Fico à disposição caso queira ser avaliada por mim.

      Abraços

      Bárbara Murayama

      Excluir
  9. ola dotora mim responda por favor fis fiv mais perdi o nenê com 7 semana agora fis histeroscopia sera que vai dar serto agora izadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Izadora, obrigada pela visita.

      Não é possível fornecer parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta.

      Sinto muito pela sua perda.

      A histeroscopia é um exame para avaliar a cavidade do útero.

      Mantenha o acompanhamento com seu médico, esclareça suas dúvidas. Só o médico que a acompanha tem condições de saber quais suas chances, baseado na sua história clínica e em seus exames.

      Boa sorte!

      Fico à disposição caso queira ser avaliada por mim.

      Abraços

      Bárbara Murayama

      Excluir
  10. Olá Dra. tenho 27 anos...Há 4 anos quero ser mãe e venho fazendo exames atrás de exames....fiz ultrasson intravaginal, histerossalpingografia e sempre suspeitam que tenho endometriose no ovário esquerdo...o ultimo ultrassom o resultado do exame saiu assim: ovário esquerdo com contornos regulares, medindo 3,6 x 3,1 x 1,9 cm, com volume de 11,1, (normal até 9,0 cm). Presença de duas imagens císticas de contornos regulares, com conteúdo hipoecogênico homogêneo, medindo 13 mm e 19 mm. Conclusão: Cisto com aspecto sugestivo de endometrioma no ovário.Na histerossalpingografia: com falha de enchimentos ao nível da porção proximal da cavidade uterina... aí troquei de médico e ele disse que NÃO tenho endometriose como todos os outros disseram.. quis fazer uma histeroscopia para ver essa falha de preenchimento... doeu muitoo...e ele disse que estava tudo fechado o caminho para a entrada do aparelho...não sei o que estava colando pq senti tanta dor q nem lembro oq ele me falou, só lembro que ele falou q ia ter q delatar pra poder ver, senti borbulhando e muiita cólica....quase desmaiei...ele disse que minhas trompas está limpinha que meu útero está normal...conclusão: fiz o exame no dia 12/06 ontem, não consegui marcar retorno com o médico q vai sair de férias semana q vem, e agora? Estou sangrando de leve...posso ter relação? pelo q ele disse ele abriu o caminho q passa os espermatozoides, então, será que tenho grandes chances de engravidar?? Detalhe: Veio minha menstruação dia 05/06 e é certinha a cada 30 dias, então logo estarei no dia fértil...será q posso treinar pra essa semana?? Nossa, estou sonhando com o dia que der positivo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita.

      Não se pode fornecer parecer médico sem avaliação médica completa em consulta.

      A senhora precisa de acompanhamento médico. É preciso que retorne com seu ginecologista ou procure outro para dar continuidade a sua investigação.

      Fico à disposição caso queira ser avaliada por mim em nossa clínica.

      Abraços.



      Excluir
  11. Olá Dra Barbara, fiz uma histeroscopia cirurgica a uma semana.Não tive sangramento por 6 dias;
    Hoje comecei o dia com sangramento, com coagulos e um pouco de colica.
    Isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita.

      Não se pode fornecer parecer médico sem avaliação médica completa em consulta.

      Em geral, após 1 semana - 10 dias, após uma cirurgia a paciente deve retornar em consulta médica para avaliação completa.

      Entre em contato com seu médico.

      Abraços.

      Excluir
  12. Ola, Dra. Me chamo Danielly, tenho 28 anos, gostaria de pergunta se o fato de não ter relação sexual frequentemente pode dificulta para engravidar ? normalmente não tenho muita relação com meu marido, com isso procuro sempre namora no periodo fertil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danielly, bom dia, obrigada pelo contato.

      Não é possível fornecer parecer médico sem avaliação da paciente em consulta.

      Um casal pode ficar grávido com apenas uma relação sem proteção. Mas, sim, quanto mais relações o casal tiver, mais chances terá de engravidar.

      Boa sorte!

