Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Deixar o sedentarismo em 2014

Pessoal, feliz ano novo atrasadíssimo!!

Infelizmente não tenho conseguido alimentar o blog como gostaria. Sinto falta da troca que acontece por aqui. mas a falta de tempo tem bons motivos, então não vou reclamar.

Este ano mudaremos de casa, o consultório vai se mudar, estamos caprichando!! Mas fase de mudança é sempre complicada.

Por tudo isso, não tenho conseguido responder aos comentários do blog. Espero que compreendam e assim que possível, quero voltar a responder e escrever mais.

E por falar em mudanças tenho me preocupado muito com o sedentarismo das  minhas pacientes e das pessoas em geral.

Quem me conhece sabe que adoro praticar esportes. Atualmente eu corro e pratico Ioga. E super pego no pé da mulherada que se consulta comigo para que pratiquem alguma atividade física e se alimentem melhor.

Isso porque o sobrepeso, a obesidade que vem com o sedentarismo e a alimentação desregrada traz diversos problemas ginecológicos. Entre eles a irregularidade menstrual, aumento dos pêlos. Esses sinais me lembram da síndrome dos ovários policísticos que juntam tudo isso e podem causar infertilidade. Só a perda de peso, pode já ajudar a mulher a ovular de novo.

Também a incontinência urinária, sabemos que mulheres obesas pioram da perda e só de emagrecerem podem melhorar parcialmente e quando, ainda assim, precisam operar, os resultados cirúrgicos são infinitamente melhores em mulheres magras.

Qualquer dia escrevo um post só sobre doenças ginecológicas relacionadas a obesidade...

Sei que é super difícil encaixar atividade física em nossa rotina de trabalho, trânsito, filhos, marido, estudos, casa, etc. Mas eu costumo dizer que se não nos cuidarmos, não teremos saúde para cuidar de tudo isso.

Eu, por exemplo, sempre tenho no carro uma mochila com roupa de corrida e ioga.
Esta semana mesmo, tinha quatro cirurgias pela manhã e uma foi cancelado. Não tive dúvidas, dirigi para o parque mais próximo, me troquei no carro mesmo e fui correr, depois um banho rápido em casa e de volta para uma tarde de consultório cheio. Gastei 1h e 10 min com essa pequena maratona, mas ganhei muita endorfina para continuar o dia.

Mudança de hábito é das tarefas mais difíceis. Gostamos de estar em nossa zona de conforto. Porém é preciso sair da inércia e dar o primeiro passo. Sempre vai haver sacrifício, mas tenham certeza que vale a pena!! Mulheres são muito criativas, pense como seria possível para você e comece hoje por impulso, amanhã continue por ser teimosa e depois pelos motivos que quiser....

Acordar um pouco mais cedo para pular corda, deixar o tênis no carro para subir de escada na volta do trabalho,  não importa se tem muito tempo ou não, pequenas atitudes que podem trazer alguns anos de vida saudável para você. E se tem filhos, incentive-os a praticar esportes. Pratique junto. Jogue bola, pedale, patine, dance, empurre o carrinho com ritmo....

E nem vou falar muito sobre alimentação saudável, mas quem pratica esporte sabe que quando começamos a nos exercitar, em geral, sentimos a necessidade de nos alimentar melhor.



Então, para 2015, é esse meu desejo para todas nós: que tenhamos persistência e coragem de praticar esportes e levar uma vida mais saudável!!