Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Atividade física na gestação: o que pode e o que não pode


Este tema é recorrente durante as consultas de pré-natal. As gravidinhas sempre me perguntam o que podem e o que não podem fazer. Afinal, todas nós queremos nos manter bonitas e saudáveis durante os nove meses e, depois, recuperar o corpo o mais rapidamente possível.

Nós, gestantes, podemos e devemos praticar atividades físicas durante a gravidez. Mas é sempre necessário conversar com a obstetra, logo no início do pré-natal, para saber se há alguma restrição. Para as futuras mamães que já praticavam alguma atividade física, em geral, esta pode ser mantida, de acordo com a tolerância pessoal de cada uma. Se não praticava nada, a mulher deve dar preferência a atividades mais leves, como caminhada ou hidroginástica, além de práticas como pilates e ioga. Mas, é bom frisar, devem-se evitar atividades de impacto, como corridas, e esportes de contato, como lutas e futebol.

Eu, por exemplo, praticava corrida três a quatro vezes por semana e ioga duas vezes, antes da gestação. Logo que descobri que estava grávida, preferi trocar as corridas por caminhadas e natação e mantive as práticas de ioga, até ter que suspender tudo por conta da ameaça de trabalho de parto prematuro – o que me obrigou a ter que fazer um pouco de repouso.

Além das atividades físicas, uma alimentação saudável é essencial para manter o ganho de peso controlado durante a gestação, evitando também doenças como diabetes e pressão alta. Nós, obstetras, podemos orientar a gestante quanto à dieta e, se julgarmos necessário, a encaminhamos para um acompanhamento com nutricionista. Não abusar de doces, massas e frituras já é um bom começo!

No próximo post, eu falo sobre atividades físicas no pós-parto.

2 comentários:

  1. Oi Barbara! Estou gestante de poucas semanas, na verdade ainda não sei bem qtas pois descobri a 1 semana q estou grávida. Minha médica me proibiu de QUALQUER ATIVIDADE FÍSICA, mesmo eu dizendo que sempre fui muito ativa na academia com musculação, jump, bike, step, além de correr sempre q possível. Agora me encontro de mãos atadas, pois não estou doente, estou grávida e sempre leio que devemos nos exercitar tomando cuidado com a carga e intensidade excessiva. A verdade é que queria poder fazer bike ergometrica com tranquilidade, trotes leves na esteira a 7km por hora, aula de zumba sem intensidade e musculação com acompanhamento e baixando bem os pesinhos.
    Isso é possível? Como lidar com minha médica que é movido as antigas? Não quero ser colocada numa redoma de vidro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita!!! Não é possível fornecer nenhum parecer médico sem avaliação da mulher em consulta, ok?

      Sugiro que converse com sua médica novamente. E proponha passar com um médico do esporte, para uma avaliação em consulta. Se uma gestante não está com complicações que necessitem repouso, a atividade física é super recomendada para prevenir diversos problemas, inclusive para manter o bem estar!


      Estou à disposição caso queira se consultar comigo.
      Gergin Ginecologia 11.20622230
      clinicagergin@gmail.com
      instagram: @barbara.murayama
      facebook: Gergin Ginecologia

      Excluir