      Grande abraço

      Bárbara Murayama

      Excluir
  13. Ola Doutora fiz uma histerioscopia cirúrgica dia 12/08...gostaria de saber quanto tempo tenho que esperar para tentar engravidar?..desde Ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sra. Maria, bom dia. Obrigada pelo contato.

      Não se pode fornecer parecer médico sem avaliação completa em consulta médica.

      Isso depende do procedimento realizado por histeroscopia. Mas, em geral, para procedimentos simples, como a retirada de pequenos pólipos, a mulher já pode tentar no próximo ciclo. Depois de já ter retornado com o seu médico para avaliação pós -cirúrgica. Essa avaliação geralmente acontece até 30 dias depois do procedimento.

      Mas só o seu médico pode liberá-la. Pois só ele sabe o que foi feito na cirurgia. Procure conversar com ele e esclarecer sua dúvida.

      E boa sorte!!

      Abraços

      Bárbara Murayama

      Excluir
  14. Bom dia Doutota, Fiz histeroscopia para retirar 3 polipos... A cirgurgia foi super tranquila e tive o repouso indicado de 8 dias e 21 sem atividade esporte, sexo e etc...A cirurgia foi 13/08 e dia 28/08 menstrue normalmente, só que após retomar as minha vida sexual comecei a sentir colicas tipo mestruação é normal???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leitora, obrigada pelo contato.

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      Pode ser normal, mas só seu médico que a operou poderá dizer ao certo. Só ele sabe como foi a cirurgia. Entre em contato com ele.

      Abraços

      Bárbara Murayama

      Excluir
  15. Olá Drª Barbara!!
    Menstruei no dia 22/08 e meu ciclo é de 28 dias certinho.....no dia 11/09 realizei uma cirurgia de retirada de pólipo. Não tive sangramento nenhum após cirurgia, estava aguardando minha menstruação para o dia 19/09 já que meu ciclo é regular de 28 dias. Não tomo nenhum tipo de anticoncepcional, é normal um atraso menstrual devido a cirurgia?
    Agradeço desde já pela atenção!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Solange, obrigada pelo contato.

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      Pode haver irregularidade menstrual após a cirurgia sim. Mas é preciso que esteja se prevenindo normalmente, pois a cirurgia não previne gravidez.

      Procure seu médico para maiores esclarecimentos. Só ele, que sabe como foi a cirurgia, poderá orientá-la corretamente.

      Abraços
      Bárbara Murayama

      Excluir
  16. Boa tarde Dra., meu nome é Vanusa, fiz um histeroscopia cirurgica para retirada de polipos dia 23/09 e gostaria de saber depois de quanto tempo posso voltar a ter relações sexuais, tenho retorno com meu médico dia 25/10

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanusa, obrigada pelo contato.

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      Eu costumo recomendar as minhas pacientes em torno de 7 dias. Mas essa orientação pode variar de médico para médico e principalmente de acordo com a evolução da cirurgia.

      Portanto, só seu médico pode dar essa orientação de maneira precisa. Entre em contato com ele.

      Abraços
      Bárbara Murayama

      Excluir
  17. Olá,meu nome é Thalita tenho 27anos,fiz a retirada de um pólipo endometrial,ele era muito pequeno pois o resultado deu pré maligno.
    Vou passar por outra cirurgia para saber se passou para o endometrio e útero,gostaria de saber quais sao as chances de nao dar nada,pois sonho em ter filhos e nao gostaria de ter q retirar mei utero.Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thalita, obrigada pelo contato. Sinto muito pelo seu caso.

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      Hoje, mesmo em caso de câncer de endométrio, a depender do tipo de tumor e do estágio que se encontra a doença, pode haver opções para tentar preservar a fertilidade da mulher. Existem casos, que isso realmente não é possível.
      Converse com seus médicos, deixe claro o seu desejo. O mais importante é preservar sua vida, mas se for possível também preservar sua fertilidade, com certeza será tentado.

