Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Medicina tradicional chinesa, gestação e crescimento

As atividades físicas, para mim, sempre foram uma forma de equilibrar meu corpo e mente, e há alguns anos também fiz da acupuntura e da prática de ioga ferramentas para este objetivo. Por conta do repouso que estou tendo que cumprir, as sessões de acupuntura têm sido fundamentais. Segue um texto escrito por um grande amigo e meu médico acupunturista, dr. Henrique Sidi, que dá uma introdução à medicina chinesa. Aproveitem!


 

Medicina tradicional chinesa, gestação e crescimento

A medicina tradicional chinesa provém da observação da natureza e dos fenômenos que nela ocorrem e que se reproduzem na fisiologia do corpo humano. Assim, o processo que gera a vida humana, a fecundação das duas células chamadas gametas, formará um embrião, que sobreviverá à custa da energia materna e que com ela formará seu corpo físico e mental.

Entretanto, apesar de indispensável, uma alimentação correta e regrada não basta. É muito importante que a gestante esteja com as emoções equilibradas e os órgãos em plena função para gerar uma criança saudável. A energia materna é proveniente da respiração, alimentação e energia mental da gestante.

Quando começa a respirar, a criança irá adquirir, dependendo do alimento consumido e sua integração com a respiração, uma maior ou menor vitalidade e resistência às agressões físicas e psíquicas que irá sofrer do meio externo. Isso porque, como parte integrante da natureza, nosso organismo está preparado para se adaptar perfeitamente às modificações normais do nosso ambiente (alterações climáticas próprias das estações). Porém, as mudanças bruscas, intensas, emoções reprimidas, fadigas, lesam nossos órgãos, instalando o desequilíbrio energético e subsequente indução do processo de adoecimento.

Como o ser humano é onívoro, significa que o tubo digestivo é estruturado para receber os dois tipos de alimento, tanto de origem vegetal quanto animal, de forma a harmonizar as necessidades do corpo humano.  E a diversificação é fundamental, pois a falta ou o excesso de algum alimento pode causar desarmonias energéticas e, depois, doenças.

Uma vez ingerido o alimento, a atividade muscular é a melhor forma de circular a energia adquirida pelo corpo. Uma das mais simples e melhores formas é caminhar.

A medicina tradicional chinesa tem como principais recursos a orientação alimentar apropriada a cada indivíduo. O tui-ná (técnica de massagem chinesa), a acupuntura, método terapêutico que restaura e mantém a saúde através da estimulação de determinados pontos do corpo com agulhas, as ervas medicinais e a moxaterapia, aquecimento dos pontos de acupuntura através da queima de ervas medicinais.

Não são somente as gestantes se beneficiam dos métodos terapêuticos chineses, sendo aplicados com igual eficiência no controle e tratamento das dores de cabeça, cólicas, fadiga, nervosismo, dores lombares, tensão pré-menstrual e outros sintomas associados ao ciclo, infecções urinárias de repetição e outras patologias, além das outras patologias estudadas nas diversas especialidades médicas.

Dr Henrique Sidi, médico acupunturista, Unifesp
Center AO

Nenhum comentário:

Postar um comentário