      Boa sorte! Dê notícias!
      Abraços
      Bárbara Murayama

      Excluir
  18. Olá,Dra Barbara.
    Fiz uma retirada de um pólipo endometrial em agosto,que foi para biopsia e com resultado maligno,pois até hoje dia 14 de outubro minha menstruação não chegou,tive relação sexual duas vezes,será q posso estar gravida,estou muito preocupada de estar gravida com o resultado da biospsia.Se eu estiver o que pode acontecer,pois meu médico quer marcar outra cirurgia(retirar o endométrio)para levar pra biopsia,como o pólipo q foi retirado com o resultado maligno ele quer certeza que o endometrio e o útero não foi afetado.Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leitora, obrigada pelo contato. Sinto muito pelo seu caso.

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      A conduta está corretíssima, mas se há suspeita de gravidez é preciso fazer um teste para ter certeza e levar o quanto antes para seu médico para que ele avalie o que poderá ser feito.

      Abraços. Boa sorte! Dê notícias!
      Bárbara Murayama

      Excluir
  19. Doutora, fiz uma retirada de pólipo por histeroscopia e o medico liberou relação sexual normalmente. .Como no 3º dia meu pouco sangramento havia parado, tive relação, mas depois fiquei com medo. Pode ter algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Obrigada pela visita.

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      Em geral, a histeroscopia é uma cirurgia tranquila e se seu médico liberou é porque correu tudo bem. Fique tranquila. Se tiver algum sintoma diferente, entre em contato com ele.




      Boa sorte!

      Abraços
      Bárbara Murayama

      Excluir
  20. ola doutora realizei histeroscopia cirurgica dia 19/11/2013 e não sei quanto tempo posso ter relações sexuais estou com duvida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Obrigada pela visita.

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      Em geral, a histeroscopia é uma cirurgia tranquila. Não há um número de dias certo. Essa recomendação pode variar de médico para médico. Eu costumo recomendar, em torno de 7 a 10 dias, mas isso pode variar de acordo com o caso de cada mulher. Converse com seu médico.




      Boa sorte!

      Abraços
      Bárbara Murayama

      Excluir
  21. ola doutora
    fiz histeroscopia cirurgica dia 19/11/2013 retirada de um polipo de aprox de 1cm.gostaria.Fui informada que pode sangrar durante 15 dias um sangrameto leve isso esta ocorrendo não muito frequente .
    Somente entao apos esses dias que posso ter relação sexual
    grata e amei o seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lilian.Obrigada pela visita. Fico feliz que tenha gostado do blog

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      Em geral, a histeroscopia é uma cirurgia tranquila. Não há um número de dias certo. Essa recomendação pode variar de médico para médico. Eu costumo recomendar, em torno de 7 a 10 dias, mas isso pode variar de acordo com o caso de cada mulher. Converse com seu médico.




      Boa sorte!

      Abraços
      Bárbara Murayama

      Excluir
  22. Olá Dra.
    Foi avaliado um polipo de 3mm na ultrassonografia..
    No 8 Dias da minha menstruação regular de 28 dias fiz uma histeroscopia mais não foi encontrado mais nada, estava tudo ok comigo.
    Mesmo por não ter tido nenhuma retirada de polipo.. E nenhum sangramento tive, somente uma borrinha rosada.
    Posso começar a tentar engravidar no mesmo dia? Obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Obrigada pela visita.

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      Em geral, a histeroscopia é um exame tranquila. Não há um número de dias certo. Essa recomendação pode variar de médico para médico. Eu costumo recomendar, em torno de 5 a 7 para iniciar tentativas, mas isso pode variar de acordo com o caso de cada mulher. Converse com seu médico.




      Boa sorte!

      Abraços
      Bárbara Murayama

      Excluir
  23. Ola Dr.Barbara Murayama tenho 25 anos e estou agora tentendo engravidar.Minha última regra foi dia 23/10/2013 então fiz uma video-esteroscopia no dia 08/11/2013 doeu um pouco e sangrei durante um 4 dias mas pouquinho.Minha regra deveria ter vindo dia 23/11/2013 e até hoje 02/12/2013 não veio.É normal o atraso após esse exame? O que devo fazer?
    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Obrigada pela visita.

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      Esse exame não costuma ter relação com atraso menstrual. Procure seu médico, faça um teste de gestação.


      Boa sorte!

      Abraços
      Bárbara Murayama

      Excluir
  24. Olá Dra.Barbara!

    Meu nome é Katia, fiz retirada de um pólipo endometrial bem pequeno, cerca de 5mm, eu tento engravidar há 4 anos, será que após a retirada do pólipo minhas chances de engravidar aumentam? um pólipo deste tamanho pode se impeditivo de engravidar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita.

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem consulta médica completa.

      Mas um pólipo pode sim atrapalhar uma mulher de engravidar. Mas é preciso investigar outras causas também. Converse melhor com seu ginecologista e boa sorte!

      Abraços

      Excluir
  25. Olá Dra.! Fiz histeroscopia diagnostica dia 11/12, onde confirmou que tenho mioma, tive um pouco de sangramento em seguida, mas logo parou. Só que no dia 14/12 comecei a ter cólicas e hemorragia como se fosse menstruação. Mas acontece que não menstruo a mais de um ano e o ginecologista me aconselhou a emendar a cartela de pilula este mês já que não menstruo... Este sangramento pode ser efeito do exame, por ele ter mexido no mioma e no útero, pois eu continuo tomando pílula???Grata!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita.

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem consulta médica completa.

      O sangramento pode ser efeito do exame sim. Quanto a medicação, somente seu médico pode dizer se deve parar ou continuar.

      Boa sorte!
      Abraços

      Excluir
  26. Oi. Dra fiz uma histeroscopia cirurgica dia 14/12/13 , gostaria de saber se te alguma restrição de alimento q devo comer!obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem consulta médica completa.

      Não há restrições alimentares, a não ser no período de algumas horas após o procedimento para recuperação da anestesia.

      Abraços

      Excluir
  27. Olá Dra, Fiz uma histeroscopia no dia 12/12/13, internei às 12:00 e tive alta às 21:00.No dia seguinte um leve sangramento, no outro nada, do 3º ao 6º dia um sútil sangramento nada a preocupar, mas no 7º e 8º dia aumentou e começo a ficar assustada, meu ciclo é de 25 dias com a tendência de ficar mestruada no dia 25/12/13, no 8º dia que é no dia 20/12/2013 aumentou o sangramento, será que antecipou a mestruação ou são complicações mesmo. Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita.

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem consulta médica completa.

      A histeroscopia pode provocar sangramento irregular por um período. Mas é preciso saber o que foi feito, se houve alguma dificuldade em sua cirurgia para falar em complicações. Converse com seu médico para esclarecer essa dúvida.

      Abraços

      Excluir
  28. Mônica 30 de Dezembro de 2013 8:14
    Olá Dra Barabara! Tenho 45 anos, fiz a retirada de um pólipo endometrial no dia 22 de dezembro de 2013. Minha última mentruação foi no dia 4 de novembro, apesar de que dois dias antes da retirada do pólipo, tive um pequeno sangramento, era muito pouco, por isso resolvi nem falar nada pra Dra com medo dela não realizar o exame, estava ainda na espera para entrar na sala de cirurgia, quando senti mais uma gotinha de sangue, corri para me limpar, realizei a cirurgia, após a cirurgia sangrei em quantidade maior durante uns 8 dias, porém a minha menstruação que estava prevista para 4 de dezembro ainda não apareceu...Fiz um teste de farmácia que deu negativo...Será que devo fazer o exame de sangue?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita.

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem consulta médica completa.

      A histeroscopia pode provocar sangramento irregular por um período. Ao que parece você menstruou ao redor da sua cirurgia, logo não haveria atraso. Mas só após uma consulta e avaliação completa para saber o que fazer agora.

      Procure sua médica.

      Abraços

      Excluir
  29. Dr. por favor estou com uma dúvida, estou tentando engravidar a 4 anos já fiz todos os exames e está tudo normal comigo e com o meu marido, nesse período fiquei grávida uma vez mais perdi com 7 semanas não foi visualizado o embrião, por ultimo tentei fazer uma histeroscopia diagnostica mais não consegui e o resultado foi estenose do orifício interno, é possível que isto esteja impedindo de engravidar, se eu fizer a histeroscopia cirúrgica para aumentar este orifício, aumenta as chances de eu conseguir a tão sonhada gravidez, qual a sua opinião?

    ResponderExcluir
  30. Olá Dr. boa noite! Me chamo Swellen,tive um aborto retido, e fiz uma videohisteroscopia cirúrgica com AMIU no dia 17/12/13 e tive um sangramento algumas horas depois do procedimento, e saiu dois coágulos e depois o sangramento cessou, mantive repouso e não utilizei nenhuma medicação, o médico não passou nem repouso e nem a medicação, disse que estava tudo bem, porém no dia 21/12/13 na madrugada não aguentava de dor, e assim que amanheceu meu medico me mandou ir na clinica pra refazer o procedimento, e ai refiz no dia 21 e ele me disse estar com coágulos, e retirou, não senti mais dor, porem tomei algumas medicações para dor, para bactéria, pois estava com gadnerella, e um anti-inflamatório, depois do 2º procedimento não tive nenhum sangramento, e até hoje não veio, e nem tenho sentido nenhum sintoma. Você poderia me dizer qual a sua opinião para isso? Tenho consulta marcada com GO dia 05/02, e pedirei novos exames.

    ResponderExcluir
  31. Olá, Dra. Tive um aborto após seis semanas de gestação e não precisei de curetagem. Após o episódio, fiz uma ultra transvaginal e uma ressónância e deu tudo normal. Para se certificar que está tudo bem, minha médica pediu tb uma videohisteroscopia, que foi marcada numa data em que vou estar entrando no meu período fértil. É possível que eu consiga engravidar logo após o exame? Pq eu li que pode ocorrer sangramentos após... Obrigada!

    ResponderExcluir
  32. fiz uma histeroscopia cirurgica dia 28/01/2014. qt tempo devo ficar de repouso? e quando posso retornar ao trabalho?

    ResponderExcluir
  33. Olá Dra. tudo bem? Fiz minha histeroscopia para retirada de um pólipo de 2,7 cm, de lá para cá já tive duas menstruações, mas notei que não estou ovulando, estou sem muco e a Tb basal só aumentou 3mm, será que esta cirurgia prejudica a ovulação? ass. Evelin

    ResponderExcluir
  34. Olá Dr. Bom meu nome é gessica, tenho 24 anos .
    Fiz uma histeroscopia cirúrgica no dia 20/01 . Perdi meu filho com 10 semanas. Queria muito saber quanto tempo depois vou poder engravidar de novo ? Já ouvi falar que é de 4 a 6 meses ?.?? E se acontecer antes? Ah riscos de perder novamente, pelo fato do útero está se recuperando ?.
    Desde já grata ! Beijos aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
  35. Olá preciso de ajuda perdi meu BB a 4 meses não menstruei ainda e normal ou tem alguma coisa errada??? Já fiz até um teste de farmácia mais deu negativo .

    ResponderExcluir
  36. ola sou a kati fis uma histeroscopia no dia quatro de fevereiro e ate agora ainda não veio aa mesturacao possso tar grvida a cinco anos q ando a tentar obrigada bj

    ResponderExcluir
  37. Olá fiz uma US em 25/01/14 e em 15/03/14 uma histeroscopia diagnostica q apresentou mts varises pélvicas pois sinto mt dor durante a relação e cólicas fora do período e era pra menstruar no dia 17/03/14 mas não veio. Se eu estivesse grávida conseguiria ver neste exame.

    ResponderExcluir
  38. Boa noite Dra, gostaria de tirar uma dúvida, tive uma gestação ectopica e dia 26/03 fiz a cirurgia para retirada da trompa esquerda por vídeo.No dia seguinte menstruei, durante 3dias como normalmente é meu ciclo. Minha GO pediu pra eu esperar a próxima menstruação para iniciar o anticoncepcional, só que ainda não veio. Devo me preocupar, já que mantive relação com meu esposo? Obrigado

    ResponderExcluir